Discurso durante a 147ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Defesa da inclusão do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como uma das sete maravilhas naturais do mundo.

Autor
Edison Lobão (DEM - Democratas/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Defesa da inclusão do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como uma das sete maravilhas naturais do mundo.
Publicação
Publicação no DSF de 01/09/2007 - Página 29804
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, PARQUE NACIONAL DOS LENÇOIS MARANHENSES, CONCURSO, AMBITO INTERNACIONAL, ELEIÇÃO, PATRIMONIO, MEIO AMBIENTE, MUNDO, REGISTRO, REALIZAÇÃO, PERIODICO, EPOCA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), VOTAÇÃO, INTERNET, ESCOLHA, OPÇÃO, REPRESENTAÇÃO, RECURSOS NATURAIS, BRASIL.
  • REGISTRO, ATUAÇÃO, ORADOR, PERIODO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO MARANHÃO (MA), RECONHECIMENTO, IMPORTANCIA, PRESERVAÇÃO, MANUTENÇÃO, PARQUE NACIONAL DOS LENÇOIS MARANHENSES, ELOGIO, EMPENHO, ROSEANA SARNEY, SENADOR, EX GOVERNADOR, CONTINUAÇÃO, ATIVIDADE, PROTEÇÃO, RECURSOS NATURAIS, REGIÃO.
  • IMPORTANCIA, ELEIÇÃO, PARQUE NACIONAL DOS LENÇOIS MARANHENSES, FAVORECIMENTO, TURISMO, ESTADO DO MARANHÃO (MA), NECESSIDADE, APROVEITAMENTO, RECURSOS NATURAIS, PAIS, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, CRIAÇÃO, EMPREGO, CONSCIENTIZAÇÃO, SOCIEDADE, GARANTIA, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, REGISTRO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, DISTRITO FEDERAL (DF), ELOGIO, REGIÃO.
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, ORADOR, QUALIDADE, RELATOR, PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR (PLP), CRIAÇÃO, SISTEMA NACIONAL, UNIDADE, CONSERVAÇÃO, NATUREZA, RESULTADO, LEGISLAÇÃO, REGULAMENTAÇÃO, NORMAS, EXPANSÃO, AREA ECOLOGICA.
  • REGISTRO, PARECER, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), DETALHAMENTO, BIODIVERSIDADE, PARQUE NACIONAL, ESTADO DO MARANHÃO (MA).

            O SR. EDISON LOBÃO (DEM - MA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, desde logo agradeço, sensibilizado, as homenagens de V. Exª e os encômios seguramente imerecidos, mas sinceros.

            Fala V. Exª sobre a sabedoria, e isso me faz lembrar uma expressão política e histórica deste País proferida por Milton Campos, que foi Governador de Minas Gerais e Senador da República. Ele nos dizia que o técnico é o dono do saber, e o político, o detentor da sabedoria.

            Sr. Presidente, nesta manhã, falaram sobre os seus Estados os Senadores Geraldo Mesquita, Adelmir Santana e V. Exª e quero eu também fazê-lo em relação ao meu. Nós somos eleitos Senadores para legislar para o País, mas não estamos impedidos, ao contrário, de nos interessarmos pelos nossos Estados. É o que faço nesta manhã.

            Quero falar sobre uma das belezas naturais do meu Estado, tão exuberante ela quanto o que há de mais belo em qualquer parte do mundo. E desta tribuna já me referi, mais de uma vez ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Trata-se, na verdade, de um dos mais fascinantes espetáculos oferecidos ao ser humano pela mãe-natureza: 155 mil hectares de areias brancas que compõem dunas de até 40 metros de altura, que se movimentam ao vento como o balançar de um lençol gigante. E nesse maior campo de dunas costeiras das Américas, multiplicam-se espaçadamente as centenas de lagoas de água doce e cristalina formadas no período chuvoso.

            Não é de surpreender, portanto, o encantamento com que os Lençóis Maranhenses seduzem os que vão conhecer esse parque criado em 2 de junho de 1981.

            Até o período em que governei o Estado do Maranhão, o turismo nacional brasileiro, e mesmo o regional, praticamente desconheciam a importância ecológica e turística dos Lençóis Maranhenses. No meu Governo, damos a ele a importância que havia de ser dada e, no governo seguinte, da minha amiga e querida Senadora Roseana Sarney, essa ação foi também ampliada, prosseguida e consolidada.

            Fernando César Mesquita, então meu Secretário de Turismo, que vinha da Presidência do Ibama, especialista em meio ambiente, foi o operador que indiquei para dar divulgação nacional e internacional a esse, à época ignorado, presente da natureza. Com o integral apoio do Governador, semanalmente levava agentes de turismo e jornalistas às dunas que se tornaram famosas. Numa dessas aventuras, conduziu até lá o Presidente do Bid, Enrique Iglesias, em pessoa.

            Essas visitas e a divulgação interna e externa que se seguiram transformaram-se em absoluto sucesso, dando origem às avalanches de turistas que passaram a procurar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

            Parece-me bastante oportuno hoje registrar o fato de o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses constituir-se num dos mais destacados do Concurso Internacional Sete Maravilhas Naturais do Mundo, da Fundação New Seven Wonders. Essa Fundação foi a que também organizou, com grande êxito, a eleição das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno, o qual, despertando o interesse de milhares de brasileiros e estrangeiros, teve o monumento Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com um dos vencedores. A nova votação para selecionar os sete monumentos naturais do Planeta se estenderá até o dia 8 de julho de 2008.

            Quanto aos Lençóis Maranhenses, a mobilização no Brasil aconteceu recentemente, com o objetivo de fortalecer a participação no concurso mundial. A idéia dos organizadores foi inscrever apenas uma maravilha que sintetizasse toda a beleza da paisagem natural do País. Nesse sentido, foram oferecidos para a escolha dos brasileiros, em votação pela Internet, além do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - vencedor da enquête, com 30% dos votos -, as Cataratas do Iguaçu, a Floresta Amazônica, o arquipélago de Fernando de Noronha, a Gruta do Lago Azul (em Bonito/ MS), a Chapada Diamantina e o Pantanal. A votação dessa seletiva nacional foi por intermédio da revista Época on-line, no período de 28 de julho a 02 de agosto, da qual participaram 4.040 pessoas.

            A inclusão do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como uma das sete maravilhas naturais do mundo, possibilidade na qual eu acredito pela justeza da escolha, será um fato muito importante para o Brasil e toda a humanidade e, em especial, para o meu querido Estado do Maranhão.

            Na verdade, é imprescindível que incentivemos o turismo em nosso País, quer investindo na divulgação de nossas belezas naturais, quer na infra-estrutura para receber os turistas com segurança, bons hotéis, estradas e informações.

            O ecoturismo é uma atividade ambientalmente limpa e sustentável de desenvolvimento econômico e social. Não gera poluição, amplia divisas, multiplica empregos e cria consciência ecológica na população e no empresariado. Tal turismo no Brasil contribui para a preservação da nossa rica biodiversidade e dos aspectos físicos da geografia nacional, tais como rios, nascentes, praias, florestas, campos e solo.

            Aqui no Senado Federal tive a oportunidade de relatar o projeto de lei complementar que regulamentou dispositivos constitucionais para instituir o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Tal projeto gerou a Lei 9.985, que, desde então, regula a criação, a administração e as normas legais para eventuais expansões de unidades de conservação em nosso País, como os parques nacionais, as reservas biológicas, as florestas nacionais e as áreas de proteção ambientais.

            Os parques nacionais, interagindo com a natureza, são áreas de grande beleza cênica e importância ecológica, especialmente protegidos por lei, e têm como objetivo principal a conservação dos ecossistemas naturais, embora neles sejam permitidas atividades de pesquisa científica, educação ambiental e ecoturismo.

            Os Lençóis Maranhenses, Sr. Presidente e Srªs. e Srs. Senadores, além de seu inexcedível cenário, apresentam áreas de restinga onde se concentra biodiversidade - manguezais e uma faixa marinho costeira com cerca de 70 km de extensão e praia de um quilômetro adentrando o mar.

            No local, como relata o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), existem muitas espécies de plantas e endêmicas como a tartaruga-pininga. Ali há uma grande diversidade de répteis e anfíbios além de aves, destacando-se as migratórias e pássaros como tetéu, garça, marrecas-de-asa-azul, paturi, gaivotas e tantas outras.

            Sr. Presidente, foi bastante feliz a revista Folha do Meio Ambiente, prestigiosa publicação editada aqui em Brasília, quando destaca, em sua edição de agosto passado, com o título “Lugar de ver Deus”, a reportagem sobre a disputa do nosso querido Parque Nacional maranhense ao título das sete maravilhas naturais do Mundo. Tal concurso, por certo, estimulará ainda mais o desejo de que todo o Brasil se movimente para conhecer e usufruir essa bela parte da nossa terra, situada no Maranhão, inserida como uma das sete maravilhas naturais de todo o Mundo.

            Eu me orgulho do meu Estado, do meu povo e das belezas naturais que tanto ornamentam a nossa paisagem.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/09/2007 - Página 29804