Discurso durante a 154ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do recebimento da visita dos integrantes da Frente Nacional da Nova Geração, colegiado de líderes de movimentos estudantis e comunitários, preocupados com a prorrogação da CPMF. (como Líder)

Autor
Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRIBUTOS.:
  • Registro do recebimento da visita dos integrantes da Frente Nacional da Nova Geração, colegiado de líderes de movimentos estudantis e comunitários, preocupados com a prorrogação da CPMF. (como Líder)
Aparteantes
Mário Couto.
Publicação
Publicação no DSF de 12/09/2007 - Página 30937
Assunto
Outros > TRIBUTOS.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, MUNICIPIOS, ESTADO DE RONDONIA (RO), REALIZAÇÃO, FESTA, AGROPECUARIA.
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, ORGANIZAÇÃO, JUVENTUDE, PARTICIPANTE, MOVIMENTO ESTUDANTIL, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), OBJETIVO, ENTREGA, RELAÇÃO, ASSINATURA, CONTESTAÇÃO, PRORROGAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF), DESTINAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, ANUNCIO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, MOBILIZAÇÃO, SOCIEDADE, NECESSIDADE, GOVERNO FEDERAL, OPOSIÇÃO, DEBATE, DIVERGENCIA, PRAZO, CONTRIBUIÇÃO.
  • REGISTRO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, SOLICITAÇÃO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, PARTICIPAÇÃO, PRESIDENTE, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), FEDERAÇÃO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (FIESP), DEBATE, SITUAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF).
  • SOLICITAÇÃO, MARCONI PERILLO, SENADOR, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA, DEBATE, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF).

            O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela Liderança do PR. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, antes de iniciar meu pronunciamento, gostaria de agradecer ao povo do meu Estado de Rondônia. Neste final de semana, percorremos o Estado, e, em alguns Municípios, estava sendo comemorada a festa agropecuária. Cumprimento a população de Nova Mamoré pelo festejo do aniversário, pela grande festa ocorrida no Município. Não foi diferente no Município de Ouro Preto do Oeste, que fica praticamente na metade do caminho para a nossa capital, na BR-364. Cumprimento também o Município de Castanheiras, pela sua festa, pelo seu aniversário, e o Município de Pimenta Bueno, que realizou uma grande festa do agronegócio.

            Faço, entretanto, um registro especial do evento ocorrido no Município de Rolim de Moura, que praticamente é a nossa casa, a nossa terra, a nossa origem, de um povo que nos deu a oportunidade e o direito de, como Deputado Federal por três mandatos e Senador da República, representar o Estado de Rondônia. Lá foi feita uma grande festa. E gostaria de destacar, Sr. Presidente, a parceria da população, da sociedade, dos empresários, dos comerciantes, dos professores, dos profissionais liberais, enfim, de todos os grupos de voluntariados que trabalharam em prol das crianças excepcionais do Centro Educacional de Rolim de Moura.

            Mas, Sr. Presidente, eu gostaria de registrar que recebemos hoje, para uma reunião e, em seguida, um almoço, os integrantes da Frente Nacional da Nova Geração, coordenada pelo companheiro André Skaf. Participaram 15 jovens de 14 Estados brasileiros.

            A Frente Nacional da Nova Geração é um colegiado de líderes de movimentos estudantis, de jovens empresários, de líderes comunitários, das áreas financeira e comercial e de algumas ONGs. Vieram aqui, acima de tudo, para falar da sua preocupação com a prorrogação da CPMF, matéria que deverá ser discutida no Senado quando esse projeto vier da Câmara dos Deputados.

            Temos a mesma preocupação dessa juventude.Orgulha-me muito ver esses jovens envolvidos com a política do País, preocupados com os temas que o Congresso está discutindo. Trouxemos essa preocupação há uns quinze, vinte dias para a tribuna do Senado, no sentido de que o Governo deveria abrir um diálogo com a Oposição nesta Casa para que se pudesse buscar o entendimento quanto à votação da CPMF, haja vista que tanto a sociedade quanto a Oposição e o próprio Governo, todos querem o fim da CPMF, todos entendem que a CPMF deve ser estancada. Contudo, uns entendem que deve ser no final do ano, em dezembro; outros entendem que deve ser prorrogada até 2011, e a sociedade - pelo menos tenho recebido e-mails do Brasil inteiro - pede o fim da CPMF.

            E não foi diferente hoje nesse almoço, onde a juventude do Brasil, preocupada com os rumos da política brasileira, pediu o nosso engajamento nessa árdua luta para interromper esse que é mais um imposto criado para salvar a saúde, que tinha prazo para ser extinto e que, infelizmente, apesar do “p”, de provisório, está se tornando definitivo.

            Então, é por isso, Sr. Presidente, que essa Frente Nacional da Nova Geração entregou hoje na Câmara dos Deputados 1 milhão e 100 mil assinaturas contra a prorrogação da CPMF. Ou seja, isso já deixa claro que a sociedade, que a população brasileira não agüenta mais pagar tantos impostos, como se paga hoje pelo país afora.

            A Fiesp apóia a Frente Nacional da Nova Geração. Inclusive alguns dos integrantes da Fiesp fazem parte dessa Frente. Durante o almoço, os membros da Frente Nacional da Nova Geração pediram o apoio contra a prorrogação da CPMF e também pediram o nosso engajamento nas futuras reivindicações em prol da sociedade brasileira.

            A Frente Nacional da Nova Geração pretende realizar uma marcha de 1 milhão de pessoas contra a prorrogação da CPMF no próximo mês de outubro no Estado de São Paulo. Espero que, de repente, a CPMF sirva de bandeira para dar um alerta e para acordar a nossa juventude. E não vejo mais a nossa juventude se manifestar nas ruas. Essa que é a voz rouca das ruas; a voz da nossa juventude que, com as caras-pintadas, tiveram coragem de ir para as ruas e se manifestar. Espero que essa nossa juventude, diante de um tema como este, a CPMF, venha para as ruas e também empunhe mais essa bandeira de luta da nossa sociedade.

            Gostaria também de informar, Sr. Presidente, que, agora há pouco, às 15 horas, recebi, no meu gabinete, o Dr. Paulo Skaf, acompanhado de um ex-Senador pelo Estado da Bahia que muito orgulhou esta Casa, ex-Ministro das Minas e Energia, o Sr. Rodolpho Tourinho. Ali tivemos oportunidade de discorrer sobre o assunto CPMF.

            Mostrei a minha preocupação - e também esta é a preocupação deles - de que deveria ser aberto um diálogo nesta Casa. Sabemos que teremos de discutir a questão da CPMF daqui a pouco, quando a matéria chegar da Câmara dos Deputados. Querem que votemos esse projeto da maneira como sempre estamos votando aqui, de afogadilho, sem discutir com a sociedade, sem fazer um grande debate nesta Casa. Quem ganha com essa discussão somos nós, Senadores; quem ganha com esse debate é o povo brasileiro.

            Nesse sentido, apresentei hoje à CAE um requerimento, convidando o Ministro Guido Mantega e o Presidente da Fiesp, Paulo Skaf, para uma audiência pública, em que teremos oportunidade, aqui, de estabelecer o contraditório. Vamos ter alguém falando contra a CPMF e, com certeza...

            O Sr. Mário Couto (PSDB - PA) - Senador Expedito, V. Exª me concede um aparte?

            O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO) - Com certeza, Senador Mário Couto.

            O Sr. Mário Couto (PSDB - PA) - Quero parabenizar V. Exª, Senador Expedito Júnior, pelo brilhante pronunciamento que faz na tarde de hoje e dizer que essa CPMF é uma vergonha. Nós precisamos acabar com isso. Senador, se foi programada para acabar em dezembro, por que querem prorrogar? A aplicação é na saúde, mas a saúde brasileira...

            O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO) - Está em frangalhos.

            O Sr. Mário Couto (PSDB - PA) - Sim; está em frangalhos. Agora, sabe o que me preocupa? Preste bem atenção, Senador Expedito! Isso é grave, é sério! Querem incutir na cabeça do povo que quem votar contra a CPMF está votando contra o Bolsa-Família. Olha o que querem colocar sobre os ombros de cada Senador e de cada Deputado! É grave! É sério! Nós precisamos estar atentos para isso, Senador. Precisamos estar atentos para essa questão. Querem jogar os Senadores e os Deputados contra a população de baixa renda. Não vão conseguir fazer isso. Não vão! Mas querem fazer. Precisamos estar atentos a essa questão. Parabéns pelo pronunciamento de V. Exª na tarde hoje.

            O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO) - Muito obrigado.

            O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - AC) - Peço a V. Exª que conclua. Temos mais de 12 oradores inscritos.

            O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO) - Peço apenas mais alguns minutos, Sr. Presidente.

            Para finalizar, faço um apelo ao Senador Marconi Perillo no sentido de que façamos uma audiência pública na Comissão de Serviços de Infra-estrutura desta Casa, presidida por S. Exª preside, haja vista que entendo que na Comissão de Assuntos Econômicos não será tão fácil conseguirmos realizar essa audiência pública. Então, desde já, apelo ao Senador Marconi Perillo, Presidente daquela Comissão, para que possamos trazer o Dr. Paulo Skaf e o Ministro Guido Mantega e, quem sabe, o Ministro da Saúde, para discutirmos este que, acredito, será, doravante, um dos principais assuntos neste Congresso: a CPMF.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/09/2007 - Página 30937