Discurso durante a 174ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Apresentação de requerimento de voto de congratulações às Organizações Rômulo Maiorana de Comunicações pelo prêmio recebido de líder empresarial do Pará. Críticas à governadora do Pará, Sra. Ana Júlia Carepa, por contratar músicos cubanos para cantar em feira cultural, em Belém - PA. Críticas a gastos do Governo Lula.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Apresentação de requerimento de voto de congratulações às Organizações Rômulo Maiorana de Comunicações pelo prêmio recebido de líder empresarial do Pará. Críticas à governadora do Pará, Sra. Ana Júlia Carepa, por contratar músicos cubanos para cantar em feira cultural, em Belém - PA. Críticas a gastos do Governo Lula.
Aparteantes
Mão Santa.
Publicação
Publicação no DSF de 09/10/2007 - Página 34342
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, VOTO, CONGRATULAÇÕES, EMPRESA, COMUNICAÇÕES, RECEBIMENTO, PREMIO, ESTADO DA BAHIA (BA).
  • DENUNCIA, INCOMPETENCIA, ATUAÇÃO, ANA JULIA CAREPA, GOVERNADOR, ESTADO DO PARA (PA), DESCUMPRIMENTO, PROMESSA, CAMPANHA ELEITORAL, INVESTIMENTO, REGIÃO, ESPECIFICAÇÃO, COMBATE, VIOLENCIA, MELHORIA, SAUDE, EDUCAÇÃO.
  • MALVERSAÇÃO, FUNDOS PUBLICOS, CONTRATAÇÃO, MUSICO, PAIS ESTRANGEIRO, CUBA, PARTICIPAÇÃO, FEIRA, MUNICIPIO, BELEM (PA), DESVALORIZAÇÃO, CULTURA, AMBITO REGIONAL.
  • CRITICA, OMISSÃO, GOVERNO FEDERAL, CUMPRIMENTO, PLANO DE GOVERNO, DESRESPEITO, POPULAÇÃO, MALVERSAÇÃO, FUNDOS PUBLICOS, DEFESA, NECESSIDADE, EMPENHO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CONTENÇÃO, GASTOS PUBLICOS, NEGLIGENCIA, INVESTIMENTO, BENEFICIO, BRASIL.

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vou tomar alguns minutos do tempo do meu pronunciamento, antes de entrar nas questões que vou mencionar hoje desta tribuna, para enviar à Mesa um requerimento fulcrado no que preceitua o art. 222 do Regimento Interno do Senado Federal. Requeiro um voto de congratulação às Organizações Rômulo Maiorana de Comunicações, na pessoa de seu Presidente Executivo, Rômulo Maiorana Júnior, pelo prêmio recebido de líder empresarial do Pará, que lhe foi conferido pelo Conselho Curador do Fórum de Líderes Empresariais do Brasil e pelo Conselho Editorial da Gazeta Mercantil.

Apresento esse requerimento à Mesa Diretora, Sr. Presidente, por entender que o Sistema Rômulo Maiorana de Comunicações, por meio do seu Diretor, Rômulo Maiorana Júnior - V. Exª deve conhecê-lo, porque a família de V. Exª mora na Capital do Pará, Belém, e V. Exª deve saber do grau de interferência no setor de comunicações do Sistema Rômulo Maiorana de Comunicações -, destaca-se desde o tempo do pai, de que nenhum paraense, com certeza absoluta, esquece ou esquecerá, em função do seu amor, do seu carinho, da sua dignidade, do seu caráter, do seu trabalho em prol daqueles que sempre o procuraram e sempre o ladearam. Ressalto o amor que ele tinha pelo Estado do Pará, e os filhos seguiram o mesmo caminho. Empresários, empreendedores, seguiram o pai, transformaram o sistema Rômulo Maiorana de Comunicações em uma das maiores empresas do Pará. São brilhantes!

Hoje, tenho o maior prazer, uma grande satisfação de poder, desta tribuna, neste Senado Federal, elogiar e parabenizar o empresário Rômulo Maiorana Júnior e todo o Sistema de Comunicações Rômulo Maiorana. Foram eles, a começar pelo pai, que colaboraram significativamente para o crescimento das comunicações no Estado do Pará. Hoje, o grupo é nome não só no Estado do Pará, não só no nosso País, mas, com certeza, também no exterior, Sr. Presidente.

Dou entrada no requerimento e quero, Sr. Presidente, ao encerrar o primeiro item do meu pronunciamento de hoje, dizer que o Pará tem orgulho - tem orgulho! - de ter um jornal como O Liberal. Temos orgulho disso. Poucos são os jornais neste País que têm a qualidade e a seriedade do jornal O Liberal do Estado do Pará. Tenho a certeza de que todos os paraenses se orgulham de ter um jornal, uma televisão, rádios, enfim, o Sistema Rômulo Maiorana de Comunicação, que faz com que os paraenses recebam notícias sérias, as quais, com certeza, eles podem ler e nas quais eles podem acreditar.

Por isso, aqui, fica meu voto de congratulações, de parabéns ao Sistema Rômulo Maiorana de Comunicação, por meio do seu Diretor Rômulo Maiorana Júnior e de toda sua família: Ronaldo Maiorana, Déia Maiorana. Saúdo toda a família Rômulo Maiorana!

Sr. Presidente, quero começar meu pronunciamento, na tarde de hoje, dizendo da minha indignação.

Senador Mão Santa, lá se vão quase sete meses - janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro -, ou melhor, dez meses do Governo Ana Júlia Carepa. Lembro-me, Sr. Presidente, de que, quando cheguei aqui, fiz meus primeiros comentários sobre o governo dela, dizendo até que o Presidente da República disse a uma revista que não acreditava no Governo da Governadora Ana Júlia, do Pará. Mostrei os acontecimentos do Estado do Pará no Governo de Ana Júlia, mostrei que a Governadora do Pará, logo ao iniciar o Governo, com poucos meses, contratava uma cabeleireira para tratar da sua beleza, paga com dinheiro do povo paraense. Referi-me aos escândalos que houve com o namorado; fui até criticado aqui por uma Senadora, porque eu não deveria entrar na vida pessoal da Governadora. E eu não estava entrando na vida pessoal dela, apenas estava comentando uma reportagem. E, agora, há mais um acontecimento, mais um acontecimento em que se tira - isto é que é lamentável! - dinheiro do bolso do povo do meu Estado. E quanto meu Estado está precisando de investimentos!

Eu queria ver, meu Presidente, a cena que os jornais do Pará noticiaram. Parece que alguém filmou. Vou ao Círio de Nazaré - na próxima semana, estarei ausente aqui - e procurarei ver essa filmagem. O namorado da Governadora é diretor do Aeroclube. Chega um avião trazendo a Governadora. Vai o fotógrafo tirar uma fotografia dela, o que é normal, em se tratando de uma Governadora. Eis que surge o namorado e dá um soco no repórter.

Se tudo isso ainda não bastasse, a Governadora, agora, numa feira em Belém, fez algo que merece ser lembrado. Atenção, meu Pará! Atenção, meu querido Marajó, vocês que estão aí, sofrendo por falta de transporte, de energia! Vejam como é gasto o dinheiro dos paraenses! Olhem para onde vai o dinheiro dos paraenses!

Daqui a pouco, vou mostrar mais gastança no Governo Lula. Estou mostrando toda semana como é que o Presidente joga fora o dinheiro dos brasileiros. Agora, estou falando do Pará; é o PT de lá e o PT daqui. Não muda nada, é tudo igual! É farinha do mesmo saco!

Senador Mão Santa, sabe o que a Governadora fez? Olhe para mim, Senador Mão Santa! Sabe o que fez a Governadora? Mandou buscar para essa feira, que fazia alusão a Fidel Castro, músicos de Cuba. Meu Presidente querido, ela mandou buscar músico do ditador sanguinário Fidel Castro, aquele homem que invadiu Cuba, dizendo que era democrático, e que acabou enganando seus próprios companheiros, porque, de democracia, ele não entende nada, é um ditador. Ele e Che Guevara, os dois, mentiram para seus próprios companheiros. Podem ler o livro de Lee Anderson, que é o historiador que mais conhece a história dos dois. Disseram que Batista era ditador, que não podia continuar a ditadura em Cuba. Invadiram Cuba, tomaram Cuba, implantaram uma ditadura pior do que a do Batista. É ditador sanguinário! E vai a Governadora do meu Estado homenageá-lo, trazendo para cá músicos de Cuba. Traga o Pinduca, que é um artista consagrado no Estado do Pará! Traga a Banda Calypso, que é consagrada mundialmente, Governadora! Dê valor à cultura do Pará, Governadora, que é uma das mais ricas do Brasil, quiçá do mundo! Temos o carimbó, o siriá, o brega, e V. Exª vai buscar cantor de Cuba, Governadora?

Sabe quanto custou cada um? Sabe quanto custou, Mão Santa? Cada um custou R$126 mil. Foram pagos à vista, em dinheiro vivo. Alguém gritou, Presidente: “Ei, psiu, psiu, Governadora Ana Júlia, psiu! Acorde, Governadora! A senhora não pode pagar assim, na marra. Isso é dinheiro público, é dinheiro que sai do bolso do cidadão paraense”. Aí, parece que a Governadora acordou e disse: “É mesmo, rapaz, é verdade! Isso aqui é dinheiro público, com o qual estou pagando os cantores e músicos cubanos. E, agora, o que é que faço? O que é que faço agora?”. Aí, aconselharam-na: “Olha, Governadora, tente encontrar um patrocinador para tapar o buraco da irregularidade. Vá buscar um patrocinador urgentemente!”. E ela está buscando, está buscando. Mesmo que encontrasse, Sr. Presidente, um patrocinador, ela devia pegar esse dinheiro e prestigiar a cultura regional. Devia prestigiar a cultura regional.

Vai buscar o Sr. Pablo Milanés. É assim, Mão Santa? Rapaz, sei falar marajoara, mas espanhol não dá, não! Vai buscar Pablo Milanés e Chucho Valdés. Chucho Valdés, que não é besta, disse: “Olha, Governadora, põe no bolso do Chucho R$126 mil, porque aí não fica mais chocho o bolso”.

Eta, Governadora do Pará, V. Exª prometeu ao povo!

Aliás, Mão Santa, vamos falar disso. Isso é muito sério, Mão Santa. Vamos falar disso. Hoje, o Senado está calmo, e acredito que o Presidente vai deixar que fale mais um pouco. Então, vou abordar esse assunto aqui.

Mão Santa, quantas vezes V. Exª foi a um comício? Em época de eleição, em comício, o candidato sobe ao palanque, promete uma série de situações, mente à vontade e ganha, porque, às vezes, seu adversário é mais ético e não quer mentir, não gosta de mentir e não mente. Então, o mentiroso acaba ganhando a eleição, engana o povo, assume o poder e não faz absolutamente nada daquilo que falou no palanque, absolutamente nada! E aí? E aí? É o caso do Lula. Lula prometeu tanta coisa para este País! Lula criticava tanto o Fernando Henrique Cardoso por que ele viajava muito - já vou falar disso - e, agora, está viajando dez vezes mais do que Fernando Henrique Cardoso!

Lembro Guaribas, o interior de Guaribas. Cadê a explosão do crescimento deste País? Cadê o combate à corrupção? Olha aqui, olha aqui! Cadê o combate à corrupção? Entre todos os últimos governantes, ele tem quatro páginas de corrupção. São 130 casos de corrupção. É o Governo mais corrupto da história deste País! É o Governo mais corrupto da história deste País!

A Governadora do Pará vai ao palanque e promete acabar com a violência. A Governadora do Pará vai ao palanque e diz que a saúde e a educação vão melhorar. E nada, absolutamente nada, até agora, cumpriu do que prometeu em palanque. Como é que fica? Enganou à vontade, mentiu em cima dos palanques. Mentiu! E como é que fica?

Mão Santa, esta Casa precisa pensar numa lei. Vamos estudar, Mão Santa, eu e V. Exª! Quem sabe não chegamos perto, pelo menos? Vamos estudar uma lei, Mão Santa, para punir esse tipo de mentiroso e de mentirosa. Sr. Presidente, deve ser possível fazer-se uma lei para que aquele que mente em palanque e não cumpre o que promete, aquele que engana o povo brasileiro, vá para a cadeia! Tem de ir para a cadeia! É preciso acabar com esse absurdo, com essa excrescência. Essa é uma bandidagem! É uma bandidagem!

A violência, no meu Estado, aumentou: quando não é greve, é assalto. E não sou eu quem está dizendo isso, mas a imprensa paraense. A violência aumentou e aumentou muito. Como é que a Governadora foi ao palanque para dizer que ia acabar com a violência? Enganou o povo paraense!

Com relação à saúde, haja pessoas a morrerem nos hospitais sem serem atendidas, sem serem atendidas!

E, aí, traz o Pablo, traz o Chucho, que nada tem a ver com a Xuxa. Seria bem melhor se fosse a Xuxa, Sr. Presidente. Mas traz o Chucho. E a cultura paraense que ela prometeu ajudar? Cadê os artistas do Pará que ela prometeu ajudar? Como é que vou me calar aqui, nesta tribuna, como querem algumas Senadoras e alguns Senadores do Partido dos Trabalhadores? Como é que querem que eu me cale diante de uma situação dessa? Homenagear um ditador sanguinário, gastando dinheiro do povo do Estado do Pará, na maior cara-de-pau, pagando irregularmente?! É farinha do mesmo saco: é igualzinha ao Presidente Lula a Governadora do Pará.

Mão Santa, V. Exª sabe quanto o Presidente Lula gastou com viagens e com diárias em seu primeiro Governo? Sabe quanto, Mão Santa? V. Exª tem idéia? Então, escute. Abra bem os ouvidos e escute. V. Exª vai-se espantar. Quando fui coletar dados e peguei esse valor, sinceramente, espantei-me. Eu disse: “Não acredito; sinceramente, não acredito!”. Meu assessor, que está ali, olhou para mim e disse: “Esse cara está ficando doido, rapaz. Estava tão calmo e, agora, ficou nervoso, dizendo que não acredita.”. Não acredito, pois é muito dinheiro: R$1,5 bilhão o Lula gastou com diárias e com passagens em seu primeiro Governo.

Sabem quanto custou o Aerolula? Aliás, o Papa e Tony Blair não compraram avião. Eles terceirizaram, alugaram aviões. Mas o Presidente do Brasil fez questão de comprar um avião. Sabem quanto custou o Aerolula? Foram US$57 milhões. Se o Presidente Lula tivesse alugado por 30 anos um avião do mesmo feitio do Aerolula, ele teria gastado US$33 milhões, e ainda teriam sobrado US$11 milhões. Economizaria US$11 milhões. Mas, como ele quer ser melhor que o Papa e que Tony Blair, comprou um avião: “Quero comprar, é meu avião, tem de ser meu. Quero andar no meu avião sozinho”. E desembolsou do nosso dinheiro, dos brasileiros, US$57 milhões. Ele, que criticava tanto Fernando Henrique Cardoso, está batendo mais um recorde. E citei aqui vários recordes que o Presidente Lula já bateu em relação a gastos.

Esse é o grande problema do Governo Luiz Inácio Lula da Silva. Esse é o grande problema. Na hora em que o Presidente Lula se determinar a combater a corrupção neste Governo, na hora em que o Presidente Lula disser “vou economizar, não vou mais gastar dinheiro em vão, não vou mais jogar fora o dinheiro desta Nação”, na hora em que ele se propuser a fazer isso, tenho absoluta consciência de que vai sobrar muito dinheiro neste País. A gastança é demais!

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - V. Exª me permite um aparte, Senador Mário Couto?

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA) - Senador Mão Santa, já lhe vou conceder um aparte.

A gastança é demais, e a corrupção está tresloucada neste País! Não se segura mais. Não agüenta mais! É muito gasto! Toda semana, venho aqui mostrar os gastos do Governo Lula. É dinheiro vivo saindo pelo ralo! É a corrupção.

Estou tomando as providências, já que ele não quer tomar. Vou tomar as providências. Sr. Presidente, já tenho trinta assinaturas para investigar o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), um foco de corrupção. Vou mostrar à Nação o foco de corrupção que é o Dnit. Vou mostrar isso à Nação.

Meu nobre e caro Senador Mão Santa, concedo-lhe o aparte.

O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Senador Mário Couto, quanto à música, quero dizer que a música cubana, realmente, é agradável, mas o Pará tem uma tradição de grandes artistas, como Beto Barbosa. Quando V. Exª fizer aniversário, há um conjunto lá no Nordeste que quero que vá: é um tal de Vítor Bezerra & Forró Safado. Não precisa V. Exª mandar buscar no exterior. Agora, quanto ao avião, V. Exª tem razão. O Luiz Inácio devia comprar um avião, mas da Embraer. A Embraer é nosso orgulho. É Santos Dumont. A Embraer é o ITA, é nossa história. Com que moral vamos desenvolver nosso parque industrial aeronáutico se o Presidente da República não fez a opção de prestigiar nossa indústria aeronáutica? E ela é fabulosa! Está aí Jorge Viana. Ó Luiz Inácio, se for comprar um helicóptero, compre na empresa em que Jorge Viana, irmão de Tião Viana, é Presidente hoje. A empresa é produtora de helicópteros e está sediada em Minas Gerais. Ele tem de valorizar a indústria, a tecnologia brasileira. V. Exª faz um pronunciamento muito feliz, denunciando o gasto. É um “Presidente gastão”, que está gastando indevidamente. Vamos conseguir um conjunto do Nordeste para comemorar, em Marajó, o aniversário de V. Exª. Vítor Bezerra & Forró Safado não é de Cuba, mas todo o Nordeste adora.

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA) - Não temos condição, de jeito nenhum, de mandar buscar músicos de Cuba. É muito caro: R$126 mil. É muito caro, Mão Santa! Só mesmo a Governadora do Pará para fazer isso, com o dinheiro dos paraenses!

Senador Mão Santa, só no ano de 2005, as despesas do Governo Lula com viagens de funcionários, com diárias e com viagens dele davam para comprar 71.465 passagens de ida e volta do Rio para Tóquio ou 61.673 passagens de ida e volta do Rio para Nova Iorque. E mais: um indivíduo poderia dar mais de 30 mil voltas ao redor do mundo com o dinheiro gasto por Lula em viagens. Esse é o Presidente que dizia que Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco, Fernando Collor de Mello e José Sarney viajavam muito e gastavam o dinheiro da população brasileira com viagens.

Sr. Presidente, ao encerrar meu pronunciamento, repito: a Governadora do Pará tem de respeitar mais a cultura do Pará. Ao descer desta tribuna, repito que, aqui, no Senado, temos de buscar uma lei capaz de punir os políticos mentirosos, aqueles políticos que, igual a Lula, igual à Governadora do Pará, subiram ao palanque da eleição passada, prometeram mundos e fundos, mentiram para o povo, enganaram o povo, ganharam a eleição e nada fizeram do que prometeram. Esse tipo de político tem de acabar neste País! Esse tipo de político tem de ir para a cadeia! Não se pode ganhar uma eleição mentindo para a população. Tem de se colocar na cadeia, Senador Mão Santa!

Sr. Presidente, agradeço a V. Exª a tolerância.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/10/2007 - Página 34342