Discurso durante a 195ª Sessão Especial, no Senado Federal

Homenagem aos 100 anos de criação do Município de Anápolis - Goiás.

Autor
Demóstenes Torres (DEM - Democratas/GO)
Nome completo: Demóstenes Lazaro Xavier Torres
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem aos 100 anos de criação do Município de Anápolis - Goiás.
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2007 - Página 37510
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIOS, ANAPOLIS (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), REGISTRO, SUPERIORIDADE, ATIVIDADE INDUSTRIAL, POLO AGROINDUSTRIAL, INDUSTRIA FARMACEUTICA, INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA, INFRAESTRUTURA, ELOGIO, POLITICO, DEFESA, IMPLANTAÇÃO, CURSO DE GRADUAÇÃO, MEDICINA.

O SR. DEMÓSTENES TORRES (DEM - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Marconi Perillo, autor do requerimento para a realização desta sessão especial do Senado; Sr. Prefeito de Anápolis, Pedro Sahiúm; senhoras e senhores, esta é uma sessão especial para uma cidade evidentemente importante no cenário goiano e no cenário brasileiro.

Ninguém que seja goiano pode desconhecer a existência da cidade de Anápolis, que, por muitos anos, carregou o Estado de Goiás nas costas, com sua atividade industrial, sua presença política refinada, seu potencial universitário e que hoje - isso já deve ter sido dito aqui muitas vezes - se transformou em pólo de referência nacional: a indústria farmacêutica, as montadoras, a infra-estrutura que vem melhorando, e a possibilidade, sempre mais concreta, de voltar a ter aquela importância política que já teve na vida goiana. Isso é essencial.

Anápolis, por ela passou, digamos, muito do nosso destino; dali saíram idéias extraordinárias, homens públicos notáveis, muitos dos quais aqui se encontram. Anápolis gerou Governadores de Estado, Prefeitos que dignificaram - e muito - a sua atividade e que fizeram com que a cidade se tornasse conhecida.

Embora eu estivesse fora daqui, fiz questão de comparecer. Ontem, o Senador Marconi Perillo me avisou que haveria esta sessão para que eu comparecesse e tivesse a oportunidade de usar da palavra nesta homenagem. Confesso que tenho inveja de não ter feito o requerimento juntamente com a Senadora Lúcia Vânia e o Senador Marconi. É uma boa lembrança.

O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - Senador Demóstenes, esse requerimento é compartilhado, com certeza, com a Senadora e com V. Exª.

O SR. DEMÓSTENES TORRES (DEM - GO) - Muito obrigado.

Vim apenas prestar esta homenagem sincera a uma cidade que conheço, uma cidade que respeito; há pessoas que trabalharam muito na área social e na área política. Estamos aqui lutando, e é testemunha o nosso ex-Secretário de Saúde de toda a luta que travamos para levar para lá a Faculdade de Medicina. Por quê? Porque é importante para o Estado e é importante para a recuperação desse prestígio; embora o prestígio econômico jamais tenha sido abalado; assim também o prestígio de suas atividades na área da medicina, Anápolis tem de ter um futuro cada vez melhor. É bom para o Estado de Goiás, é bom para o Brasil.

Eu fico muito feliz em participar destas homenagens. Digo com toda a sinceridade: o Estado de Goiás e o Brasil seriam muito melhores se fossem uma grande Anápolis.

Muito obrigado e um grande abraço. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2007 - Página 37510