Discurso durante a 189ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Dia do Médico.

Autor
Tasso Jereissati (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Tasso Ribeiro Jereissati
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SAUDE.:
  • Homenagem ao Dia do Médico.
Publicação
Publicação no DSF de 19/10/2007 - Página 36453
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SAUDE.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, MEDICO, ELOGIO, FACULDADE, MEDICINA, ESTADO DO CEARA (CE), ESPECIFICAÇÃO, FORMAÇÃO, MÃO SANTA, SENADOR.
  • GRAVIDADE, CRISE, SAUDE PUBLICA, ESTADO DO CEARA (CE), FALENCIA, HOSPITAL, PRECARIEDADE, CONDIÇÕES DE TRABALHO, MEDICO.

            O SR. TASSO JEREISSATI (PSDB - CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, peço a palavra pela ordem para, acompanhando V. Exª, saudar os médicos brasileiros, especialmente os médicos tão valorosos, abnegados e competentes do meu Estado, o Ceará, onde V. Exª fez a sua faculdade de Medicina.

            Aquele Estado já revelou para o País médicos de uma capacidade extraordinária. A nossa Faculdade de Medicina tem a honra de ter formado inclusive o nosso querido Mão Santa, que, depois, revelou-se não só um grande médico, mas também um grande político, tendo sido Governador e um Senador que preside com tanta maestria as reuniões desta Casa.

            Quero dizer da nossa percepção da crise que vive a classe hoje. No Estado do Ceará, a situação é realmente aguda, todos os hospitais estão em crise, praticamente abandonados. Os médicos estão insatisfeitos, trabalhando realmente apenas por conta da sua abnegação. Esperamos que isso seja invertido um dia e que os médicos tenham as condições de trabalho que merecem, proporcionais ao respeito que têm da população brasileira.

            Particularmente, eu devo muito aos médicos. V. Exª sabe disto. Provavelmente eu esteja falando aqui graças aos médicos. Sou neto de médico, sobrinho de médico, minha família por parte de mãe é toda de médicos. Assim, quero me congratular com esse dia.

            Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/10/2007 - Página 36453