Discurso durante a 199ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre o artigo de imprensa publicado no Jornal Folha de S.Paulo, sobre a ameça indígena de reagir contra operação da Polícia Federal na reserva.

Autor
Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA. POLITICA INDIGENISTA.:
  • Comentário sobre o artigo de imprensa publicado no Jornal Folha de S.Paulo, sobre a ameça indígena de reagir contra operação da Polícia Federal na reserva.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2007 - Página 38625
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA. POLITICA INDIGENISTA.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), APREENSÃO, REPRESALIA, INDIO, OPERAÇÃO, POLICIA FEDERAL, RESERVA INDIGENA.
  • REGISTRO, ANTERIORIDADE, HOMICIDIO, GARIMPEIRO, ALEGAÇÕES, INDIO, PROTEÇÃO, FAMILIA.
  • SOLICITAÇÃO, INTERVENÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PRESIDENTE, FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO (FUNAI), CONTENÇÃO, CRISE.

     O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é só para fazer um comunicação.

     A Folha de S.Paulo e o jornal eletrônico Rondônia Agora publicaram uma matéria que nos preocupa muito: “Índios ameaçam reagir contra operação da PF em reserva”.

     Sr. Presidente, já vivemos isso no passado, um massacre em que tivemos praticamente 29 garimpeiros mortos pelos índios cinta-larga, e os índios disseram que mataram para proteger as suas famílias.

     Eu gostaria de trazer essa preocupação para a Funai, para o Presidente da Funai, para o Presidente da República, para a Polícia Federal. Como eu disse aqui, há poucos dias, quando o Exército brasileiro invadiu a construção de um teatro em Rondônia, esse é o papel do Exército brasileiro, esse é o papel da Polícia Federal, esse é o papel dos que querem a proteção das nossas riquezas minerais.

     Faço um apelo para que se aja com prudência para que não vejamos mais um massacre acontecendo no nosso Estado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2007 - Página 38625