Discurso durante a 204ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Programa INTERLEGIS pelos dez anos do início de suas atividades.

Autor
José Nery (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/PA)
Nome completo: José Nery Azevedo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. LEGISLATIVO.:
  • Homenagem ao Programa INTERLEGIS pelos dez anos do início de suas atividades.
Publicação
Publicação no DSF de 08/11/2007 - Página 39284
Assunto
Outros > HOMENAGEM. LEGISLATIVO.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PROGRAMA, SENADO, INTEGRAÇÃO, INTERNET, LEGISLATIVO, ESTADOS, MUNICIPIOS, SAUDAÇÃO, PRESENÇA, AUTORIDADE, ELOGIO, PIONEIRO, INICIATIVA, SENADOR, TECNICO, SERVIDOR, IMPORTANCIA, MODERNIZAÇÃO, TROCA, EXPERIENCIA, DIVULGAÇÃO, CIDADANIA, BENEFICIO, DEMOCRACIA, REPRESENTAÇÃO, POPULAÇÃO, ACOMPANHAMENTO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, FISCALIZAÇÃO, EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA, PARTICIPAÇÃO, SOCIEDADE CIVIL, ESFORÇO, AMPLIAÇÃO, ACESSO, INFORMATICA.
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, GRUPO, GESTOR, PROGRAMA, ESPORTE, LAZER, PARTICIPAÇÃO, ENCONTRO, AMBITO NACIONAL, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF).

     O SR. JOSÉ NERY (P-SOL - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Exmº Sr. Presidente, Senador Efraim Morais, Diretor Nacional do Programa Interlegis; Sr. José Luis Lupo, representando aqui o Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil; Sr. Agaciel da Silva Maia, Diretor-Geral do Senado Federal e vice-Reitor Executivo do Unilegis; Sr. Márcio Sampaio Leão Marques, Diretor da Secretaria Especial do Interlegis; Excelentíssimo Sr. Edson Duarte Monteiro, Embaixador do Ministério das Relações Exteriores; Senhoras e Senhores, neste dia em que realizamos esta sessão especial em homenagem aos dez anos do Programa Interlegis, quero deixar aqui a minha saudação aos idealizadores desse importantíssimo programa, bem como a todos aqueles parlamentares, servidores, técnicos em informática, especialistas, enfim, a todos que de uma forma ou de outra contribuíram ou continuam a fazê-lo para o desenvolvimento de um programa pioneiro no Brasil, que tem prestado um verdadeiro serviço à modernização no Legislativo brasileiro e, ainda, o que julgo mais importante: tem permitido e estimulado a integração das Casas Legislativas do País em todos os níveis da federação.

     Em um país de dimensões continentais como é o caso do Brasil, a implementação de um programa dessa natureza, que permite a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público, é absolutamente imprescindível para dar efetividade ao Estado democrático de direito, que está previsto logo no art. 1º da nossa Carta Maior, e para promover a transparência nas ações dos representantes do povo nessas Casas.

     Creio, senhoras e senhores, dedicados servidores do programa Unilegis do Senado Federal, que as novas ferramentas tecnológicas e os conhecimentos especializados da informática possuem um papel salutar para viabilizar uma maior representatividade da população, bem como para permitir ao povo brasileiro acompanhar e monitorar a atuação daqueles em quem confiaram o seu voto para conceber e elaborar a legislação que rege o País. Quanto a esse aspecto em particular, quero deixar aqui o meu reconhecimento aos técnicos do Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal, o Prodasen, que, desde sua criação, tem sido um centro de referência em informática para todo o País, responsável pela implementação prática de programas inovadores e da maior relevância como o Interlegis, que hoje estamos aqui homenageando. E, lembrando que estamos em tempos de votação do orçamento brasileiro, programas também como o Siga Brasil, que permite a qualquer cidadão brasileiro o acompanhamento de toda a elaboração e execução do orçamento brasileiro.

     Creio que este é um aspecto fundamental para a democratização da informação e da participação da sociedade, Sr. Presidente, dignos representantes das instituições que compõem essa Mesa no momento em que o Senado Federal presta, a partir desta sessão, homenagem especial ao Programa Interlegis, a todos os seus participantes, a todos os seus membros, a todos os seus servidores. Este aspecto do acompanhamento da execução orçamentária é fundamental em um país onde ainda há muita dificuldade para levar as informações ao cidadão comum nos lugares mais distantes.

     Felizmente, está-se fazendo um esforço nacional para que as novas tecnologias da informação cheguem aos mais diversos e aos mais distantes rincões deste País, da Amazônia ao interior do Nordeste, do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste, integrando este País, criando com isso condições mais efetivas para uma participação cidadã nos destinos do País. E quando os legisladores estaduais ou municipais, quando o cidadão, a cidadã, no Município mais distante e longínquo deste País têm acesso, Sr. Presidente, Senador Efraim Morais, a essas informações, essa é uma forma de contribuir efetivamente para que haja fiscalização sobre os recursos públicos e sua aplicação. Efetivamente a democratização da informação pode potencializar essa participação popular, democrática, na construção de um país mais justo, mais honesto, mais dedicado a resolver os problemas de milhões e milhões de brasileiros que hoje ainda padecem pela ausência das políticas públicas mais essenciais para garantir a dignidade a que todos têm direito como cidadãos deste País, como cidadãos do mundo.

     Portanto, o programa e o trabalho que V. Sªs desenvolvem, coordenado pelo Primeiro-Secretário, Senador Efraim Morais, é de muita relevância, de muita importância. Por isso, fizemos questão de vir aqui para nos somar a esta homenagem que o Senado Federal presta à determinação, ao compromisso de cada um dos senhores e senhoras, na efetivação dessa tarefa tão importante para a democratização da informação e para possibilitar a participação popular e social na construção desse Brasil, desse país com o qual todos sonhamos.

     Tenho absoluta certeza de que a concepção e o desenvolvimento de programas como o Interlegis representam um enorme avanço para o fortalecimento da democracia em nosso País e constituem condição sine qua non para o aprimoramento do trabalho de todos os legisladores, que, com a capacitação promovida pelo programa, têm condições de melhor cumprir suas obrigações do mandato e de se esmerarem no desempenho de suas atribuições legais e constitucionais.

     Por isso, Sr. Presidente, Srs. Senadores, em especial o Senador Expedito Júnior - que há pouco fez igualmente sua saudação -, eu não poderia deixar de manifestar o meu reconhecimento, de prestar a minha homenagem ao Interlegis e, evidentemente, de desejar todo sucesso ao Programa, esperando que continue crescendo e ampliando ainda mais a sua atuação, a fim de que mais e mais legisladores, mais e mais servidores das Casas Legislativas em todo o País passem a ter acesso aos relevantes serviços proporcionados pelo Programa.

     Sr. Presidente, senhoras e senhores homenageados, quero também pedir licença a todos para saudar entre nós a presença de uma equipe de Gestores dos Programas de Esporte e Lazer, que realizam, a partir de hoje, em Brasília, o II Encontro Nacional de Gestores de Esporte e Lazer. Saúdo, em especial, a presença, nas galerias da Casa, do professor Laurindo Campos, de Abaetetuba, no Pará; do professor Sérgio Sartori, do Conselho Federal de Educação Física do Rio de Janeiro; e do Sr. Jorge Luiz Cardoso, do Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul, membro da Organização Douradense de Associações Comunitárias. Eles vieram a Brasília participar do evento e, junto conosco, certamente, associam-se a esta homenagem que prestamos aos servidores do Legislativo brasileiro do Programa Interlegis, que, com certeza, em tudo o que é política pública, seja na área própria do trabalho que desenvolvem os nossos servidores do Legislativo, seja no tocante aos brasileiros e brasileiras, em qualquer ramo de atividade, especialmente aos professores, estão dedicados à causa de construir um Brasil mais justo.

     Portanto, encerro estas minhas considerações, homenageando, congratulando-me e abraçando cada um de vocês, que, neste dia, recebem essa justa homenagem do Senado Federal.

     Parabéns e vida longa ao Interlegis!

     Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/11/2007 - Página 39284