Discurso durante a 204ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo aniversário de falecimento do Senador Ramez Tebet.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo aniversário de falecimento do Senador Ramez Tebet.
Publicação
Publicação no DSF de 08/11/2007 - Página 39305
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, ANIVERSARIO DE MORTE, RAMEZ TEBET, EX SENADOR, EX PRESIDENTE, SENADO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, POLITICA PARTIDARIA, BUSCA, ENTENDIMENTO.

O SR. JOSÉ AGRIPINO (DEM - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu até estava com V. Exª na inauguração do Auditório Antonio Carlos Magalhães, no Interlegis, e acelerei o passo para chegar em tempo de poder me manifestar em relação à figura muito querida do Senador Ramez Tebet.

Eu queria ver a D. Fairte, dar um beijo carinhoso nela. Falei com ela por telefone, há um ano. Queria ver a Prefeita Simone. Aliás, eu a vi, abracei e cumprimentei. Queria ver a médica Eduarda, que ele tão simpaticamente me dizia que era minha fã, gostava de me ouvir, queria ouvir o Raminho, queria ouvir e ver o Rodrigo, para dizer a eles o que, não os vendo, digo de público. O pai deles, um grande companheiro, foi um homem que teve uma coisa que é muito rara: teve preferências sem ter rejeições. Normalmente, as pessoas que têm preferências têm alta rejeição.

Ramez Tebet foi, num momento de dificuldade do Senado, escolhido para interpretar o seu Partido, o PMDB, como candidato a Presidente da Casa, pelo fato de ter preferências e não ter rejeições. E ele foi eleito por boa margem.

Ele tinha uma marca muito clara, que talvez fale por ele só. Ele era um homem lhano no trato, ameno, muito cordato, muito gentil, mas era um homem de posição. Ele era homem de PMDB, mas, na hora em que as suas convicções trombavam com as diretrizes do Partido, ele ficava com as convicções dele. Quantas vezes vi e testei isso no Senador, no homem de convicções, no homem que não trocava as suas convicções por nada. Vi o Senador Ramez Tebet transformar as suas convicções em voto, que deve ter lhe custado caro, inclusive na base do Governo a que ele estava vinculado.

Por essa razão é que ele teve o respeito desta Casa, e, por esta razão, que faço questão de vir aqui para trazer também a minha homenagem ao querido amigo Ramez Tebet, na residência de quem comi quibes feitos por Dona Fairte, gostosos, em companhia tão agradável, e com quem tive momentos de cidadania, de extrema importância. Um cidadão que, ao seu tempo, foi um homem que teve preferências, sem ter resistências.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/11/2007 - Página 39305