Discurso durante a 222ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários aos artigos intitulados "Diogo, o traíra" e "O fim da reeleição une Serra, Aécio e Lula", publicados nas revistas Veja e Época, edições de 26 de setembro e 8 de outubro último, respectivamente.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA NACIONAL. REFORMA POLITICA.:
  • Comentários aos artigos intitulados "Diogo, o traíra" e "O fim da reeleição une Serra, Aécio e Lula", publicados nas revistas Veja e Época, edições de 26 de setembro e 8 de outubro último, respectivamente.
Publicação
Publicação no DSF de 04/12/2007 - Página 43073
Assunto
Outros > POLITICA NACIONAL. REFORMA POLITICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), EPOCA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), RESPOSTA, JORNALISTA, ACUSAÇÃO, ESTUDANTE, TRAIÇÃO, AMERICA LATINA, COMENTARIO, DECISÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), FIDELIDADE PARTIDARIA, INDUÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, REALIZAÇÃO, REFORMA POLITICA.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para comentar o artigo intitulado, “Diogo, o traíra”, publicado pela revista Veja de 26 de setembro do corrente.

         No artigo, o jornalista Diogo Mainardi ironiza a política Lulista e Bolivariana, que se tenta implantar no Brasil e na Venezuela. Acusado, por um grupo de estudantes, de ser “o traíra da América Latina”, Mainardi responde: “ A única coisa boa a fazer na América Latina é emigrar. Quem declarou isso foi Simon Bolívar, alguns dias antes de morrer de tuberculose. Claro que concordo. Já emigrei no passado. Emigrarei muitas vezes no futuro. Eu sou um legítimo bolivariano.”

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como segundo assunto, quero comentar o artigo intitulado, “O fim da reeleição une Serra, Aécio e Lula”, publicado pela revista Época de 08 de outubro do corrente.

No artigo o jornalista Ricardo Amaral afirma que depois da decisão do Supremo Tribunal Federal sobre fidelidade partidária o congresso terá que, constrangido, retomar o debate sobre a reforma política, depois de dez anos de tentativas frustradas, para não entregar ao judiciário a faculdade de fazer leis, a razão de ser do Legislativo. O jornalista acredita, ainda, no fim da reeleição. “Nem governo nem oposição querem que seu candidato à Presidência em 2010 seja reeleito quatro anos depois.”

Sr. Presidente, solicito que os artigos acima citados sejam considerados parte deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Muito obrigado.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR FLEXA RIBEIRO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

            Matérias referidas:

            “Diogo, o traíra”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/12/2007 - Página 43073