Discurso durante a 228ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Considerações sobre a sucessão do presidente do Senado.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Considerações sobre a sucessão do presidente do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2007 - Página 44598
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • REGISTRO, PROCESSO, SUCESSÃO, PRESIDENCIA, SENADO, COMPETENCIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), INDICAÇÃO, SUCESSOR, APRESENTAÇÃO, NOME, GARIBALDI ALVES FILHO, NEUTO DE CONTO, VALTER PEREIRA, LEOMAR QUINTANILHA, PEDRO SIMON, SENADOR, CANDIDATO, EXPECTATIVA, ACORDO, BANCADA, MOTIVO, INFERIORIDADE, PRAZO, VIGENCIA, MANDATO ELETIVO, NECESSIDADE, REORGANIZAÇÃO, TRABALHO, LEGISLATIVO.

     O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apenas comunico ao Plenário do Senado e, é claro, à Nação brasileira, que estamos num processo de sucessão aqui no Senado e cabe à Bancada do PMDB a indicação do nome para a sucessão da Presidência do Senado Federal.

     Marquei um reunião para amanhã, às 9 horas, para tirar esse nome de dentro da Bancada. Estou com 5 candidatos, numa Bancada de 20 Senadores, que é maior Bancada do Senado. Tenho neste momento cinco candidatos: o Senador Garibaldi Alves, que foi o primeiro nome a se lançar; o Senador Neuto de Conto, de Santa Catarina; o Senador Valter Pereira, do Mato Grosso do Sul; o Senador Leomar Quintanilha, do Tocantins e, por último, o Senador Pedro Simon, do Rio Grande do Sul.

     Não é por falta de candidatos que não vamos tirar um nome, e um nome importante para presidir o Senado Federal.

     Estou buscando um consenso. Já conversei com todos os cinco candidatos hoje. Tenho conversado também com Líderes de todos os Partidos. Não conversei com todos ainda, mas, até o final do dia, devo conversar, para chegar amanhã a essa reunião da Bancada, se possível, com um nome, e já buscar a unidade dentro da Bancada. Mas, na pior das hipóteses, com dois. Acredito que vou conseguir isso. E de preferência, um nome - e é o entendimento que estou buscando com os candidatos - que busque um consenso geral também, porque é uma transição de apenas um ano; é um mandato tampão. Acho que não valeria a pena para o Senado Federal vir para uma disputa ferrenha, dentro deste plenário, para presidir a Casa por um ano.

     Então, se pudermos buscar esse consenso dentro da Bancada - e estou conseguindo isso com quase todos os candidatos; aquele que tiver melhores condições é o que vai prevalecer amanhã - e fora dela. Se pudéssemos buscar um consenso fora da Bancada, seria muito importante para essa transição e para arrumar, colocar as coisas no lugar aqui no Senado Federal.

     Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2007 - Página 44598