Discurso durante a 232ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Eleição do Senador Garibaldi Alves Filho à Presidência do Senado.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SENADO. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Eleição do Senador Garibaldi Alves Filho à Presidência do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/2007 - Página 44991
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SENADO. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, GARIBALDI ALVES FILHO, SENADOR, PRESIDENCIA, SENADO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO, LEGISLATIVO, ESCLARECIMENTOS, POSIÇÃO, ORADOR, VOTO FAVORAVEL, RESPEITO, INDICAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), MAIORIA, CONGRESSO NACIONAL.
  • ESCLARECIMENTOS, ANTERIORIDADE, DEFESA, CANDIDATURA, PEDRO SIMON, SENADOR, PRESIDENCIA, SENADO, RESPEITO, HISTORIA, ATIVIDADE POLITICA, COMPETENCIA, CONGRESSO NACIONAL, ACEITAÇÃO, OPINIÃO PUBLICA.
  • MANIFESTAÇÃO, DISPOSIÇÃO, DIALOGO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DEFESA, ETICA, DIGNIDADE, COMPETENCIA, PEDRO SIMON, SENADOR, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SENADO, EXCLUSIVIDADE, EMPENHO, PROTEÇÃO, INTERESSE PUBLICO, APERFEIÇOAMENTO, DEMOCRACIA, PAIS.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Garibaldi Alves, quero cumprimentá-lo por em V. Exª. E acho importante que eu possa aqui lhe dizer isso, porque eu havia sua eleição. Quero aqui revelar, apesar de ser secreto e reservado o voto, que votei assumido o compromisso de respeitar a vontade majoritária do seu partido.

     V. Exª sabe que eu, com outros Senadores, como o Senador Cristovam Buarque, avaliamos que poderíamos transmitir aos Senadores do PMDB, que são nossos colegas e amigos aqui dentro, e às Senadoras do PMDB, que seria muito bom se pudéssemos um dia ter como Presidente do Senado o Senador Pedro Simon, por sua história, sua trajetória. Já falei bastante sobre isso aqui. Ele reúne condições excepcionais para presidir esta Instituição, inclusive tem um relacionamento com o Poder Executivo que é o melhor para a Nação.

     Senador Garibaldi Alves, V. Exª governou o Estado do Rio Grande do Norte e, aqui, no Senado, por dois mandatos, construiu uma relação com todos os seus colegas, assumiu posições importantes, inclusive na chamada CPI dos Bingos, que teve o Senador Efraim Morais como Relator - a pessoa que mais de perto trabalhou com V. Exª. E, em muitas situações, V. Exª também pôde, por meio da sua forma de ser, do seu equilíbrio, demonstrar que reúne as condições para muito bem presidir o Senado Federal. Quero transmitir a V. Exª, Senador Garibaldi Alves, que procurarei colaborar com V. Exª, que me poderá solicitar as mais diversas funções e formas de colaboração.

     Ao Senador Pedro Simon digo que o movimento que se desencadeou de forma natural, aqui, alcançou a receptividade da opinião pública. V. Exª pôde observar que o Globo Online, a Folha Online, diversos blogs e sites fizeram pesquisas a esse respeito e, por exemplo, na Folha de S.Paulo, V. Exª foi considerado, por mais de 17 mil internautas, como a pessoa que, com 77% dos votos, poderia muito bem estar conduzindo esta Casa.

     Com respeito à palavra de V. Exª sobre o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na primeira oportunidade que eu tiver de dialogar com o Presidente Lula, e espero que seja em breve, vou dizer-lhe que, por tudo que conheço de V. Exª, ele pode ter certeza de que se um dia o Senado Federal tiver V. Exª como Presidente - e isso poderá acontecer, porque a cada dois anos escolhemos um Presidente - ele poderá ficar completamente despreocupado com respeito a qualquer ação de V. Exª, que sempre será em defesa do interesse maior do povo brasileiro e do interesse público, em defesa do aperfeiçoamento das instituições democráticas, em defesa da ética na vida política, de maneira muito afim com o que conheço da história do Presidente Lula, desde que nos tornamos companheiros e que fui convidado para participar da fundação do Partido dos Trabalhadores.

     Eu, que era do MDB e fui convidado, por afinidade de propósitos, a juntar-me aos que estavam formando o PT, considero-me um membro para a vida do Partido dos Trabalhadores. Reconheço em V. Exª uma pessoa que, historicamente, é para a vida do PMDB. Todos os seus colegas de Partido me informaram como V. Exª tem honrado, ao longo da sua vida, o Partido a que pertence. De forma elegante, V. Exª transmitiu ao próprio Senador Garibaldi Alves e aos seus colegas de PMDB: “Eu só serei candidato se for do Partido.”. Ao ser escolhido outro companheiro, no caso, o Senador Garibaldi Alves, V. Exª, inclusive, confirmou: “Eu votei no Senador Garibaldi Alves.”

(Interrupção do som.)

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Concluindo, Sr. Presidente, quero também cumprimentar o Senador Tião Viana, que, ao longo desses 63 dias à frente da Presidência do Senado Federal, conduziu-se muito bem.

     Espero, Senador Garibaldi, colaborar com V. Exª para dignificar, cada vez mais, a nossa instituição, o Senado Federal, inclusive no diálogo com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

     Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/2007 - Página 44991