Discurso durante a 237ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo aos líderes do Senado para que agilizem a formação de uma comissão de representação para buscar um entendimento do Executivo com o bispo de Barra Dom Luis Cappio.

Autor
José Nery (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/PA)
Nome completo: José Nery Azevedo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Apelo aos líderes do Senado para que agilizem a formação de uma comissão de representação para buscar um entendimento do Executivo com o bispo de Barra Dom Luis Cappio.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2007 - Página 46008
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • COMENTARIO, DECISÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), MANUTENÇÃO, OBRAS, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, AGRAVAÇÃO, AUSENCIA, ENTENDIMENTO, EXECUTIVO, BISPO, PROTESTO, GREVE, FOME.
  • SOLICITAÇÃO, LIDER, SENADO, AGILIZAÇÃO, INSTAURAÇÃO, COMISSÃO, BUSCA, ENTENDIMENTO, PARTES BENEFICIARIAS, ESPECIFICAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MOTIVO, RISCO DE VIDA, BISPO.

            O SR. JOSÉ NERY (P-SOL - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, diante da decisão do Supremo Tribunal Federal, de continuidade das obras de transposição e do agravamento do impasse que estamos vivendo nesses dias com o jejum ou, como se diz, a greve de fome de Dom Luiz Cappio, queria reiterar o que disse há pouco o Senador Suplicy e solicitar que a comissão de representação externa seja constituída imediatamente.

            Portanto, faço um apelo aos Srs. Líderes para que a constituição dessa comissão se dê imediatamente, no início dos trabalhos desta tarde, para que possamos, a partir daí, trabalhar no sentido de o Senado oferecer uma contribuição na mediação desse impasse, bastante grave. Entendo que o Senado, a Câmara dos Deputados devem atuar no sentido de encontrar a melhor solução de modo que seja preservada a vida de Dom Luiz Cappio e, ao mesmo tempo, seja atendida à reivindicação de suspensão das obras do rio São Francisco.

            Peço ainda que o Governo, o Presidente Lula, se disponha ao diálogo verdadeiro e direto, a fim de solucionarmos esse problema no mais curto espaço de tempo, pois a vida de Dom Cappio corre risco. E o Brasil inteiro, todos os democratas, o povo brasileiro, os trabalhadores, especialmente os nordestinos, esperam que esse conflito seja mediado e uma solução seja encontrada o mais rapidamente possível.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2007 - Página 46008