Discurso durante a 241ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Avaliação do Senado com o fechamento do ano legislativo. Votos de que em 2008 o Senado possa estreitar o relacionamento com a Câmara e definir uma pauta para o Congresso Nacional.

Autor
Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
Nome completo: José Renato Casagrande
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Avaliação do Senado com o fechamento do ano legislativo. Votos de que em 2008 o Senado possa estreitar o relacionamento com a Câmara e definir uma pauta para o Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 21/12/2007 - Página 46386
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • AVALIAÇÃO, CONCLUSÃO, SESSÃO LEGISLATIVA, DIFICULDADE, SENADO, CRISE, SAIDA, RENAN CALHEIROS, EX PRESIDENTE, OBSTACULO, DEBATE, ATENDIMENTO, INTERESSE PUBLICO.
  • EXPECTATIVA, PLANEJAMENTO, PAUTA, SENADO, CONGRESSO NACIONAL, MELHORIA, RELACIONAMENTO, CAMARA DOS DEPUTADOS, APRESENTAÇÃO, CUMPRIMENTO, FESTA NATALINA, AGRADECIMENTO, APOIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.

     O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, estou inscrito com o Líder, mas, se V. Exª permitir que eu faça o registro de um pronunciamento daqui, de onde estou, neste um minuto, já me atenderia, até para poder liberar o tempo para outros oradores que já estão inscritos e que estão esperando há muito para se pronunciar.

     Estamos chegando ao último dia de Sessão Legislativa. Haverá o fechamento do ano legislativo na segunda-feira, em uma sessão solene. É fundamental que possamos fazer uma avaliação, que quero deixar registrada nos Anais da Casa, sobre o ano de 2007, que vivenciamos. Foi um ano difícil para o Senado, mas também um ano importante, porque fizemos grandes debates. Temos de aproveitar também essas crises, para que possamos ter as oportunidades.

     Deixamos de votar e debater matérias importantes, porque ficamos debatendo a crise que envolveu nosso ex-Presidente, Senador Renan Calheiros. Essa é uma realidade. Por mais que tenhamos feito, a imagem que deixamos transparecer e que construímos neste ano foi a de que o Senado, como instituição, afastou-se muito do anseio e da vontade da população brasileira. Mesmo que tenhamos votado muito, o que ficou para a sociedade foi essa crise, e não conseguimos dar o desfecho da forma como a sociedade desejava em torno das dificuldades que vivenciamos aqui, na Casa. Mas, de qualquer forma, avalio que houve pontos positivos - e os registro no meu pronunciamento.

     Estamos já há três anos sem um debate entre Câmara e Senado. A Câmara, na Legislatura passada, ficou por dois anos vivendo crises consecutivas; o Senado viveu, neste ano, crises consecutivas. Isso impediu um debate entre as lideranças das duas Casas.

     Falei com o Presidente, o Senador Garibaldi Alves, ontem, na residência dele. S. Exª tem uma oportunidade. Deus dá as oportunidades às pessoas, e há pessoas que as aproveitam, e outras que não as aproveitam. Espero que o Senador Garibaldi aproveite essa oportunidade para fazer um planejamento, uma pauta de ações dentro do Senado, a nossa pauta do Senado. Que S. Exª possa estreitar um relacionamento com o Presidente Arlindo Chinaglia, para que as duas Casas possam voltar a dialogar! Faz três anos que as Casas não dialogam. Que as Casas possam voltar a dialogar! Que haja uma pauta do Congresso Nacional, para que 2008 seja um ano do recomeço, do reinício! E que possamos recuperar o tempo perdido em 2007, debatendo os temas de interesse da sociedade! É isso que quero registrar.

     Deixo a V. Exª, Senador Delcídio Amaral, meu abraço de feliz Natal. Que V. Exª transmita ao Presidente, Senador Garibaldi Alves, meu abraço e lhe diga do meu desejo de colaborar permanentemente, para que esta Casa possa representar a população brasileira! Que possamos ter um pouco mais de credibilidade junto à sociedade brasileira! Nós, Senadores, convivemos aqui com nossas diferenças, mas que todos possam ter um Natal de muita paz, de muito amor, de muita alegria, com Jesus Cristo! Que, em 2008, possamos dar nossa contribuição, cumprir nosso dever de casa, fazendo com que a qualidade de vida da sociedade possa melhorar pela ação que desenvolvemos aqui.

     A todos que nos acompanham aqui, aos telespectadores da TV Senado e da Rádio Senado, também transmito meu abraço. Aos funcionários que nos ajudaram, obrigado! Agradeço aos jornalistas; foi um prazer trabalhar com vocês aqui, neste ano de 2007.

     Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/12/2007 - Página 46386