Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para a realização, em Porto Alegre, da Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades - Inovação democrática e transformação social para cidades inclusivas no século XXI.

Autor
Sérgio Zambiasi (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RS)
Nome completo: Sérgio Pedro Zambiasi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA URBANA. ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), GOVERNO MUNICIPAL.:
  • Destaque para a realização, em Porto Alegre, da Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades - Inovação democrática e transformação social para cidades inclusivas no século XXI.
Publicação
Publicação no DSF de 14/02/2008 - Página 1660
Assunto
Outros > POLITICA URBANA. ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), GOVERNO MUNICIPAL.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, MUNICIPIO, PORTO ALEGRE (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), CONFERENCIA INTERNACIONAL, FUTURO, DESENVOLVIMENTO URBANO, DEBATE, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO, MUNICIPIOS, DETALHAMENTO, PARTICIPAÇÃO, ENTIDADE, ORGANISMO INTERNACIONAL, ASSUNTO, DISCUSSÃO.
  • SAUDAÇÃO, INCENTIVO, TURISMO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ELOGIO, INICIATIVA, JOSE FOGAÇA, PREFEITO DE CAPITAL, PARCERIA, PREFEITURA, PAIS ESTRANGEIRO, ITALIA.

            O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (PTB - RS. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente Papaléo Paes.

            Utilizo essa comunicação de Liderança para falar de um evento importante que o Município de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, realiza, de hoje até o próximo sábado; é um dos mais importantes eventos para a discussão sobre o futuro das cidades. Trata-se, Senador Paim, da Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades - Inovação democrática e transformação social para cidades inclusivas do século XXI.

            Com esse evento, a capital gaúcha volta a ser o pólo mundial de debates sobre o futuro das cidades, condição que alcançou ao ser sede, por três vezes - e do qual o Senador Paim teve inúmeras participações -, do Fórum Social Mundial.

            Agora, com a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades, Porto Alegre retoma sua trajetória como palco da discussão de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida das populações residentes nos pequenos, médios e grandes municípios.

            Srªs. e Srs. Senadores, esse evento reveste-se da maior importância porque a vida do cidadão está intimamente ligada à cidade onde mora. Nada mais importante para ele do que residir numa localidade onde tenha condições de viver dignamente, contando com os serviços essenciais, como saneamento básico, segurança pública, transporte público, rede de ensino, sistema de saúde pública e oferta de emprego.

            Sou um entusiasta do desenvolvimento dos Municípios por entender que eles é que dão suporte aos Estados e à União, não só no Brasil, mas também em outros países. Tudo se resolve nas cidades, porque é nelas que as pessoas residem. Logo, a discussão sobre temas que contribuam para a melhoria de vida nos Municípios é algo que deve ser apoiado e estimulado, porque significa buscar uma condição de vida mais digna para as populações.

            Por isso, quero aqui registrar meus cumprimentos às Prefeituras de Porto Alegre e de Roma pela iniciativa de promover, em parceria com o Ministério das Cidades, Confederação Nacional dos Municípios, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Caixa Econômica Federal, a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades. Para dar uma idéia da importância do evento, basta lembrar que ele conta com o apoio de mais de 30 instituições nacionais e internacionais, entre as quais a Unesco, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, cidades e governos locais unidos e Federação Latino-Americana de Cidades.

            Nesses quatro dias, serão realizadas mais de 280 atividades, ultrapassando 400 horas de debates. A Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades está reunindo personalidades de 30 países no Centro de Eventos da PUC (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). A expectativa é que o evento tenha um público superior a 7.000 pessoas.

            O evento tem quatro eixos de debates: Direito à Cidade - políticas locais sobre Direito e responsabilidade dos cidadãos; Governança e Democracia em Cidades - experiências inovadoras de gestão e participação democrática; Desenvolvimento Local em Cidades - processos de investimento em capital social para desenvolver ativos econômicos, ambientais, humanos, sociais e políticos; Sustentabilidade e Cidade-Rede - a emergência das redes sociais e a cidade sustentável do futuro.

            Além da importância dos temas em discussão, destaco também que a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades tem outro aspecto altamente relevante, que é o de fazer com que Porto Alegre se transforme num pólo de atração do turismo de eventos. Isso é fundamental para a economia da capital gaúcha, porque alavanca as atividades dos setores de prestação de serviço, como, por exemplo, motoristas de táxi, e o comércio, beneficiando especialmente bares, restaurantes e hotéis.

            Por tudo isso, quero expressar aqui, mais uma vez, meus cumprimentos à Prefeitura de Porto Alegre e ao Prefeito José Fogaça pela iniciativa de promover, em conjunto com a Prefeitura de Roma, a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades.

            Era essa a minha manifestação a respeito desse evento relativo à qualidade de vida nas cidades e seu desenvolvimento, que é realmente importante, relevante para todos nós, para o Brasil, para a América do Sul.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/02/2008 - Página 1660