Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Ponderações sobre a suplência de senador da República. Anúncio do afastamento de S.Exa. do Democratas. (como Líder)

Autor
Lobão Filho (DEM - Democratas/MA)
Nome completo: Edison Lobão Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. LEGISLAÇÃO ELEITORAL. POLITICA PARTIDARIA.:
  • Ponderações sobre a suplência de senador da República. Anúncio do afastamento de S.Exa. do Democratas. (como Líder)
Aparteantes
Eduardo Suplicy, João Ribeiro.
Publicação
Publicação no DSF de 19/02/2008 - Página 2559
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. LEGISLAÇÃO ELEITORAL. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, MÃO SANTA, SENADOR, RECEBIMENTO, HOMENAGEM, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, EPOCA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, DESCRIÇÃO, VIDA PUBLICA, ORADOR, ATUAÇÃO, PARTIDO POLITICO, DEMOCRATAS (DEM), DEFESA, INTERESSE, ESTADO DO MARANHÃO (MA), CURSO DE GRADUAÇÃO, ENGENHARIA CIVIL, CIENCIAS ECONOMICAS, ACOMPANHAMENTO, MÃE, DEPUTADO FEDERAL, PAI, GESTÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME).
  • ANALISE, HISTORIA, LEGISLAÇÃO, SUPLENCIA, COMENTARIO, TRAMITAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, AUTORIA, SIBA MACHADO, JEFFERSON PERES, VALDIR RAUPP, TIÃO VIANA, EDUARDO SUPLICY, MARCELO CRIVELLA, SENADOR, ANUNCIO, APRESENTAÇÃO, PROPOSIÇÃO, ORADOR, ALTERAÇÃO, LEGISLAÇÃO ELEITORAL, POSSIBILIDADE, ELEIÇÃO DIRETA, SUPLENTE, MANUTENÇÃO, SISTEMA MAJORITARIO, EFEITO, AMPLIAÇÃO, REPRESENTAÇÃO POLITICA.
  • DEFESA, REFORMA POLITICA, ATUALIZAÇÃO, LEGISLAÇÃO ELEITORAL, CRITICA, EXCESSO, RESOLUÇÃO, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), COMENTARIO, IMPORTANCIA, DEBATE, VOTO PROPORCIONAL, FINANCIAMENTO, CAMPANHA ELEITORAL, FIDELIDADE PARTIDARIA, PLURIPARTIDARISMO, OBRIGATORIEDADE, VINCULAÇÃO, COLIGAÇÃO PARTIDARIA, ESTADOS.
  • DECLARAÇÃO, INOCENCIA, ACUSAÇÃO, IMPRENSA, CORRUPÇÃO, ORADOR, ANUNCIO, DISPONIBILIDADE, ESCLARECIMENTOS, ROMEU TUMA, SENADOR, CORREGEDOR, REGISTRO, PEDIDO, JUSTIÇA ELEITORAL, DESLIGAMENTO, PARTIDO POLITICO, DEMOCRATAS (DEM).

O SR. LOBÃO FILHO (DEM - MA. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, antes de iniciar o meu discurso, quero agradecer a gentileza do Senador João Ribeiro e do Senador César Borges, que me habilitam a falar neste momento. Quero também parabenizar o Senador Mão Santa, pela reportagem maravilhosa da revista Época sobre V. Exª, registrando que a revista faz pouca justiça ao brilhantismo de V. Exª.

O Senado Federal, Câmara Alta do Congresso Nacional, é, ao lado da Câmara dos Deputados, o esteio do regime democrático e do Estado de direito do Brasil

Daqui, memoráveis e históricos discursos marcaram época e ainda ecoam na memória do Congresso, reverberando eternamente na história deste País.

Esta augusta Casa sempre esteve à altura de sua elevada missão, porque a instituição é feita, sobretudo, do brilhantismo e da dedicação dos nobres Senadores, e, nesse particular, sinto-me honrado em compartilhar este mandato e esta responsabilidade com os mais dignos representantes de cada Estado brasileiro.

Sr. Presidente, o vocábulo “suplente” etimologicamente é traduzido como “aquele que supre”, que substitui. No meu caso, especificamente, não há o que suprir no mandato do Senador Edison Lobão. Já substituí-lo beira o impossível. A envergadura política do agora Ministro Edison Lobão encerra qualquer pretensão de substituição. Nem poderia fazê-lo, já que o meu objetivo é trilhar caminho próprio, não sob a sombra de sua importância, mas nas luzes de sua história e do seu exemplo.

E este caminho político não se inicia aqui, agora. Há dezoito anos pertenço ao Diretório Estadual Maranhense do antigo PFL, agora Democratas. Exerci a missão e a alegria de coordenar diretamente as campanhas políticas, sempre vitoriosas, do meu pai e de minha mãe, Deputada Federal Nice Lobão, nos últimos vinte anos.

Nas eleições gerais de 2002, concorrendo como suplente de Senador, tive a oportunidade de percorrer, mais uma vez, o meu querido Maranhão, de norte a sul, de leste a oeste. Participei de dezenas de comícios e fui responsável por um número ainda maior de contatos políticos com prefeitos e lideranças de meu Estado.

Convivi com o bravo povo maranhense, ouvindo suas demandas, sensibilizando-me com suas carências e festejando suas conquistas.

Essa trajetória política permitiu-me, inclusive, décadas de vivência com a rotina das duas Câmaras do Congresso, possibilitando-me conhecer pessoalmente grande parte dos parlamentares.

Na iniciativa privada, tenho, por 26 anos, capitaneado empresas nos ramos da comunicação, mineração e construção civil, empregando centenas de funcionários no meu Estado e participando intensamente da política empresarial do Maranhão, lá exercendo a função de vice-presidente do Fórum Empresarial do Estado, entidade criada com o objetivo de defender o crescimento econômico do Maranhão e lutar destemidamente pela geração de mais empregos para nosso povo.

Sou casado com Paula, maravilhosa companheira, há 25 anos, e tenho dois filhos, Tatiana e Lucas.

Como formação acadêmica, cursei Engenharia Civil na Universidade de Brasília (UnB) e sou Economista pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub).

Trago assim, para minha atuação neste grande Parlamento, além da experiência empresarial e político-partidária, minha formação e minha inabalável convicção cristã.

Srªs e Srs. Senadores, têm sido recorrentes os questionamentos e ponderações relativos à representatividade dos suplentes de Senadores, tão somente pela vigente fórmula de suas eleições. Registre-se, mesma fórmula aplicada nas eleições dos vice-prefeitos, vice-governadores e vice-presidentes.

Importa dizer que tal discussão remonta séculos, no Brasil e no Direito Político estrangeiro. Já tinham suplentes os deputados às cortes portuguesas de 1821, assim como os membros da própria Constituição brasileira do ano de 1823. Em 1946, a Nova Carta Política, definiu a suplência de molde similar com o que temos atualmente. A redemocratização do País acendeu novos debates e a Constituinte de 1988 determinou o atual processo eletivo dos Senadores e seus suplentes.

Mas a discussão continua e, desde 2003, seguidas propostas de emendas à Constituição foram apresentadas nesta Casa. O Senador Sibá Machado inaugurou o debate com a PEC 11/03, propondo que o suplente não assuma o mandato do titular, apenas o substitua por tempo determinado, até novas eleições.

O Senador Jefferson Péres propõe que a eleição se faça apenas quando a vacância ocorrer a mais de trinta meses do fim do mandato. O Senador Valdir Raupp acrescentou nova sugestão pela PEC 042/2004. Em momentos posteriores, novas PECs e valiosas iniciativas da lavra dos Senadores Tião Viana, Eduardo Suplicy, aqui presente, e Marcelo Crivella foram também formuladas.

O debate está aberto atualmente nesta Casa e pretendo, hoje, apresentar um projeto de emenda que objetivará uma maior representatividade do suplente por meio de eleição direta, mantendo, contudo, a forma majoritária.

Sr. Presidente, a suplência de Senador é apenas um dos muitos temas no terreno da política eleitoral.

O voto proporcional, o financiamento e a fiscalização de campanha, a fidelidade partidária, o voto de legenda, a pluralidade partidária também polemizam líderes, políticos e estudiosos, mas é a população brasileira a mais ansiosa por uma melhor representação, quer no Executivo, quer no Parlamento.

O Código Eleitoral data de 1965, nascido em uma outra realidade da política e da sociedade. Leis extravagantes de cunha eleitoral são editadas seguidamente no afã de responder a questões pontuais, ou pior, circunstanciais. O Tribunal Superior Eleitoral, na ausência de atitude do Congresso, legisla ao editar, a cada eleição, as suas temporárias "resoluções". O arcabouço do nosso ordenamento eletivo é uma colcha de retalhos; portanto, uma densa reforma política mostra-se urgente!

Sr. Presidente, durante semanas fui acusado de haver cometido irregularidades que nunca cometi. Paguei, na imprensa, o preço pela posse do Exmº Sr. Ministro Edison Lobão, titular da vaga que ora ocupo.

É natural que o homem público tenha sua vida escaneada, vigiada bem de perto, porém fica o desabafo: é preciso haver limites nas acusações irresponsáveis e claramente motivadas por interesses contrariados. Mas para mim esse fato está superado. Estarei apresentando voluntariamente ao Corregedor Romeu Tuma todos os esclarecimentos necessários para a consecução de seu relatório.

Sr. Presidente, como disse antes, faço parte do Partido Democratas há quase 20 anos. Contudo, pedi à Justiça Eleitoral que autorizasse o meu desligamento dessa agremiação que me acolheu com tanto carinho por tantos anos. Eu o faço com o coração partido, mas consciente de que no atual panorama político minha permanência no Democratas é quase impossível.

Do Democratas, caso autorizado o meu desligamento, só ficarão saudades e muitos e grandes amigos, tanto no meu Estado como na Câmara Federal e também aqui no Senado.

Mas assim é o universo político e agora desejo novos rumos.

Não posso encerrar sem agradecer ao Senador José Agripino pela postura sensata e equilibrada na condução desse assunto no seio partidário. Graças a ele teremos, se Deus quiser, um final feliz e em paz.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - V. Exª permite?

O SR. PRESIDENTE (Papaléo Paes. PSDB - AP) - Senador Eduardo Suplicy, prorrogo a sessão por trinta minutos. Peço a V. Exª brevidade porque, na prorrogação, temos de atender ainda a quatro Senadores inscritos, inclusive V. Exª.

O SR. LOBÃO FILHO (DEM - MA) - Senador Suplicy, com grande honra, recebo o seu aparte.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Senador Lobão, quero aqui transmitir a V. Exª que não nos conhecemos tão bem, nesses últimos dias nos cumprimentamos, estou conhecendo-o. Noto que V. Exª tem também formação em Economia e poderá dar uma contribuição importante nesta Casa e traz um assunto que muito tem nos preocupado, relacionado à reforma tributária e aos suplentes.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Cumprimento-o por estar aqui tentando colaborar com respeito ao que fazer para que haja ainda maior legitimidade em relação ao presente com respeito aos suplentes. A proposta que apresento, uma vez que V. Exª mencionou que deseja a eleição direta dos suplentes, tem exatamente este objetivo de que possam os eleitores, na hora de escolher o titular, também dentre nomes alternativos que a coligação ou partido apresente, votem em quem preferem seja o primeiro suplente, ou no segundo ou no terceiro nomes, de forma que o suplente seja, portanto, legitimado pela vontade em eleição direta, dos eleitores. Não conheço ainda o detalhe de sua proposição, mas avalio, pelo que V. Exª mencionou, que é na mesma direção.

O SR. LOBÃO FILHO (DEM - MA) - Agradeço o aparte, Senador Suplicy. Minha proposta é semelhante, apenas diferimos no sentido de que proponho que o suplente seja escolhido dentro de uma chapa interna da coligação ou do partido e que seja apenas um suplente. Vou encaminhar a V. Exª a proposta de emenda, para que V. Exª possa apreciar com mais calma.

Sr. Presidente, termino aqui essa minha primeira manifestação.

O Sr. João Ribeiro (Bloco/PR - TO) - Senador Lobão...

O SR. LOBÃO FILHO (DEM - MA) - Pois não.

O Sr. João Ribeiro (Bloco/PR - TO) - Sr. Presidente, se V. Exª permitir só trinta segundos.Gostaria apenas de cumprimentar V. Exª pelo primeiro pronunciamento que faz nesta Casa, já falando aqui do peso da responsabilidade que V. Exª assume. Afinal, assumir a vaga do seu pai, o Senador Lobão, não é fácil, com certeza, não será fácil. Lobão é um dos Senadores mais respeitados desta Casa, um dos políticos mais brilhantes que nós temos no Congresso Nacional, e que agora assumiu, também com muita propriedade e muita competência, por indicação do PMDB, o Ministério das Minas Energia, e, com certeza, fará ali também um grande trabalho, como tem feito ao longo da sua vida toda. Eu já o acompanho há algum tempo. Lobão é meu amigo pessoal, é meu padrinho de casamento. Portanto, eu seria suspeito para fazer qualquer tipo de elogio pelo laço de amizade, admiração e respeito que tenho por ele. Tenho certeza que V. Exª fará aqui um grande trabalho, já que acompanha seu pai a vida toda, e a sua mãe, a Deputada Nice Lobão, que também tem um brilhante trabalho na Câmara dos Deputados. Família de políticos, família de homens e mulheres, sobretudo, que sempre serviram ao povo, seu pai e sua mãe. Portanto, as minhas palavras são no sentido do incentivo, de que V. Exª consiga fazer aqui, no período que ficará como Senador, o trabalho que deseja fazer e, sobretudo, dar prosseguimento ao trabalho do seu pai, do ilustre Senador e hoje Ministro Edison Lobão. Meus cumprimentos, meus parabéns! Que Deus ilumine sempre a sua caminhada e, sobretudo, essa sua passagem aqui! Que ela seja muito produtiva para o País e para o seu querido Estado do Maranhão.

O SR. LOBÃO FILHO (DEM - MA) - Obrigado, Senador João Ribeiro, pelas suas carinhosas palavras. Espero corresponder a esse seu desejo.

Sr. Presidente, termino aqui essa primeira manifestação formal, elevando o meu olhar para Deus, pedindo-Lhe luz e discernimento na condução de minha atuação ante tão ilustres e dignos membros desta Casa do Congresso Nacional.

Não espero superar as virtudes tantas vez aqui demonstradas.

Espero, isto sim, contribuir com a força de minha juventude e inteligência para a realização dos sonhos de desenvolvimento do meu País e, principalmente, do Maranhão.

Deus nos ilumine a todos!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/02/2008 - Página 2559