Discurso durante a 15ª Sessão Especial, no Senado Federal

Homenagem ao Dia Nacional do Aposentado.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. PREVIDENCIA SOCIAL. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Homenagem ao Dia Nacional do Aposentado.
Publicação
Publicação no DSF de 27/02/2008 - Página 3593
Assunto
Outros > HOMENAGEM. PREVIDENCIA SOCIAL. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • ANUNCIO, HOMENAGEM, ORADOR, DIA INTERNACIONAL, MULHER.
  • SAUDAÇÃO, MEMBROS, MESA DIRETORA, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, DIA NACIONAL, APOSENTADO, COMENTARIO, SIMULTANEIDADE, OCORRENCIA, REUNIÃO, CENTRAL SINDICAL, COBRANÇA, MELHORIA, APOSENTADORIA.
  • DESCRIÇÃO, LUTA, APOSENTADO, RESTITUIÇÃO, PERDA, SALARIO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, CRIAÇÃO, AUXILIO DOENÇA, FARMACIA, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO CARENTE, CONSELHO, IDOSO.
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, PROJETO, ORADOR, PERIODO, ATUAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), PARTICIPAÇÃO, IDOSO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, BENEFICIO, APRENDIZAGEM, CRIANÇA, JUVENTUDE, EXPECTATIVA, MELHORIA, COMUNIDADE.
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, ORADOR, PERIODO, DEPUTADO ESTADUAL, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), DEFESA, GRATUIDADE, IDOSO, TRANSPORTE COLETIVO URBANO, TRANSPORTE INTERESTADUAL, EXTINÇÃO, APOSENTADORIA, CONGRESSISTA, AMBITO ESTADUAL, MOTIVO, OPINIÃO, PAGAMENTO INDEVIDO.
  • REGISTRO, AUMENTO, NUMERO, CENTENARIO, ANIVERSARIO, IDOSO, BRASIL, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POLITICA NACIONAL.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Sr. Ministro Luiz Marinho, senhores que compõem a Mesa, faço, muito especialmente, uma saudação a todos os aposentados e às aposentadas, razão e sentido deste momento que a gente está vivendo aqui no Senado da República.

Quero, antes de começar minha fala, que vai ser breve, eu prometo, fazer uma homenagem muito especial às mulheres aposentadas, porque o Dia Internacional da Mulher vem aí, dia 8 de março, e nós, mulheres, sabemos todo o processo de discriminação que sofremos através dos tempos. Então, uma homenagem muito especial às companheiras mulheres.

Quero também fazer uma saudação especial aos homens aqui presentes, porque sabemos que são homens solidários, fraternos, generosos, que sempre ajudaram e vão continuar nos ajudando nessa luta pelo fim da discriminação.

Sr. Presidente, o Dia Nacional dos Aposentados é uma data muito importante para milhares e milhares de brasileiros e brasileiras que são homenageados e homenageadas por tudo com que contribuíram para o crescimento desta grande Nação. Neste dia, também as centrais sindicais se reúnem para cobrar medidas que possam fazer justiça a essa categoria que cresce cada dia mais e que merece de todos nós o respeito devido.

Hoje, a maior luta dos aposentados é pela recomposição das perdas salariais. Não temos dúvida disso. A luta por melhoria nas condições de qualidade de vida, melhor tratamento dos aposentados e pensionistas têm de ser motivos de reflexão e alerta permanentes para todos nós. Pontos como a construção de uma farmácia popular, alta programada, auxílio-doença e a criação do conselho do idoso, com sua participação em temas como saúde, transporte, educação e tudo mais.

Eu, senhoras e senhores, fui Secretária de Educação e Cultura do meu Estado de Mato Grosso. Faz tempo, mais de 20 anos. Quando eu fui Secretária, há mais de 20 anos - fui Secretária por um ano; aí, eu fui mandada embora -, havia toda uma programação, uma busca, uma discussão não para que conseguíssemos simplesmente inserir a questão do idoso num currículo, mas para que pudéssemos trazer o idoso, com a competência, com a experiência que tem, para dentro das nossas escolas, para contar sua história de vida, sua experiência, suas conquistas e suas dificuldades às nossas crianças, aos nossos alunos. Tentei fazer isso, mas, infelizmente, meu tempo por lá foi pouco e não consegui levar essa proposta avante. Mas essa proposta não é difícil, senhoras e senhores, de ser levada.

Deixo aqui um alerta aos Secretários de Educação de todos os Estados do nosso País para que busquem trazer essa discussão para a escola, porque há muita riqueza dentro de cada um e de cada uma dos nossos aposentados, que precisa ser conhecida, que precisa realmente ser contada às nossas crianças e aos nossos jovens, que hoje sentem falta disso.

Costumo dizer aos meus netos, às minhas netas, aos meus pequetitos, como costumo chamá-los, que eles têm que conversar com as pessoas de mais idade, que têm que buscar essa experiência, que têm que buscar conhecer como eles conquistaram determinado espaço na sociedade, as dificuldades, inclusive, como aconteceram, porque, infelizmente, nossos jovens e nossas crianças hoje se aconselham muitas vezes com pessoas que não são as mais devidas. Por isso, há muito desvirtuamento, especialmente dos nossos jovens na nossa sociedade.

Digo sempre que tenho oportunidade e digo agora, aqui desta tribuna, àqueles jovens que porventura estejam nos ouvindo que ouçam as pessoas que têm mais idade, que ouçam os nossos aposentados, que conversem com eles sobre os problemas que têm, que busquem nessa experiência espelho para continuidade de suas vidas. Tenho certeza de que isso vai contribuir muito para a melhoria da nossa sociedade, especialmente para o rumo dos nossos jovens e das nossas crianças que vêm aí.

Quero ainda dizer que, além de tudo isso que estou dizendo aqui, da necessidade da participação dos nossos aposentados junto à construção de uma nova sociedade, de uma sociedade melhor para todos, sem desperdício do conhecimento dos nossos aposentados, que talvez seja necessário um PAC que destrave, de vez por todas, as conquistas de direitos dos aposentados no Brasil, alertando os nossos governantes para a necessidade de políticas públicas de valorização daqueles que muito já contribuíram para o desenvolvimento do País.

Digo tudo isso porque, senhoras e senhores, nos meus três mandatos de Deputada Estadual no meu Estado de Mato Grosso, lutei concretamente por algumas conquistas, como a acessibilidade gratuita em transportes públicos ao idoso. Fui muito firme, foi uma luta muito difícil, foi muita mobilização, mas foi uma conquista concreta do nosso mandato o projeto de lei de acessibilidade ao transporte gratuito intermunicipal no Estado de Mato Grosso, tanto é que eles dizem, a título carinhoso à minha pessoa, que eu sou a madrinha dos idosos, dos aposentados no meu Estado de Mato Grosso.

Isso me orgulha muito.

Sr. Presidente, junto com o Deputado Wilson Santos, que hoje não é do meu Partido e é Prefeito da Capital de Mato Grosso, fomos responsáveis, à época, pelo fim de um privilégio em Mato Grosso. Eu me refiro ao FAP, aposentadoria, do meu ponto de vista, indevida, aos Parlamentares do Estado de Mato Grosso. Terminamos com essa aposentadoria aos Parlamentares de Mato Grosso porque achamos que era indevida. Não foi mérito só meu, mas também do então Deputado Wilson Santos.

Eu acho que a gente precisa lutar por conquistas, mas também lutar contra aquilo que é indevido, contra aquilo que a gente acha que é vergonhoso, por exemplo, aposentadorias com oito, doze anos, do meu ponto de vista totalmente indevidas. Conseguimos lá terminar.

Então, com tranqüilidade e autoridade, homenageio nesta data todos os aposentados e aposentadas do nosso imenso Brasil e, em especial, do meu querido Mato Grosso. Em nome do Sr. Silvino Monteiro, uma pessoa de bastante idade no nosso Mato Grosso, mas um batalhador, um lutador dia e noite pelas conquistas dos aposentados, quero homenagear todas as lideranças e todos os aposentados do meu Estado de Mato Grosso.

Para encerrar, quero dizer aqui que temos notícias de que, hoje, em nosso País, nós já temos mais de 11 mil pessoas com mais de 100 anos. Mais de 11 mil pessoas com mais de 100 anos! E eu quero dizer aqui, com a força do meu coração: que todos que estão aqui e que não estão aqui; que milhares, que centenas de milhares, que milhões de pessoas vamos chegar a mais de 100 anos, com certeza, neste País, com qualidade de vida, com qualidade de vida, sim, e com qualidade de vida proporcionada por políticas públicas da melhor qualidade, para que a possamos chegar a mais de 100 anos com uma vida muito boa.

Parabéns a todos e a todas e a minha homenagem sincera e o meu abraço muito carinhoso a todos e a todas. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/02/2008 - Página 3593