Discurso durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio de que o Ministério das Comunicações universalizará o acesso à internet, em banda larga, em diversos municípios do Estado de Roraima, através de Telecentros Comunitários.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA SOCIAL.:
  • Anúncio de que o Ministério das Comunicações universalizará o acesso à internet, em banda larga, em diversos municípios do Estado de Roraima, através de Telecentros Comunitários.
Publicação
Publicação no DSF de 20/03/2008 - Página 6493
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), IMPLANTAÇÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DE RONDONIA (RO), LOCAL, GRATUIDADE, ACESSO, COMUNIDADE, INTERNET, SUPERIORIDADE, VELOCIDADE, BENEFICIO, ESTUDANTE, SOCIEDADE.
  • COMENTARIO, ENTREGA, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), MATERIAL ELETRONICO, MOVEIS, SOFTWARE, NECESSIDADE, PREFEITURA, DOAÇÃO, LOCAL, ADAPTAÇÃO, IMPLANTAÇÃO, PROJETO.
  • ELOGIO, PROGRAMA, GOVERNO FEDERAL, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), ACESSO, POPULAÇÃO, INFORMATICA, EXPECTATIVA, AMPLIAÇÃO, REGISTRO, ADESÃO, PREFEITURA, EDITAL, PROJETO.
  • AGRADECIMENTO, COORDENADORIA, PROJETO ESPECIAL, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), PARCERIA, SERVIDOR, GABINETE, ORADOR, VIABILIDADE, IMPLANTAÇÃO, PROJETO, TOTAL, MUNICIPIOS, ESTADO DE RORAIMA (RR).

O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente João Pedro, Srªs e Srs. Senadores, Senador Pedro Simon, Senador Jayme Campos, quero fazer um agradecimento especial desta tribuna ao Ministro das Comunicações, Hélio Costa, que, atendendo a um pedido feito por mim, vai instalar telecentros em todos os municípios de Roraima até o dia 30 de junho.

É lógico que só são quinze Municípios em Roraima, distantes e carentes. Muitos deles não têm telefone, a maioria não tem banda larga. Com certeza, só Boa Vista tem telefonia em banda larga.

As pessoas de Roraima, principalmente os estudantes, poderão usar gratuitamente este espaço, onde terão acesso à Internet em alta velocidade, o que ainda não está disponível na maioria das cidades de Roraima. Quando existe, como é o caso de Boa Vista, é a internet mais cara do Brasil. As prefeituras do interior, às vezes, nem têm condições de manter uma Internet. Só Mucajaí pode ter internet banda larga; as outras não.

O espaço dos telecentros é aberto à população. Todos os moradores de Roraima passarão a ter acesso à internet, e muitos trabalhadores vão ter a chance de aprender e se aperfeiçoar na informática, principalmente os estudantes das escolas públicas.

O Ministério das Comunicações vai fornecer para cada telecentro instalado em Roraima um computador servidor, dez computadores em rede, um projetor multimídia, um roteador wireless - que é um aparelho que transmite sem fio a banda larga para uma distância de, mais ou menos, duzentos metros em torno da torre, quer dizer, as casas ali perto poderão pegar banda larga desde que sejam cadastradas -, uma impressora a laser, uma central de monitoramento remoto, onze estabilizadores, onze mesas para computador, uma mesa para impressora, uma mesa para o monitor - que ficará no local auxiliando os usuários do telecentro -, armários e cadeiras.

Além do mobiliário, dos computadores, da infra-estrutura de rede lógica e de sistemas, o Ministério das Comunicações ainda ficará responsável pela instalação de softwares livres e de programas informatizados que forem necessários para o funcionamento dos telecentros.

Em contrapartida, as prefeituras devem oferecer local adequado, com luz, água potável, sanitários, linha telefônica e acessibilidade às pessoas portadoras de necessidades especiais. Cada prefeito também ficará responsável pela manutenção das instalações físicas e acompanhamento da manutenção dos equipamentos.

A instalação desses telecentros comunitários faz parte da política de inclusão digital do Ministério das Comunicações e do Governo do Presidente Lula.

Para quem não sabe, o telecentro é um ponto onde há computadores disponíveis para uso gratuito da comunidade. A conexão à Internet é feita em banda larga, ou seja, alta velocidade, o que viabiliza a recepção de programas de TV educacionais e também viabiliza a prática da telemedicina, além da realização de cursos profissionalizantes, treinamento de professores, entre outros.

Cada telecentro de Roraima contará também com, no mínimo, um monitor para ajudar as pesquisas dos alunos e orientar no manuseio dos computadores os idosos, trabalhadores, e portadores de necessidades especiais. Os que forem até o local terão acesso e condições de participar do mundo da informática, que é estranho para muitos dos habitantes dos Municípios de Roraima. A maioria só tem acesso em Boa Vista, e um percentual muito pequeno.

Além das cidades de Roraima, até 30 de junho deste ano, o Ministério das Comunicações pretende instalar 5.564 telecentros em todo o Brasil; 4.900 prefeituras já aderiram ao edital lançado pelo Ministério, e mais 634 ainda devem aderir até esta sexta-feira. O investimento para universalizar o acesso à internet, por meio desses telecentros do Ministério das Comunicações, foi da ordem de R$134 milhões.

Também quero aproveitar para fazer um agradecimento especial à Coordenação Geral de Acompanhamento de Projetos Especiais do Ministério das Comunicações, que, até o último momento, trabalhou junto com os funcionários do meu gabinete para fazer com que todos os municípios de Roraima fossem contemplados com o projeto de telecentros.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/03/2008 - Página 6493