Discurso durante a 36ª Sessão Especial, no Senado Federal

Informa que a matéria de interesse da Senadora Kátia Abreu, o Código do Contribuinte, está sobrestada e apresenta a sugestão de fazer-se uma audiência pública para ganhar tempo e discutir a questão.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA FISCAL.:
  • Informa que a matéria de interesse da Senadora Kátia Abreu, o Código do Contribuinte, está sobrestada e apresenta a sugestão de fazer-se uma audiência pública para ganhar tempo e discutir a questão.
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2008 - Página 7028
Assunto
Outros > POLITICA FISCAL.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, TRAMITAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), SOBRESTAMENTO, PROJETO DE LEI, PROTEÇÃO, CONTRIBUINTE, SUGESTÃO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, APROVEITAMENTO, TEMPO, IMPORTANCIA, DEBATE, PARTICIPAÇÃO, RECEITA FEDERAL, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL, OBJETIVO, SUBSIDIOS, VOTAÇÃO, SENADOR, AUSENCIA, ADIAMENTO.

     O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, vou prestar o esclarecimento, com o maior carinho, à Senadora Kátia Abreu, dizendo o seguinte: primeiro, como a pauta está trancada, o requerimento da Senadora não pode ser votado. Portanto, a matéria está sobrestada, e ela tem razão, o processado deveria estar na Mesa, esperando que se votasse o requerimento.

     Agora, informo à Senadora Kátia Abreu e a todos os Senadores que, independentemente da votação do requerimento, porque a pauta está sobrestada, podemos - essa é a minha intenção - fazer uma audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos, exatamente para que ganhemos tempo e possamos discutir a questão, que é extremamente importante.

     Sou a favor desse Código do Contribuinte. Agora, precisamos ouvir a Receita Federal, o Ministério da Fazenda, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, para que possa haver mecanismos que funcionem na prática, para se defender o contribuinte, mas que também não causem nenhum tipo de prejuízo ao pagamento de impostos.

     Então, enquanto a matéria está trancada, no requerimento fiz uma solicitação à CAE. Independentemente do processado, do projeto, podem-se fazer nas comissões audiências públicas sobre qualquer assunto pertinente a elas. Que façamos essa audiência pública, para exatamente discutirmos e podermos dar embasamento às Srªs e aos Srs. Senadores, quando nós formos votar o Requerimento aqui no Plenário.

     A minha idéia não é postergar: é debater e esclarecer, para que possamos ter, efetivamente, esse ganho de tempo, enquanto a pauta estiver trancada, já que várias Medidas Provisórias serão lidas, e ela continuará trancada por um bom tempo.

     Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2008 - Página 7028