Discurso durante a 78ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcrição das matérias intituladas "Garimpeiro e sem-terra fecham ferrovia", "Polícia reprime marcha de professores" e "Juiz manda grevista voltar ao trabalho", publicadas no jornal O Liberal, edições de 10 e 14 de maio do corrente, respectivamente.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA. ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Transcrição das matérias intituladas "Garimpeiro e sem-terra fecham ferrovia", "Polícia reprime marcha de professores" e "Juiz manda grevista voltar ao trabalho", publicadas no jornal O Liberal, edições de 10 e 14 de maio do corrente, respectivamente.
Publicação
Publicação no DSF de 16/05/2008 - Página 14706
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA. ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • COMENTARIO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O LIBERAL, ESTADO DO PARA (PA), REGISTRO, PROTESTO, MEMBROS, MOVIMENTO TRABALHISTA, SEM-TERRA, FECHAMENTO, FERROVIA, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD), MOTIVO, DESCUMPRIMENTO, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), PAGAMENTO, COMPENSAÇÃO, PERDA, COMERCIO, OURO, SERRA PELADA, PREJUIZO, ECONOMIA, POPULAÇÃO, AMBITO ESTADUAL.
  • COMENTARIO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O LIBERAL, ESTADO DO PARA (PA), CRITICA, GOVERNO ESTADUAL, AUSENCIA, NEGOCIAÇÃO, REIVINDICAÇÃO, PROFESSOR, SITUAÇÃO, GREVE, UTILIZAÇÃO, VIOLENCIA, POLICIA, REPRESSÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, SOLIDARIEDADE, CLASSE PROFISSIONAL.

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, lamentavelmente o clima de tensão e insegurança no Estado do Pará é grande. Ontem, os garimpeiros e o MST, em ação de protesto contra o Governo Federal e a Caixa Econômica pelo não cumprimento do pagamento das compensações referentes às perdas com a venda do ouro em Serra Pelada, novamente invadiram a estrada de ferro de Carajás, de propriedade da Companhia Vale do Rio Doce, causando sérios prejuízos que certamente não afetarão só a empresa, mas a sociedade paraense como um todo.

Sr. Presidente, ante a importância do tema, solicito a V. Exª que seja considerado como lido nosso discurso e inserido nos Anais da Casa a reportagem publicada no Jornal O Liberal, edição de hoje, sob o título “Garimpeiro e sem-terra fecham ferrovia.

O segundo assunto que trago a tribuna, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é sobre a instabilidade administrativa que assola o Estado do Pará vem provocando a insatisfação em várias classes profissionais, em especial a dos Professores da educação estadual, que estão em greve desde o dia 09 último, reivindicando reajuste salarial e concessão de tíquete alimentação.

Lamentavelmente, além de não haverem sido recebidos pelo Governo do Estado para encaminhamento da pauta de reivindicações, foram reprimidos com pancadas, balas de borracha e spray de pimentas pela polícia militar, em uma atitude desumana e hostil.

Diante da atitude intransigente e antidemocrática do Governo do Estado, é que nos solidarizamos com os Professores da rede estadual de ensino.

Sr. Presidente, em face da importância do tema, solicito a Vossa Excelência que seja considerado como lido nosso discurso e inserido nos Anais da Casa a Reportagem publicada no Jornal O Liberal, edição de hoje, sob o título “Juiz manda grevista voltar ao trabalho”.

 

********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR SENADOR MÁRIO COUTO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“Garimpeiro e sem-terra fecham ferrovia.”

“Polícia reprime marcha de professores.”;

“Juiz manda grevista voltar ao trabalho.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/05/2008 - Página 14706