Discurso durante a 74ª Sessão Especial, no Senado Federal

Solidariedade à Ministra Marina Silva, em seu pedido de demissão do Ministério do Meio Ambiente.

Autor
Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Solidariedade à Ministra Marina Silva, em seu pedido de demissão do Ministério do Meio Ambiente.
Publicação
Publicação no DSF de 14/05/2008 - Página 13901
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, NOTICIARIO, IMPRENSA, RENUNCIA, MARINA SILVA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), ELOGIO, HONRA, RESPONSABILIDADE, GESTÃO, POLITICA DO MEIO AMBIENTE, RETORNO, MANDATO PARLAMENTAR, SENADO.

            O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Caro Presidente Garibaldi, Srªs e Srs. Senadores, nós temos a informação, veiculada pela imprensa, da renúncia da condição de Ministra de Estado do Meio Ambiente da nossa Senadora Marina Silva.

            Eu quero só externar que, seguramente, a Ministra Marina Silva é das pessoas que representam um patrimônio da história política brasileira, da mais elevada responsabilidade no exercício da função de Ministra de Estado. Humilde ao ponto de saber que a função de Ministro de Estado pertence ao Governo. Ela contribuiu com todo o esforço e com toda a grandeza que pôde para que a política de meio ambiente, no Governo do Presidente Lula, pudesse ser honrada e alcançar os resultados que alcançou. E entendeu, por razões dela mesma, que seria hora da sua renúncia da condição de Ministra de Estado e do seu retorno à função de Senadora da República. Porque ela é um patrimônio também do Senado Federal brasileiro.

            Então, é uma decisão absolutamente normal, tomada pela Ministra Marina Silva por razões que ela saberá dizer no momento oportuno à sociedade brasileira. Em nada isso significa qualquer tipo de instabilidade da relação dela com o Governo do Presidente Lula. Não subtrai absolutamente nada o seu respeito para com o Presidente Lula, com o Governo que ela defende e que, eu tenho certeza, continuará a defender. Mas é uma prerrogativa dela como pessoa, como agente público, entender que seria a hora de um retorno à sua atividade de Senadora da República.

            Então, a Ministra Marina Silva, no seu tempo, dará as explicações que a motivaram a entender que chegou o momento de afastamento da função de Ministra de Estado do Meio Ambiente.

            Nós, do Estado do Acre, que S. Exª representa no Senado Federal, só temos a dizer que a Ministra simboliza, de maneira integral, orgulho, referência de vida, de modelo de vida pública para todos nós. Portanto, é um patrimônio da história do Acre, da Amazônia, da política contemporânea brasileira. Sai de cabeça erguida, honrando cada segundo do seu exercício da condição de Ministra de Estado e, seguramente, contará com a ótima acolhida dos nossos Senadores e Senadoras porque S. Exª é uma pessoa necessária à vida política brasileira neste momento.

            Entendeu, por razões pessoais, que seria a hora do seu afastamento da condição de Ministra. E nós só temos o dever de respeitá-la, dar-lhe boas-vindas, manter o mais absoluto e integral respeito por S. Exª, agradecer-lhe por tudo o que fez e - sei - continuará fazendo pelo Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/05/2008 - Página 13901