Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra sua visita ao Estado do Pará e adverte para a precariedade das escolas municipais da região.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Registra sua visita ao Estado do Pará e adverte para a precariedade das escolas municipais da região.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2008 - Página 15343
Assunto
Outros > ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • COMENTARIO, VISITA, ORADOR, MUNICIPIOS, ESTADO DO PARA (PA), ADVERTENCIA, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, REGIÃO, CRITICA, INEFICACIA, ATUAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, REGISTRO, ENCAMINHAMENTO, DOCUMENTO, MINISTERIO PUBLICO FEDERAL, EXPECTATIVA, SOLUÇÃO, PROBLEMA.

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, atendendo compromissos inerentes à atividade parlamentar, estive entre o dia 18 e 20 do corrente, juntamente com outras Lideranças políticas, em visita a alguns Municípios do Estado do Pará e, lamentavelmente, fomos surpreendidos, Senador Expedito, com o total estado de abandono das escolas estaduais, como a do Município de Conceição do Araguaia, à margem do Rio Araguaia, uma bela cidade, onde as escolas não oferecem qualquer condição de ensino ao corpo docente local.

            A tristeza e o desespero dos alunos da rede estadual de ensino do Município de Conceição do Araguaia, que não hesitaram em registrar suas queixas durante nossa estada àquela municipalidade, causaram-nos uma forte comoção e decepção com o atual Governo do Estado do Pará por não vir dando a devida atenção ao setor da educação, Presidente. Daqui a pouco, vou falar sobre este assunto. Nós vamos encaminhar um ofício ao Ministério Público Federal, para buscar soluções para o problema.

            Presidente Papaléo, nós temos de falar, denunciar, e buscar medidas para resolver o problema. Se nós temos a verba do Fundeb, por que aquelas escolas estão em péssimo estado?

            Sr. Presidente, finalmente, por considerar o tema de grande relevância para o Estado do Pará, solicito a V. Exª que seja considerado como lido o meu discurso e inserido nos Anais desta Casa. V. Exª há de convir que eu devo ser o segundo ou o terceiro inscrito. V. Exª pode confirmar a mim?

            O SR. PRESIDENTE (Papaléo Paes. PSDB - AP) - Pela ordem aqui, é o Senador Valdir Raupp e depois o Senador Mário Couto.

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA) - Obrigado, então, Senador Papaléo Paes


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2008 - Página 15343