Discurso durante a 106ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio a iniciativa do Senador Aloizio Mercadante de propor voto de censura no Parlamento Europeu e ao Governo Espanhol.

Autor
Inácio Arruda (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Apoio a iniciativa do Senador Aloizio Mercadante de propor voto de censura no Parlamento Europeu e ao Governo Espanhol.
Publicação
Publicação no DSF de 19/06/2008 - Página 21747
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • REGISTRO, APOIO, INICIATIVA, ALOIZIO MERCADANTE, ENCAMINHAMENTO, MESA DIRETORA, VOTO, CENSURA, PARLAMENTO EUROPEU, GOVERNO ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, ESPANHA, DESRESPEITO, TRATAMENTO, IMIGRANTE, BRASIL.
  • COMENTARIO, DIVERSIDADE, NACIONALIDADE, PROCESSO, FORMAÇÃO, POPULAÇÃO, BRASIL.
  • REPUDIO, POSIÇÃO, GOVERNO ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, ESPANHA, DISCRIMINAÇÃO, IMIGRANTE, BRASILEIROS, DESRESPEITO, RECIPROCIDADE.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, queremos aproveitar a oportunidade para concordar uma vez mais com o Senador Mercadante nessas duas iniciativas.

             A primeira é em relação à União Européia, em votação no dia de ontem, que foi amplamente debatida e muito contestada, na própria União Européia. Isso vai criar conflitos entre os países que querem integrar a União Européia e entre os que já estão na União Européia, além de criar um conflito com o restante do mundo. São sobejas razões que podemos anunciar de contestação a essa medida da União Européia. Basta olhar para o Brasil; a formação do nosso povo, a presença de imigrantes ingleses, espanhóis, portugueses, italianos. Não há, talvez, um país europeu que não tenha mandado imigrantes para o Brasil. Todos mandaram imigrantes para o Brasil quando passaram por grandes necessidades. Foram muito bem acolhidos, muito bem recebidos no Brasil.

            Esse também é o viés conservador que se espalha na Europa. Muitas dessas reivindicações que estão sendo discutidas e aprovadas no Parlamento Europeu foram bandeiras da direita extremada da Europa, de conservadores ligados ainda ao velho estilo nazista e fascista da Europa. Portanto, merecem ampla contestação.

            É lamentável que um governo democrático, como o Governo de Zapatero esteja também promovendo posições como esta...

(Interrupção do som.)

            O SR. ROMEU TUMA (PTB - SP) - Eu queria fazer um apelo que V.Exª abrisse o painel e, logo em seguida, ....

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE) - Sr. Presidente, eu peço ao orador que respeite as pessoas que estão na tribuna. Em seguida, ele pode pedir a palavra.

            O SR. ROMEU TUMA (PTB - SP) - Mas, para abrir, Senador...

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE) - Então, é que eu estou com a palavra.

            O SR. ROMEU TUMA (PTB - SP) - Ah, bom, pensei que V. Exª tivesse encerrado. Desculpe-me.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE) - Em relação ao governo de Zapatero, que é um governo do campo democrático na Europa, e é lastimável a posição espanhola. Daqui a pouco o Brasil vai ter que pedir reciprocidade em relação a essa atitude do governo espanhol.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/06/2008 - Página 21747