Fala da Presidência durante a 112ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sauda a ex-senadora Emília Fernandes que visita o Senado na companhia das vereadoras uruguaias Gladys Srarponi e Rita Quevedo, da empresária Nelly Morgante e da Sra. Janete Mazieiro, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

Autor
Sérgio Zambiasi (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RS)
Nome completo: Sérgio Pedro Zambiasi
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Sauda a ex-senadora Emília Fernandes que visita o Senado na companhia das vereadoras uruguaias Gladys Srarponi e Rita Quevedo, da empresária Nelly Morgante e da Sra. Janete Mazieiro, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2008 - Página 23858
Assunto
Outros > SENADO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, EMILIA FERNANDES, EX SENADOR, PIONEIRO, MULHER, SENADOR, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ACOMPANHAMENTO, VEREADOR, EMPRESARIO, PAIS ESTRANGEIRO, URUGUAI, MEMBROS, FORO, FEMINISMO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, APROVAÇÃO, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, EMPRESTIMO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), AUXILIO, CRISE, REDUÇÃO, NIVEL, JUROS, DIVIDA PUBLICA.

            O SR. PRESIDENTE (Sérgio Zambiasi. PTB - RS) - Obrigado, Senador Geraldo Mesquita.

            Vou me permitir o privilégio de anunciar a presença da minha querida amiga, colega, companheira Emilia Fernandes, a primeira mulher eleita Senadora da história política do Rio Grande do Sul. Esse é um fato realmente que deve ser celebrado sempre. Um Estado considerado machista, o nosso Estado demonstrou muito pelo contrário, que tem respeito pela trajetória política das mulheres, elegendo uma mulher Governadora do Estado, a Governadora Yeda Crusius, e a Senadora Emilia Fernandes Senadora pelo Rio Grande do Sul, vindo lá da nossa querida Livramento, lá da fronteira com o Uruguai. Vereadora em Livramento, Senadora do Rio Grande, mas, antes e acima de tudo, professora Emilia Fernandes, que recebeu do magistério um reconhecimento de 100% do seu eleitorado, que foi assim um carro-chefe de sua condução ao mandato aqui nesta Casa. Isso me alegra muito.

            Privilégio é estar aqui ao lado da Senadora Emilia, neste momento que se faz acompanhar das Vereadoras uruguaias Srª Gladys Scarponi e Srª Rita Quevedo. Sejam bem-vindas! Está também presente a empresária uruguaia Nelly Morgante, membros do Fórum de Mulheres do Mercosul e a Sr. Janete Maziero, que é membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher Mineira, da terra do Senador Wellington Salgado, e se faz presente, acompanhando a Senadora Emília Fernandes.

            Obrigado pela presença, Senadora Emília. Bem- vinda! Sempre nossa Senadora que está aqui em Brasília, trabalhando pelos interesses do Rio Grande. O primeiro assunto que a Senadora Emília apresentou à Mesa foi a questão do empréstimo para o Rio Grande do Sul, a importância da sessão da última terça-feira, em que a Comissão de Assuntos Econômicos desta Casa aprovou - e o Senador Geraldo Mesquita destacou - a autorização do empréstimo não apenas para o Rio Grande do Sul, mas também para Minas Gerais, para a Prefeitura de Teresina, no Piauí, e para o Estado do Amazonas. Foram cinco projetos extremamente importantes. Não por ser gaúcho, mas entendo que o mais importante de todos é o do Rio Grande do Sul, pela situação de crise econômica em que o Estado vive. Como já se referiu muito bem o Senador Pedro Simon, isso não é dinheiro em caixa no Rio Grande, mas uma redução da dívida dos juros, que, de forma injusta, estão muito acima dos níveis atuais. Enquanto os juros normais são de 11% a 12%, o Estado paga 19% de juros da dívida, Senador Mesquita. Essa negociação é exatamente para reduzir esse patamar de juros e, em conseqüência, sobrar dinheiro para investir em saúde, investir em educação, investir em segurança pública, que é um clamor popular, investir nas estradas, enfim, que o Estado possa retomar o seu desenvolvimento.

            Agradeço também a sua solidariedade e a todo Plenário, agradeço muito a presença da Senadora Emília aqui, em plenário também, como a das nossas visitantes uruguaias, Gladys Scarponi, Rita Quevedo, Nelly Morgante e a Drª Janete Mazieiro, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Bem-vindas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2008 - Página 23858