Fala da Presidência durante a 129ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da redução de recursos para a agricultura familiar.

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Registro da redução de recursos para a agricultura familiar.
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/2008 - Página 27152
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, REDUÇÃO, RECURSOS, AGRICULTURA, PROPRIEDADE FAMILIAR, AMPLIAÇÃO, EXIGENCIA, OBTENÇÃO, CREDITOS, NECESSIDADE, CADASTRO, PROPRIEDADE RURAL, AREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, AGRAVAÇÃO, SITUAÇÃO, PRODUTOR RURAL, ESTADOS, PAIS, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

            O SR. PRESIDENTE (Jayme Campos. DEM - MT) - Cumprimento o Senador Leomar Quintanilha pelo seu discurso na tarde de hoje. V. Exª tem toda razão. Muitos não sabem, a bem da verdade, o que se passa hoje no campo, sobretudo nas Regiões Norte e Centro-Oeste deste País. V. Exª é conhecedor profundo do assunto.

            Quero deixar aqui registrado aos Senadores Cristovam, Wellington, Paulo Duque e Jefferson Praia, V. Exªs tomaram conhecimento, na tarde de hoje, de que no Mato Grosso, para a agricultura familiar foram liberados no ano passado R$570 milhões; neste ano - e estamos no mês de julho -, foram liberados apenas R$20 milhões.

            Sabem quem é o inimigo desse povo que está lá? É o Governo Federal, que está exigindo agora que todas essas pequenas propriedades tenham licença ambiental única e sejam recadastrados naquilo de que não são sequer proprietários - muitos deles -, porque o Incra até hoje não deu acesso ao documento.

            Então, acho que o Governo virou a sua metralhadora para o cidadão brasileiro, e não é só para o grande, mas para o pequeno também. Ontem, quando estivemos na Comissão de Agricultura com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, eu disse que estava triste e aborrecido porque centenas de famílias, milhares de famílias, não só do Mato Grosso como também de outros Estados da Federação, terão dificuldade, inclusive, de subsistência no próximo ano, porque não terão crédito agrícola, pois o Banco do Brasil, por meio da Resolução 3545, não vai liberar nenhum financiamento, não só para o pequeno, como também para o médio e para o grande.

            Dessa forma, esta Casa tem de ficar alerta, porque, Senador Cristovam, seremos prejudicados sobremaneira. Haverá inflação porque o preço dos produtos agrícolas - o arroz, o feijão, o milho, a soja - vai crescer muito mais do que o que subiu neste momento. Não haverá comida.

            Parabéns, Senador Leomar Quintanilha.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/2008 - Página 27152