Discurso durante a 150ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Deputado Federal Edson Queiroz Filho, cunhado do Senador Tasso Jereissati.

Autor
Marco Maciel (DEM - Democratas/PE)
Nome completo: Marco Antônio de Oliveira Maciel
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Deputado Federal Edson Queiroz Filho, cunhado do Senador Tasso Jereissati.
Aparteantes
Flexa Ribeiro, Romeu Tuma.
Publicação
Publicação no DSF de 21/08/2008 - Página 33715
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX-DEPUTADO, EMPRESARIO, ESTADO DO CEARA (CE), ELOGIO, VIDA PUBLICA, DIRIGENTE, EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES, UNIVERSIDADE PARTICULAR.

            O SR. MARCO MACIEL (DEM - PE. Pela ordem. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, nobre Senador Mão Santa, que preside esta sessão do Senado Federal, Srªs e Srs. Senadores, eu serei breve.

            Venho à tribuna para juntar minha voz à de outros tantos colegas do Senado Federal que manifestaram sentimento de profundo pesar pelo falecimento do ex-Deputado Federal Edson Queiroz Filho, que representou o Estado do Ceará. Filho de dona Yolanda Queiroz, o Deputado Edson Queiroz Filho é cunhado do Senador Tasso Jereissati.

            Edson Queiroz Filho faleceu ontem à noite de infarto do miocárdio, seguido de parada cardíaca. Juntamente com membros da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, estamos aqui para apresentar este requerimento que expressa nossas condolências e nosso sentimento de pesar a toda a família do ilustre falecido, à viúva Nélia Valença, sua mãe dona Yolanda Queiroz, ao casal Renata e Senador Tasso Jereissati.

            A comunidade cearense sofre com o passamento desse ilustre homem público e empresário de grande conceito, no Ceará e no Nordeste.

            Essas, Sr. Presidente, as razões que me trazem à tribuna. Concedo o aparte ao nobre Senador Romeu Tuma.

            O Sr. Romeu Tuma (PTB - SP) - Falarei muito rápido. Quando na minha atividade policial, tive muito contato com a família Queiroz, principalmente porque eram donos do sistema de comunicação lá de Fortaleza, da TV, e sempre com a delicadeza comum dessa família, parentes do Senador Tasso Jereissati. Mas eles também tinham, afora ser o Governador Tasso Jereissati, a força econômica e de presença da família, que sempre foi muito respeitada no Ceará. Tive vários contatos com ele, com a mãe dele; na empresa, almocei, conversei. Fique muito triste agora com a notícia que V. Ex.ª traz ao nosso conhecimento. Eu pediria para assinar com V. Exª o requerimento, porque acho que é uma homenagem justa, correta, principalmente vindo de V. Exª.

            O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Senador Marco Maciel, me permite um aparte?

            O SR. MARCO MACIEL (DEM - PE) - Pois não. Ouço o aparte de V. Exª, nobre Senador Flexa Ribeiro.

            O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Eu também, ouvindo o pronunciamento de V. Exª, gostaria de associar-me à nota de sentimentos à família do ex-Deputado Edson Queiroz Filho, que faleceu no dia de hoje. S. Exª era cunhado do Senador Tasso Jereissati. Como já foi dito por V. Exª e pelo Senador Romeu Tuma, além de uma vida intensa política, também empresarial. Com certeza absoluta, o Ceará perde um grande homem, e o Brasil, evidentemente, um grande empresário. Quero fazer minhas as palavras de V. Exª, transmitindo à família do ex-Deputado Edson Queiroz Filho, a sua viúva, a seus filhos, as suas irmãs e ao Senador Tasso Jereissati e a sua família, o sentimento de pesar por esse falecimento.

            O SR. MARCO MACIEL (DEM - PE) - Nobres Senadores Romeu Tuma e Flexa Ribeiro, agradeço as manifestações de V. Exªs.

            Devo salientar, como já o fez o Senador Romeu Tuma, que Edson Queiroz Filho, além de político e empresário, dirigia com outros integrantes da sua família uma grande rede de comunicação social, abarcando jornal, rádio e televisão. Gostaria de lembrar que ele também dirigia estabelecimento de ensino superior, caracterizado como uma das boas universidades privadas do Nordeste.

            Por isso, Sr. Presidente, encerro minhas palavras de sentimento pelo infausto acontecimento, dizendo que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, hoje pela manhã reunida, acolheu por unanimidade voto de pesar, extensivo aos familiares e à comunidade cearense.

            Muito obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/08/2008 - Página 33715