Discurso durante a 163ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro de audiência, com o Ministro dos Transportes, em busca de recursos para a construção da ponte sobre o rio Matapi, no Município de Santana.

Autor
Gilvam Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Gilvam Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro de audiência, com o Ministro dos Transportes, em busca de recursos para a construção da ponte sobre o rio Matapi, no Município de Santana.
Aparteantes
Valdir Raupp.
Publicação
Publicação no DSF de 04/09/2008 - Página 36831
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, REUNIÃO, ORADOR, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), ANUNCIO, DECISÃO, CONSTRUÇÃO, PONTE, RIO MATAPI, MUNICIPIO, SANTANA (AP), ESTADO DO AMAPA (AP), CONDICIONAMENTO, INCLUSÃO, OBRAS, EMENDA, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS (LDO), EXERCICIO FINANCEIRO SEGUINTE, COMENTARIO, SUPERIORIDADE, IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, EXPECTATIVA, BENEFICIO, IMPLANTAÇÃO, ZONA FRANCA, VIABILIDADE, AUMENTO, EMPRESA, INDUSTRIA, FAVORECIMENTO, EMPREGO.
  • CONGRATULAÇÕES, PRESIDENTE DA REPUBLICA, INICIO, LICITAÇÃO, LINHA DE TRANSMISSÃO, USINA HIDROELETRICA, ESTADO DO PARA (PA), BENEFICIO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESTADO DO AMAPA (AP), ESCLARECIMENTOS, LOCALIZAÇÃO, PROXIMIDADE, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), FAVORECIMENTO, COMERCIO EXTERIOR, CRESCIMENTO ECONOMICO.
  • COMENTARIO, PREVISÃO, INICIO, OBRAS, PONTE, RIO OIAPOQUE, LIGAÇÃO, ESTADO DO AMAPA (AP), PAIS ESTRANGEIRO, GUIANA FRANCESA, BENEFICIO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, EXPECTATIVA, CONSTRUÇÃO, RODOVIA, CONEXÃO, ESTADOS, REGIÃO NORTE, BRASIL, VENEZUELA.

            O SR. GILVAM BORGES (PMDB - AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é sempre com a disposição renovada e o desejo firme de bem servir o Estado do Amapá e o Brasil que nós retomamos a tribuna desta Casa.

            Sr. Presidente, há vários tipos e perfis de Parlamentares na atuação, no exercício do mandato no Poder Legislativo. Há Parlamentares que se especializam no trabalho da tribuna, principalmente os de Oposição, em que se sabe nesta Casa que a Oposição fala e a Situação vota; outros, na defesa de projetos, de propostas, atuando nas Comissões.

            Eu me enquadro no perfil do Parlamentar que atua, além das Comissões e Plenário, nos Ministérios, na Comissão de Orçamento, na política de resultados.

            Meu Estado é muito jovem, e, por isso, as obras estruturantes são fundamentais para garantir o nosso desenvolvimento.

            Estive ontem com o Ministro Alfredo Nascimento, com muita alegria e com muito desejo de trazer recursos para a construção da ponte sobre o rio Matapi, no Município de Santana, que é o segundo maior Município do Estado e tem o maior porto da Amazônia. E já estamos antevendo obras estruturantes para a chegada da Zona Franca Verde. E isso nos levou ontem a uma audiência com o Ministro Alfredo Nascimento. Já estávamos tratando com ele a questão da construção dessa ponte e, anteontem, estávamos já nos bastidores trabalhando os pré-entendimentos da proposição de uma emenda de bancada para a construção da ponte sobre o rio Matapi.

            Essa ponte é muito importante porque vai abrir perspectivas para garantir a vinda e espaço físico para as futuras empresas, indústrias. Iremos trabalhar para que possa chegar lá o que há de mais sagrado para um povo: um posto de trabalho, uma atividade por meio da qual se possa garantir o pão de cada dia.

            Anuncio, com alegria, a Santana, a Macapá, a todo o Estado do Amapá que o Ministro Alfredo Nascimento nos garantiu ontem que a emenda apresentada ainda este ano, até o final do ano quando aprovaremos o Orçamento- Geral da União, se ela estiver incluída neste Orçamento, o Ministério dos Transportes tomará todas as providências para que a ponte sobre o rio Matapi, no Município de Santana, possa ser construída.

            De lá, nós iremos fazendo fronteira com o Município de Mazagão, numa área considerada estratégica, para que a gente possa garantir o que está chegando no Estado do Amapá, que é a Zona Franca Verde.

            Além disso, nós também, recentemente, confraternizamos com o Presidente Lula pela licitação do primeiro lote do linhão de Tucuruí. Energia, estradas, portos, aeroportos, infra-estrutura básica, com tudo isso, acredito muito que o Amapá, por ser o portal da Amazônia e situar-se numa posição geoestratégica, estará brevemente, acredito que na próxima década - vamos preparar muito bem esses próximos cinco anos -, estruturando o Estado, para que possamos atingir um desenvolvimento seguro com uma economia própria e próspera, não só na agroindústria mas agora no comércio e na indústria, justamente pela posição que o Estado tem. Nós estamos à margem do oceano, fazemos fronteira com a Guiana Francesa e, portanto, estamos bem próximos dos países do Caribe e da América do Norte.

            Queremos comungar com toda a grande Região da Amazônia, com nossos coirmãos da Amazônia em geral, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima, o Mato Grosso, porque o Amapá está se preparando. Estamos lá, bem à margem do Oceano Atlântico, na grande foz do Rio Amazonas, e vamos estar compartilhando toda essa riqueza, essa geração de prosperidade, com a grande Região Amazônica.

            E isso é com muita alegria, Sr. Presidente, que a gente vem anunciar, pois há diferentes perfis. Enquadro-me muito bem no perfil do Parlamentar que faz política de resultados. Não só defendemos grandes temas que a Nação exige, mas trabalhamos ali fazendo aquele trabalho de formiguinha, batendo na porta dos Ministérios, indo à comissão técnica, na Comissão de Orçamento, juntamente com meus colegas Deputados Federais, meus colegas Senadores. E tenho sempre o orgulho de dizer que coordeno a Bancada Federal do meu Estado já há algum tempo, pela confiança e justamente pela disposição do líder em ter os comprometimentos de propostas, demandas que garantam o desenvolvimento.

            Senador Valdir Raupp, que me olha de forma que me expressa o desejo de me pedir um aparte, antes que o peça, concederei um aparte a V. Exª.

            O Sr. Valdir Raupp (PMDB - RO) - Estava esperando a hora oportuna, no espaço do seu pronunciamento, para dizer, Senador Gilvam, que hoje estou tendo uma dupla alegria. A primeira por vê-lo restabelecido, de volta aos trabalhos nesta Casa com todo gás, com toda energia. Isso me deixa muito feliz, sendo líder da Bancada do PMDB, do qual V. Exª faz parte.

            E a alegria maior é a de ver V. Exª defendendo os interesses do seu Estado, do Estado do Amapá, que sempre defendeu com muito brilhantismo, com muita dignidade. Sobretudo, a ligação, por ponte, à Guiana que já é um sonho muito antigo. A ponte, com certeza, é uma via de integração muito importante. Nós também defendemos, no Estado de Rondônia, uma ligação para a Bolívia, via Guajaramirim, uma ponte extensa, prometida há mais de 100 anos. O Brasil deve uma saída à Bolívia há mais de 100 anos.

            O SR. GILVAM BORGES (PMDB - AP) - Vamos fazer a ponte.

            O Sr. Valdir Raupp (PMDB - RO) - Vamos fazer a ponte. O Presidente Lula já autorizou os projetos, os estudos, e essa ponte deverá se concretizar. Da mesma forma, uma ponte na BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, atravessando o rio Madeira. Há mais de 100 anos há essa necessidade. À época, era Território do Guaporé; depois, Território de Rondônia; agora, Estado de Rondônia, e as pontes não foram ainda construídas. Para o Acre, ainda não há ponte: utilizamos balsa que liga Rondônia ao Estado do Acre. A ponte da divisa do Acre com o Peru (da fronteira do Brasil com o Peru) já está pronta, só que é uma ponte menor. Presidente Lula já a inaugurou no ano passado. Então, nossa rodovia que vai para o Pacífico já está pronta até a divisa com o Peru. Mas ainda falta uma ponte, que é a ponte do Abunã, também no rio Madeira, na divisa do Acre com Rondônia. V. Exª cobra também uma ponte ligando-nos a Guiana. Então, vejo que é um projeto importantíssimo. Já ouvi falar dessa ponte também. Não conheço o local onde vai ser construída, mas espero conhecer.

            O SR. GILVAM BORGES (PMDB --AP) - Essa é a ponte sobre o rio Oiapoque.

            O Sr. Valdir Raupp (PMDB - RO) - Espero conhecer em breve, quem sabe, se não no lançamento, na inauguração. Já foi lançada?

            O SR. GILVAM BORGES (PMDB - AP) - Já. Estamos na fase conclusiva. Já aprovada pelo Congresso francês, pelo nosso Congresso. É do tempo do Presidente Fernando Henrique; agora, com o Presidente Lula...

            Nossa previsão específica para o início das obras da ponte sobre o rio Oiapoque, que é a ligação com a Guiana Francesa (teremos essa ponte binacional), é o primeiro semestre de 2009. Já está tudo prontinho, tudo estabelecido, licitado. É uma burocracia danada. Já estamos bem adiantados nessa fase; e iniciamos a materialização, que é a construção.

            O Sr. Valdir Raupp (PMDB - RO) - Parabenizo V. Exª pela luta, pelo empenho. Não tenho dúvida de que o Governo Lula, que deverá lançar outras obras inclusive dentro do PAC, lançará também a construção dessa ponte e a conclusão, ainda se possível, até o final do seu Governo. Parabéns a V. Exª.

            O SR. GILVAM BORGES (PMDB - AP) - Sem dúvida. Temos consciência, Senador Valdir Raupp - e V. Exª, como nosso Líder da Bancada do PMDB - , de que uma ponte que seja construída no Amapá tem reflexo no Estado de Rondônia e vice-versa. É a integração de toda a região. Estamos trabalhando. Tratei do assunto ontem com o Ministro Alfredo Nascimento, sobre a retomada da grande perimetral norte, cuja pedra fundamental já foi lançada. Essa grande perimetral norte sai do Amapá e integra-se com Roraima para chegar, justamente, na Venezuela, passando por Roraima. Acredito que é assim que se deve trabalhar. Estamos muito felizes por saber que já retomaremos o trabalho pela tão sonhada expectivativa da construção da ponte sobre o rio Matapi. Anunciamos para todo o Amapá o que será um benefício para a grande região do Estado: já no orçamento de 2009, o Município de Santana receberá os recursos para o início das obras de construção da ponte sobre o rio Matapi.

            Excelentíssimo Sr. Presidente, agradeço a atenção de V. Exª e dos pares que aqui se fazem presentes e os que estão em seus gabinetes ou em seus Estados. Reitero que o Amapá está muito firme e muito feliz porque grandes obras estruturantes já estão em curso, de modo que estamos chegando aonde sempre sonhamos há muitos anos: energia, estradas, pontes, aeroportos, tudo caminhando. Se Deus quiser, dentro de dez anos, teremos um Estado pujante, um Estado bem estruturado e com economia própria.

            Era o que tinha a dizer. Muito obrigado.

            Viva o Amapá! Viva o Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/09/2008 - Página 36831