Fala da Presidência durante a 161ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração da Semana do Idoso.

Autor
Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA SOCIAL.:
  • Comemoração da Semana do Idoso.
Publicação
Publicação no DSF de 03/09/2008 - Página 36659
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, SEMANA, IDOSO, SAUDAÇÃO, PRESENÇA, AUTORIDADE, ANALISE, CURTO PRAZO, AUMENTO, ATENÇÃO, SOCIEDADE, SETOR, IMPORTANCIA, LEGISLAÇÃO, DEFINIÇÃO, POLITICA NACIONAL, LEI ORGANICA DA ASSISTENCIA SOCIAL (LOAS), ESTATUTO, RESULTADO, GARANTIA, RENDA MINIMA, VALORIZAÇÃO, DIGNIDADE, VELHICE, CRIAÇÃO, DIA NACIONAL, AMPLIAÇÃO, REALIZAÇÃO, DEBATE, ESPECIFICAÇÃO, AMBITO, LEGISLATIVO, RESPONSABILIDADE, APLICAÇÃO, COMPLEMENTAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO, LEIS.

            O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - AC) - Há número regimental. Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos.

            Declaro aberta a presente sessão especial do Senado Federal destinada a comemorar a Semana do Idoso, de acordo com o Requerimento nº 934, de 2008, do Senador Leomar Quintanilha e outros Srs. Senadores.

 

            O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - AC) - Convido para a composição da Mesa, inicialmente, o Senador Leomar Quintanilha, que já está aqui, o Senador Papaléo Paes; o Sr. Sabri Lakhdari, Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Distrito Federal. (Pausa.)

            Convido também o Professor João Batista de Medeiros, gerontólogo social e assessor do Presidente da Subcomissão Permanente do Idoso do Senado Federal. (Palmas.)

            Convido, ainda, o nobre Senador Adelmir Santana, do Distrito Federal, para compor a Mesa. (Palmas.)

            Srªs e Srs. Senadores, minhas senhoras e meus senhores, não faz muito tempo que a sociedade brasileira começou a olhar com maior atenção para a sua parcela idosa, buscando reconhecer, ampliar e efetivar os seus direitos. Um marco inegavelmente importante foi a instituição da Política Nacional dos Idosos pela Lei 8.842, de janeiro de 1994.

            Bem pouco antes disso, a Lei Orgânica da Assistência Social, aprovada em dezembro de 1993, dava a garantia de renda de um salário mínimo para os idosos, o que veio a conceder, na prática, condições de vida digna a um grande número de nossos concidadãos mais experientes.

            Outro avanço dos mais significativos ocorreu com a aprovação do Estatuto do Idoso, consubstanciado na Lei 10.471, de 1º de outubro de 2003. A comemoração dos cinco anos do Estatuto do Idoso, que se avizinha, dará ensejo a que sejam amplamente avaliados os seus resultados e a que se indague o que deve ser feito para tornar mais efetivas suas determinações.

            Anteriormente a todas essas medidas, a Comissão de Educação do Senado estabelecera, já em 1999, o Dia Nacional do Idoso, a ser comemorado a cada 27 de setembro. Finalmente, a Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006, institui o dia 1º de outubro como a nova data do Dia Nacional do Idoso, coincidindo com o Dia Internacional do Idoso, tal como definido pela ONU, e também com a data de aprovação do Estatuto do Idoso.

            Podemos constatar que o Dia e a Semana Nacional do Idoso foram amplamente adotados pela sociedade brasileira, ensejando a realização de muitos eventos destinados a refletir sobre as necessidades das pessoas idosas, assim como a promoção de atividades voltadas para o desenvolvimento das suas potencialidades.

            Ao Congresso Nacional e, particularmente, a esta Casa Legislativa, compete comemorar essa data questionando de que modo a legislação de promoção dos idosos deve ser complementada e aperfeiçoada; mas também buscando elucidar o que falta para que ela seja efetivamente cumprida.

            As responsabilidades do Poder Legislativo não se extinguem, de fato, com a edição da norma legal; elas se estendem à fiscalização dos atos do Poder Executivo, que deveriam garantir sua concretização no seio da sociedade; elas alcançam, ademais, uma mais ampla análise das diversas razões que podem contribuir para a não efetivação da norma, o que pode resultar em propostas para sua modificação.

            Não restam dúvidas de que um dos mais importantes desafios, no que tange à implementação dos direitos já consagrados às pessoas idosas no País, é a garantia de sua extensão aos idosos mais pobres, que tiveram menor acesso à educação formal e que muitas vezes desconhecem esses mesmos direitos.

            Esse e outros desafios correlacionados devem ser enfrentados pela sociedade brasileira por meio do diálogo entre as gerações. Afinal, um importante ato de reconhecimento da dignidade dos idosos traduz-se no respeito e consideração por seu saber e sua experiência acumulados ao longo de várias décadas de vida.

            O Senado Federal presta, portanto, com a realização desta sessão especial que comemora a Semana do Idoso, mais um ato de reconhecimento e homenagem a essa parcela de nossa população que deu o melhor de si para construir nosso País e que merece nossos melhores esforços para que seus direitos se traduzam em realidade concreta e vivida.

            Esta Casa é fruto do trabalho de cada um que se encontra aqui e que consagra a democracia brasileira. Estejam muito bem acolhidos por todos nós do Senado Federal neste momento. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/09/2008 - Página 36659