Discurso durante a 184ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para o progresso alcançado pelo Estado do Tocantins, em 20 anos, criado pela Constituição de 1988.

Autor
Marco Antonio (DEM - Democratas/TO)
Nome completo: Marco Antônio Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. DIVISÃO TERRITORIAL.:
  • Destaque para o progresso alcançado pelo Estado do Tocantins, em 20 anos, criado pela Constituição de 1988.
Aparteantes
Flexa Ribeiro, Valdir Raupp.
Publicação
Publicação no DSF de 08/10/2008 - Página 38917
Assunto
Outros > HOMENAGEM. DIVISÃO TERRITORIAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, PROMULGAÇÃO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, SIMULTANEIDADE, CRIAÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), ANALISE, ANTERIORIDADE, SITUAÇÃO, POBREZA, POSTERIORIDADE, EMANCIPAÇÃO, VIABILIDADE, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, MELHORIA, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE, CONSTRUÇÃO, USINA HIDROELETRICA, AUMENTO, RECEITA, IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS (ICMS), CRESCIMENTO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB).
  • COMENTARIO, DIVERSIDADE, REGIÃO, BRASIL, EXPECTATIVA, EMANCIPAÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO MARANHÃO (MA), ESTADO DO PARA (PA), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ESTADO DA BAHIA (BA), ESTADO DO PARANA (PR), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ESTADO DO PIAUI (PI), IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO, AMBITO REGIONAL, AMBITO NACIONAL.

            O SR. MARCO ANTÔNIO COSTA (DEM - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, 20 anos! Esse é o tempo que nos separa da promulgação da Constituição democrática brasileira e também da criação do mais novo Estado brasileiro: o Tocantins. Oriundo da parte norte do Estado de Goiás seus 60 Municípios de então estampavam a triste face da pobreza e do abandono. Seu patrimônio se resumia a sua exuberante riqueza natural ainda inexplorada e a seu povo que trazia na bagagem da centenária luta para a criação do Estado, o forte sentimento de trabalhar muito para transformar aquela terra.

            Há 20 anos nossas estradas em sua grande maioria eram de terra e intransitáveis em tempo de chuva; a energia elétrica chegava a menos de 50% das residências e era em grande parte proveniente de usinas termelétricas movidas a diesel com hora marcada para ligar e desligar; o rebanho extensivo representava 1/5 do rebanho goiano; a produção primária e o comércio raquítico rendiam uma arrecadação de ICMS de pouco mais que 5% do total arrecadado por Goiás.

            Hoje, duas décadas depois, nos deparamos com a transformação da água em vinho. No lugar das estradas carroçáveis foram construídos mais de 5.000 quilômetros de asfalto e ainda há outros 1.500 quilômetros em construção; as usinas hidrelétricas substituíram os motores a diesel, atendendo a toda a demanda do Estado e ainda exportando 90% da energia gerada, contribuindo significativamente para o crescimento do Brasil; o rebanho bovino conta com quase 8 milhões de cabeças, cerca de 40% do rebanho goiano; o PIB e o ICMS multiplicaram muitas vezes; a receita de ICMS do Tocantins triplicou em relação a Goiás; o analfabetismo e a mortalidade infantil caíram drasticamente; de apenas duas instituições de nível superior no Estado, que ofereciam um total de 28 cursos, saltou para 32 instituições com 265 cursos oferecidos à população tocantinense. Em 2007 apresentou a maior taxa de crescimento do emprego do País, com uma expansão de 8,14% no setor formal.

            Esse é o paradoxo de que dividindo se multiplica. Goiás e Tocantins cresceram nesses 20 anos muito acima da média nacional. Tendo como base a década de 1995 a 2005, constatamos que o PIB do Brasil cresceu nominalmente 232% ao mesmo tempo em que Goiás crescia 326% e o Tocantins a invejável cifra de 641%.

            A divisão foi ótima para Tocantins e foi muito boa para Goiás, que saiu de uma posição modesta na economia do País para se firmar entre os principais Estados brasileiros.

            Hoje, 20 anos depois, podemos dizer que a decisão política dos Constituintes de 1988 produziu um espetacular efeito de integração e desenvolvimento tanto para o Tocantins como para Goiás, o que enseja clamarmos por uma divisão territorial brasileira mais racional e urgente.

            Há de Norte a Sul muitos outros sonhos de emancipação política, como as propostas para a criação dos estados do Maranhão do Sul; Carajás e Tapajós, no Pará; Triângulo, em Minas Gerais; além de São Francisco, na Bahia; Iguaçu, no Paraná; São Paulo do Leste, em São Paulo; e Gurguéia, no Piauí, lá vizinho ao Tocantins, liderado pelo determinado ex-Deputado Federal Jesualdo Cavalcanti Barros.

            E, diante do exemplo do meu Estado, afirmo que muitas dessas propostas, além de viáveis, podem mudar a realidade econômica e social de milhões de pessoas, exatamente como mudou a realidade do Tocantins.

            Srªs e Srs. Senadores, o Estado do Tocantins está preparado para adentrar a terceira década num processo acelerado de sua industrialização. A infra-estrutura básica se encontra praticamente pronta; a energia é abundante e ainda possuímos um potencial de geração de milhares de megawatts; a Ferrovia Norte-Sul deverá cruzar todo o território tocantinense até 2010; a Hidrovia Araguaia-Tocantins dá seus primeiros passos; e o Estado se volta para programas de incentivo à indústria como o Prosperar e Proindústria, que nos últimos quatro anos já beneficiaram mais de 200 indústrias, com investimentos de cerca de R$500 milhões.

            O Governador Marcelo Miranda tem tido uma visão privilegiada no processo de preparação do Estado na sua industrialização.

            O Sr. Valdir Raupp (PMDB - RO) - V. Exª me concede um aparte, nobre Senador?

            O SR. MARCO ANTÔNIO COSTA (DEM - TO) - Pois não, Senador Valdir Raupp.

            O Sr. Valdir Raupp (PMDB - RO) - Eu quero parabenizá-lo pelo pronunciamento de comemoração dos 20 anos de emancipação político-administrativa do Estado de Tocantins, e parabenizar também o Governador Marcelo Miranda, que vem fazendo um brilhante trabalho. A sua administração, já no segundo mandato, com certeza elevou ainda mais o desenvolvimento do Estado de Tocantins. Por isso eu parabenizo V. Exª e também o Governador, e, em especial, o povo tocantinense, que tem tido, sob a gestão de Marcelo Miranda, uma grande administração nos últimos anos. Parabéns e muito obrigado!

            O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Permita-me um aparte?

            O SR. MARCO ANTÔNIO COSTA (DEM - TO) - Muito obrigado, Senador Valdir. Pois não, Senador Flexa.

            O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Senador Marco Antônio, V. Exª, como brilhante defensor do Estado de Tocantins, vem à tribuna fazer um pronunciamento que dá alegria a todos nós. O Estado de Tocantins comemora 20 anos em que foi instalado e tem, ao longo desse tempo todo, mostrado crescimento e melhoria da qualidade de vida do seu povo. Ainda hoje, eu tive a honra de relatar o projeto de um empréstimo para o Estado de Tocantins, que, com o Governador Marcelo Miranda, já no seu segundo mandato, vem-se desenvolvendo cada vez mais. Estamos separados desse querido Estado, vizinho ao Estado do Pará, pelo Rio Araguaia. S. Exª vem fazendo, como eu disse, um belo trabalho, e o empréstimo que hoje foi aprovado vai dar oportunidade para que ele possa acelerar as obras. Parabéns a V. Exª e parabéns ao povo-irmão do Estado de Tocantins.

            O SR. MARCO ANTÔNIO COSTA (DEM -TO) - Obrigado, Senador. Flexa Ribeiro. Agradeço também a aprovação desse empréstimo, que foi e será muito importante na consolidação da infra-estrutura do nosso Estado.

            Gostaria de terminar este pronunciamento reafirmando que, nesses 20 anos de existência, o Estado de Tocantins conseguiu pavimentar muito bem o seu caminho para se tornar, em curto espaço de tempo, um dos pólos mais dinâmicos do desenvolvimento nacional. Diante dos dados e da realidade que acabei de apresentar, não tenho dúvida de que a transformação de Tocantins em Estado beneficiou o Brasil e o povo brasileiro. Tenho, portanto, plena convicção de que a mudança das divisas interiores de nosso País é uma necessidade imperiosa para queimar etapas do desenvolvimento.

            E concluo parabenizando a todos os tocantinenses por esta data, pela importância desta data e pelo sentimento do dever de ter ajudado a tornar aquelas terras tocantinenses um lugar tão aprazível para se viver.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/10/2008 - Página 38917