Discurso durante a 205ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso do centenário de criação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais. (como Líder)

Autor
Eliseu Resende (DEM - Democratas/MG)
Nome completo: Eliseu Resende
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo transcurso do centenário de criação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais. (como Líder)
Aparteantes
Renato Casagrande.
Publicação
Publicação no DSF de 05/11/2008 - Página 43934
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA), REGISTRO, HISTORIA, TRADIÇÃO, ENSINO SUPERIOR, ESPECIFICAÇÃO, CIENCIAS AGRARIAS, APRESENTAÇÃO, DADOS, ELOGIO, ATUAÇÃO, QUALIDADE, AVALIAÇÃO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ELISEU RESENDE (DEM - MG. Pela Liderança do DEM. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Garibaldi Alves Filho, Srªs e Srs. Senadores, o ano de 2008 marcou alguns aniversários importantes, alguns deles celebrados com sessões especiais neste Parlamento, no Senado da República. Tivemos, por exemplo, o bicentenário da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil; o centenário da morte de Machado de Assis; e, não menos importante e marcante, o centenário de nascimento do imortal escritor mineiro João Guimarães Rosa.

Em meu pronunciamento de hoje, eu gostaria de lembrar outro aniversário de grande relevância para o meu Estado, Minas Gerais e para o Brasil: o centenário de criação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do País.

De seu início modesto como Escola Agrícola de Lavras, em 1908, a UFLA cresceu e se consolidou como um destacado centro de ensino e de pesquisa, sobretudo no campo das ciências agrárias.

Hoje, a Universidade de Lavras conta com 15 cursos de graduação, com 19 cursos de mestrado e 17 cursos de doutorado, que, juntos, reúnem mais de 5.200 alunos, aos quais se somam ainda os seis mil estudantes que cursam especialização a distância, a partir de todos os Estados brasileiros e do exterior.

O corpo docente não é menos impressionante. São 360 professores altamente capacitados, 96% dos quais possuem títulos de mestre ou doutor. É uma equipe que se ombreia com as das principais universidades do mundo no terreno das ciências agrárias.

A UFLA já formou mais de 30 mil profissionais graduados, além de outros milhares de profissionais do agronegócio, que procuram anualmente a universidade em busca de especialização. Esses números prometem sofrer um crescimento exponencial, uma vez que a UFLA atravessa um momento de franca expansão.

Até 2010, está prevista a implantação de mais cinco cursos de graduação, sete de mestrado e quatro de doutorado. Até 2012, a universidade tem planos de formar cerca de 15 mil estudantes, entre alunos dos cursos presenciais e dos cursos de especialização a distância.

A Universidade Federal de Lavras, portanto, é uma daquelas instituições que engrandecem Minas Gerais e o Brasil. O povo mineiro tem todos os motivos para se orgulhar da qualidade do ensino superior que suas universidades oferecem a todos os brasileiros, nas mais diversas áreas.

Não por acaso, Minas Gerais aparece com destaque no mais recente ranking das universidades brasileiras. No Índice Geral de Cursos (IGC), indicador criado pelo MEC para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior no Brasil, nada menos do que cinco universidades mineiras aparecem entre as 15 mais bem colocadas. A Universidade Federal de Lavras aparece exatamente na 15ª posição, uma colocação excelente entre 176 universidades avaliadas pelo MEC.

O Sr. Renato Casagrande (Bloco/PSB - ES) - V. Exª me permite aparte, Senador Eliseu?

O SR. ELISEU RESENDE (DEM - MG) - Um aparte a V. Exª, Senador Renato Casagrande.

O Sr. Renato Casagrande (Bloco/PSB - ES) - Agradeço a V. Exª. Não interromperei por muito tempo o discurso de V. Exª; quero apenas reforçar o que V. Exª está dizendo. O pronunciamento de V. Exª encontra eco naquilo que eu penso. Sou capixaba; não sou mineiro. Sou do Espírito Santo e tive a oportunidade de me formar em engenharia florestal na Universidade Federal de Viçosa. Eu sei da qualidade, por exemplo, dessa universidade; universidade importante. Agora, vamos comemorar 25 anos de formados no mês de dezembro. V. Exª fala da Universidade Federal de Lavras, que é outra universidade que eu conheço. Tenho lá muitos colegas, amigos, conterrâneos não só do meu Estado mas da minha cidade, que dão aula, que se formaram lá. Conheço a universidade há muito tempo até por laços familiares. Então, quero também ressaltar meu orgulho, mesmo não sendo mineiro - mas dizem que todo capixaba é mineiro e todo mineiro é capixaba -, pelo fato de a Universidade de Lavras ser referência para nós, do Espírito Santo, para minha formação profissional e por conhecer o trabalho que lá é feito. Muito obrigado pelo aparte. Parabenizo-o pelo pronunciamento.

O SR. ELISEU RESENDE (DEM - MG) - Quero parafrasear a frase de V. Exª, Senador Renato Casagrande: todo capixaba é mineiro e todo mineiro é capixaba. São povos confluentes nos seus anseios, na sua vontade de contribuir para o desenvolvimento do País e, particularmente, para o desenvolvimento dos nossos dois Estados vizinhos.

No campo da educação, como V. Exª disse, a Universidade de Lavras e a Universidade de Viçosa se despontam ao lado das universidades capixabas também, que evoluem para o progresso e desenvolvimento do Estado do Espírito Santo.

A ótima avaliação no Índice Geral de Cursos da instituição, IGC, é o reconhecimento de um trabalho literalmente centenário que a Universidade Federal de Lavras vem realizando ao longo de sua história. Mais do que merecidas, portanto, são as comemorações desse primeiro centenário, iniciadas em agosto e que se prolongam até o presente.

Igualmente merecidos são os parabéns que enviamos a toda a comunidade da Universidade Federal de Lavras - seus alunos, seus professores, seus funcionários, enfim, todos que contribuíram e que contribuem para o permanente engrandecimento da instituição.

Cumprimento todos na pessoa do Magnífico Reitor da UFLA, Antônio Nazareno Guimarães Mendes, e na pessoa do Vice-Reitor, Elias Tadeu Fialho.

Que os próximos 100 anos da Universidade Federal de Lavras tragam tantas conquistas quanto as que foram acumuladas desde 1908!

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 4/24/244:42



Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/11/2008 - Página 43934