Discurso durante a 196ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solidariedade às palavras do Senador Paulo Paim. Registro da instalação, ontem, pelo Ministério da Educação, da Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Educação (Conae), da qual S.Exa. faz parte, a ser realizada em abril de 2010.

Autor
Fátima Cleide (PT - Partido dos Trabalhadores/RO)
Nome completo: Fátima Cleide Rodrigues da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL. MOVIMENTO TRABALHISTA. EDUCAÇÃO.:
  • Solidariedade às palavras do Senador Paulo Paim. Registro da instalação, ontem, pelo Ministério da Educação, da Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Educação (Conae), da qual S.Exa. faz parte, a ser realizada em abril de 2010.
Publicação
Publicação no DSF de 23/10/2008 - Página 41027
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL. MOVIMENTO TRABALHISTA. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, PAULO PAIM, SENADOR, APOIO, IMPORTANCIA, AGILIZAÇÃO, VOTAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROJETO DE LEI, BENEFICIO, APOSENTADO, PENSIONISTA, DEFESA, URGENCIA, RESPOSTA, REIVINDICAÇÃO, BANCARIO, SITUAÇÃO, GREVE, MOTIVO, NECESSIDADE, POPULAÇÃO, ATENDIMENTO, BANCOS.
  • REGISTRO, INSTALAÇÃO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), COMISSÃO, ORGANIZAÇÃO, CONFERENCIA NACIONAL, EDUCAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, QUALIDADE, REPRESENTANTE, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SENADO, ESPECIALISTA, ENTIDADE, SETOR, ESPECIFICAÇÃO, SISTEMA, SERVIÇO SOCIAL, ENTIDADE PATRONAL, COMENTARIO, ANTECIPAÇÃO, REALIZAÇÃO, CONFERENCIA, AMBITO REGIONAL.
  • ESCLARECIMENTOS, OBJETIVO, CONFERENCIA NACIONAL, EDUCAÇÃO, PROMOÇÃO, DIALOGO, CRIAÇÃO, PLANO NACIONAL, ARTICULAÇÃO, SISTEMA NACIONAL, INTEGRAÇÃO, DIVERSIDADE, NIVEL, ENSINO, TENTATIVA, CUMPRIMENTO, DIRETRIZ, LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, PLANEJAMENTO, FUTURO.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, FUNDO NACIONAL, EDUCAÇÃO BASICA, VIABILIDADE, CUMPRIMENTO, DIRETRIZ, CONFERENCIA NACIONAL, EDUCAÇÃO, CONCLAMAÇÃO, CONGRESSISTA, APOIO, MATERIA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª FÁTIMA CLEIDE (Bloco/PT - RO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Senador Mão Santa.

            Também quero, nesta oportunidade, manifestar minha solidariedade às palavras do Senador Paulo Paim. Nós acompanhamos neste Senado, todos são testemunhas disso, a luta de S. Exª em defesa dos aposentados de todo o País e, e principalmente também pelas questões que dizem respeito ao Estado do Rio Grande do Sul.

            Aqui também quero, a exemplo do que fez o Senador Paulo Paim, solidarizar-me com os bancários, cuja greve dura 20 dias. Por todo o Brasil há um sentimento entre as pessoas de que é necessário encontrar um caminho para buscar o final da greve porque, diferentemente do que possa parecer, a maioria da população brasileira, apesar da automação dos bancos, Senador João Pedro, ainda depende dos funcionários dos bancos para resolver os problemas. A greve dos bancários traz, sim, prejuízo à população e é necessário que os banqueiros abram mão de parte de seus lucros, socializando-os com aqueles que fazem, no dia-a-dia, o atendimento no setor bancário.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho a esta tribuna na tarde de hoje especialmente para fazer um registro que considero muito importante.

            Ontem, enquanto os jornais pautavam a crise econômica mundial, o Ministério da Educação instalou, sob a coordenação do Professor Francisco das Chagas, Secretário Executivo Adjunto do Ministério, a comissão organizadora da Conferência Nacional de Educação, em que, com muita honra, representarei esta Casa, junto com o Senador Cristovam Buarque, representando, os dois, a Comissão de Educação do Senado Federal.

            Além do Ministério da Educação, que coordena a comissão organizadora, e do Congresso Nacional, representado pelas Comissões de Educação da Câmara e do Senado, farão parte da comissão organizadora da Conferência representantes de entidades abrangendo todo o espectro da educação brasileira, gestores, representantes do Sistema S, dos empresários da educação, dos trabalhadores da educação pública e privada, da educação comunitária, dos movimentos de afirmação da diversidade, dos movimentos em defesa do direito à educação, das entidades de pesquisas junto com representantes dos pais e alunos, que são o objetivo primeiro do nosso trabalho na educação.

            A Conferência Nacional de Educação (Conae) será realizada, Srs. Senadores, entre 23 e 27 de abril de 2010. Até lá, precederão a realização da Conferência, em 2009, conferências municipais de educação, conferências regionais e conferências estaduais.

            A realização da Conferência Nacional de Educação é uma proposta da Conferência Nacional de Educação Básica (Coneb), que aconteceu em abril deste ano, e mobilizou milhares de militantes e organizações que, pela primeira vez, foram ouvidos pelo Poder Executivo.

            A Conae será um amplo espaço de diálogo que, certamente, resultará em compromissos de todos os setores que, democraticamente, estarão definindo rumos e construindo um sistema nacional articulado de educação.

            Srªs e Srs. Senadores, sabemos que, mesmo com o Fundeb, não conseguiremos atingir plenamente nossos objetivos educacionais enquanto o regime de colaboração previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação não se estabelecer de fato.

            A Conferência Nacional de Educação buscará superar essa deficiência estrutural, construindo conceitos, diretrizes e estratégias nacionais para que o Sistema Nacional Articulado de Educação se torne uma realidade dentro de uma visão sistêmica de educação.

            Entre os objetivos da Conae, destacamos a integração de todos os níveis, etapas e modalidades de ensino com vistas a consolidar os sistemas nacionais articulados de planejamento e gestão, de financiamento, de avaliação e de formação dos trabalhadores em educação e a instalação do processo de institucionalização do Fórum Nacional de Educação, convocado e instalado pelo Ministério da Educação, como uma instância consultiva, de articulação, organização, acompanhamento de política nacional de educação e de coordenação permanente das conferências nacionais de educação.

            O tema central da Conferência será, como já falei, a construção do sistema nacional articulado de educação: o plano nacional de educação, diretrizes e estratégias de ação e, para isso, seis eixos temáticos tratarão da democratização do acesso, permanência e sucesso escolar para o próximo decênio, papel do Estado na garantia do direito à educação, organização e regulação, qualidade e avaliação da educação nacional, formação e valorização dos trabalhadores em educação, financiamento, gestão democrática e fortalecimento institucional, justiça social, inclusão, diversidade e promoção da igualdade social.

            A realização da Conferência Nacional da Educação em 2010 é fundamental para a elaboração das diretrizes que deverão pautar o próximo decênio. É o momento, Srªs e Srs. Senadores, de elaborarmos um Plano Nacional de Educação com intensa participação social e, pela primeira vez na história de nosso País, com forte investimento financeiro já garantido pelo Fundeb.

            A crise que se apresentou ao mundo nos últimos dias está abalando os alicerces dos mercados levando grandes instituições financeiras e bancárias à falência. Em virtude da retração dos mercados e da conseqüente redução de recursos, provavelmente sentiremos os efeitos nas contas e nos investimentos públicos.

            Este é um momento crucial para a educação brasileira. É necessário um esforço conjunto da sociedade, dos políticos e do Governo para que, qualquer que sejam os resultados econômicos dessa crise a pequeno e médio prazo, não sejam feitos contingenciamentos ou corte nos recursos destinados à educação.

            A educação, Srªs e Srs. Senadores, é um investimento social que muda vidas e altera as base de uma sociedade.

            O Brasil não pode abrir mão, em virtude de crises sazonais da economia, de um projeto estratégico de nação para o qual a educação é o principal alicerce.

            Portanto, quero, ao finalizar, conclamar os Senadores e as Senadoras que apóiem e participem efetivamente das conferências municipais, regionais, estaduais e, por fim, da Conferência Nacional de Educação.

            Tenho a convicção, como trabalhadora em educação que sou, da necessidade de mobilizarmos toda a sociedade nessa construção.

            A educação não pode ser apenas uma prioridade governamental e muito menos discurso de palanque; deve, isto sim, ser uma prioridade nacional.

            E conto com todo o Senado Federal nessa obra, lembrando o manifesto pela educação pública, gratuita e de qualidade para todos, assinado por 81 Senadores desta Casa.

            Muito obrigada, Sr. Presidente.

            Era o que tinha a dizer.


Modelo1 4/25/241:05



Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/10/2008 - Página 41027