Discurso durante a 210ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo ao Governador Anchieta Júnior no sentido de disponibilizar terreno, de propriedade do Estado, para a implantação de unidade da Fazenda Esperança em Roraima, que visa resgatar a dignidade de dependentes químicos.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL. DROGA.:
  • Apelo ao Governador Anchieta Júnior no sentido de disponibilizar terreno, de propriedade do Estado, para a implantação de unidade da Fazenda Esperança em Roraima, que visa resgatar a dignidade de dependentes químicos.
Publicação
Publicação no DSF de 12/11/2008 - Página 44755
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL. DROGA.
Indexação
  • ELOGIO, PROGRAMA, IGREJA CATOLICA, RECUPERAÇÃO, VICIADO EM DROGAS, PROPRIEDADE RURAL, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), AUSENCIA, UTILIZAÇÃO, MEDICAMENTOS, INCENTIVO, TRABALHO, LEITURA, BIBLIA, REGISTRO, SUPERIORIDADE, BUSCA, AUXILIO, POVO, ESTADO DE RORAIMA (RR), DEFESA, CRIAÇÃO, UNIDADE, CAPITAL DE ESTADO.
  • REGISTRO, POSSIBILIDADE, INSTALAÇÃO, PROJETO, IGREJA CATOLICA, MUNICIPIO, BOA VISTA (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR), SOLICITAÇÃO, GOVERNADOR, DISPONIBILIDADE, TERRENO, CONSTRUÇÃO, SEDE, ATENDIMENTO, VICIADO EM DROGAS, COMENTARIO, DADOS, INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, DEMONSTRAÇÃO, AUMENTO, QUANTIDADE, VICIO, POPULAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, IMPORTANCIA, CRIAÇÃO, LOCAL, TRATAMENTO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Papaléo Paes, Srªs e Srs. Senadores, também quero me solidarizar com a Senadora Serys e parabenizá-la por seu pronunciamento. Principalmente nós, que somos da área médica, sentimos muito isso e acompanhamos os traumas que ficam em conseqüência dessas atitudes que ocorrem com as crianças, com as pessoas de menor idade.

Sr. Presidente Papaléo, a Igreja Católica tem um programa que resgata a dignidade de milhares de pessoas em vários pontos do Brasil. Trata-se do projeto Fazenda Esperança, local destinado ao trabalho com dependentes químicos, visando a sua recuperação.

A unidade da Fazenda Esperança mais próxima de Roraima fica em Manaus (AM), mas a concorrência de vagas é muito grande e, devido à grande procura por famílias de Roraima, os coordenadores do projeto, felizmente, resolveram implantar uma unidade em Boa Vista.

João Paulo Santos, um dos coordenadores desse programa no Amazonas, foi a Boa Vista, segundo matéria publicada na Folha de Boa Vista, verificar possíveis locais de implantação da fazenda e principalmente conseguir patrocinadores para implantação do projeto.

O coordenador afirma que atualmente a Fazenda Esperança de Manaus está atendendo a muitos pedidos de internação. Só de Roraima chegam de 10 a 15 pedidos, numa tendência crescente mês a mês.

Sr. Presidente Papaléo Paes, para que essa unidade de Esperança seja implantada no meu Estado, é preciso que os coordenadores do Projeto Esperança tenham à disposição um terreno com uma casa onde se possa implantar a fazenda.

Como é um projeto em que eu confio, um projeto de grande alcance social, decidi fazer um apelo aqui no plenário do Senado ao Governador Anchieta Júnior, com quem não tive nenhum contato para falar sobre isso antes: Governador, disponibilize uma das propriedades do nosso Estado para que seja implantado este programa. Roraima precisa fazer uma unidade da Fazenda Esperança. Muitas famílias roraimenses são atingidas por essa doença grave que é a dependência química de drogas, e precisamos desenvolver uma forma de que essas pessoas tenham oportunidade de se libertar dessa doença, que é um vício, na própria terra.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na última pesquisa feita em Boa Vista, pelo Centro de Combate ao Tabagismo, foram detectadas mais de três mil pessoas com algum tipo de vício na cidade. Três mil para a minha cidade é muita gente, Senador Mão Santa, não é pouca gente.

Três mil é uma quantidade considerada e dentro do universo de uma pesquisa. Não foi uma pesquisa muito ampla, foi uma pesquisa apenas voltada para o tabagismo e surgiu esse problema espontaneamente.

Essas pessoas têm chance de se livrar dos vícios de alcoolismo e de drogas com a Fazenda Esperança. O tratamento dos dependentes é feito sem utilizar remédios, tranqüilizantes ou antidepressivos. Não existem grades, nem cercas, nem muro alto. Ali na Fazenda Esperança, os que decidem ficar para tratamento devem participar dos cultos feitos no local e trabalhar duro para garantir o próprio sustento e para poder entender que podem viver sem depender da droga. A leitura da Bíblia é diária e uma passagem do Evangelho é sempre destacada para motivar os dependentes químicos a ficarem “limpos” (sóbrios) por mais um dia. É uma espécie de agradecimento que eles fazem por mais um dia que eles venceram. E realmente os dependentes químicos vivem numa luta diária. Sabemos disso, porque somos médicos, eu, o Senador Papaléo Paes e o Senador Mão Santa, que a dependência química infelizmente não chegam à metade as pessoas que conseguem se libertar dela para sempre. Muitos se libertam e voltam, se libertam e voltam. Mas, para se libertar sem nunca mais tocar, o percentual infelizmente é muito baixo.

Segundo o coordenador da Fazenda, o local não funciona como uma clínica, mas como uma comunidade terapêutica onde a pessoa tem que pedir para entrar por ela mesma. Nas palavras de João Paulo:

            “Não usamos medicamentos, apenas trabalho pesado, convivência, amor e orações. Além disso, não há espaço apenas para viciados em drogas. A fazenda está aberta também para os alcoólatras, gente viciada em jogo, viciada em internet. E o programa é gratuito”.

Senador Heráclito Fortes, é com grande prazer que constato o seu retorno ao nosso Plenário. Tenha certeza de que todos nós estamos torcendo pela sua recuperação completa e calma.

Para entrar no programa, o dependente precisa escrever uma carta de próprio punho contando suas histórias de sofrimento e angústia. Este é o requisito principal para se conseguir uma vaga. A lista de espera em Manaus chega a 100 pessoas, 20 a mais que a capacidade do local. Todos são maiores de idade. Ninguém é obrigado a ficar. Mas quem decide encarar o tratamento tem que aceitar as regras e a disciplina. O tempo de permanência é de um ano.

Enquanto a unidade da Fazenda Esperança não é construída em Roraima, aqueles que decidirem aderir ao programa podem procurar a Diocese de Roraima pelo número (95)3224-9235. Vou repetir: (95)3224-9235.

Estou dando esta informação porque sei que muitas pessoas podem estar ouvindo a TV Senado, em Roraima e no Brasil todo, e é uma chance que têm de achar um apoio para se libertar desse peso, dessa angústia que ficam carregando.

Sr. Presidente Papaléo Paes, agradeço a oportunidade que V. Exª me deu de fazer este pronunciamento.

Muito obrigado.


Modelo1 4/23/2410:52



Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2008 - Página 44755