Discurso durante a 223ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Relato acerca do Fórum de Águas das Américas, realizado em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, que contou com a participação de S.Exa.

Autor
Leomar Quintanilha (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Relato acerca do Fórum de Águas das Américas, realizado em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, que contou com a participação de S.Exa.
Publicação
Publicação no DSF de 26/11/2008 - Página 47788
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), VITIMA, DESABAMENTO, INUNDAÇÃO.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, CONGRESSO, AGUA, AMERICA, REALIZAÇÃO, MUNICIPIO, FOZ DO IGUAÇU (PR), ESTADO DO PARANA (PR), IMPORTANCIA, DEBATE, PROVIDENCIA, PRESERVAÇÃO, UTILIZAÇÃO, RECURSOS HIDRICOS.
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, CONGRESSO INTERNACIONAL, AGUA, PAIS ESTRANGEIRO, TURQUIA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PMDB - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, ouvi atentamente o final do pronunciamento do eminente Senador Paulo Paim e eu gostaria de me associar a ele e aos demais colegas que manifestaram seu constrangimento, seu profundo pesar pelo desastre que se abate hoje sobre Santa Catarina.

Seguramente, nossos colegas Senadora Ideli Salvatti, Senador Raimundo Colombo e Senador Neuto de Conto e o Governador Luiz Henrique estão empenhados hoje em procurar mitigar o sofrimento, em diminuir os prejuízos que as precipitações acentuadas causaram no Estado de Santa Catarina, sobretudo em Florianópolis, de forma tão intensa a causar tanto sofrimento, tanta dor e tantas perdas.

Eu gostaria, Sr. Presidente, em nome da brava gente do meu Estado, Estado de Tocantins, de associar-me àqueles que manifestam solidariedade ao bravo povo de Santa Catarina nesse momento difícil que atravessa.

Recordo-me, Senador Mão Santa, de que eu estava no seu Estado, nosso querido Piauí, ainda quando representava o Banco do Brasil, no ano de 1980, quando houve uma histórica enchente dos mananciais daquela região. A cidade em que eu vivia, Corrente, ficou isolada, porque a enchente destruiu as estradas de acesso à nossa cidade e ficaram interditado o abastecimento de água, combustível, energia elétrica, alimentos num período que impôs muita dor, muito sofrimento e muita dificuldade à população daquela região com perdas materiais, casas que desabaram. Mas, felizmente, àquela época, praticamente não houve vítimas fatais - foi um número bastante reduzido. Não me recordo, mas acredito que, em Corrente mesmo, naquela ocasião, não houve vítimas fatais. Mas a cidade ficou quase 30 dias isolada, impondo à população uma dificuldade muito grande.

           Imagino esta situação hoje em Florianópolis e em todo o Estado, interditando estradas, derrubando casas, matando gente. Que situação difícil e delicada enfrenta o povo de Santa Catarina!

           Portanto, tenham todos a nossa solidariedade e o nosso empenho para fazermos o que estiver a nosso alcance para mitigar a dor e o sofrimento daquela valorosa gente.

         Estou retornando, Sr. Presidente - acabo de chegar agora à noite - de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, onde passei ontem e hoje reunido com técnicos; representantes institucionais; órgãos governamentais; ministros de governo; o Ministro do Meio Ambiente do Brasil, Carlos Minc; o Ministro do Meio Ambiente da Turquia; dois governadores; as Senadoras Marina Silva e Marisa Serrano; os Deputados Vanessa Grazziotin e Inácio Rodrigues; mais parlamentares, deputados e senadores, da Argentina, do Paraguai, do Uruguai, da Bolívia, dos países do Caribe; o Presidente da ANA, Deputado José Machado; o Presidente de Itaipu Binacional, nosso querido amigo Samek; enfim, muitos técnicos e muitas pessoas participando do Fórum de Águas das Américas, que é um fórum preparatório para um Fórum Internacional Sobre Aguas que ocorrerá em Istambul, no mês de março, no ano que vem.

         Esse Fórum de Foz do Iguaçu foi antecedido pelo Fórum da América do Sul, realizado há cerca de dois meses no Uruguai, exatamente colhendo as experiências, conhecendo as políticas públicas, conhecendo as atividades da iniciativa privada com relação à preservação, ao uso e à utilização desse bem indispensável à vida humana, ao ser humano, que é a água.

           É, deveras, um fórum de transcendental importância, quando todos os aspectos relacionados ao uso da água, quer na preservação da segurança alimentar na produção de alimentos com a agricultura irrigada, quer na defesa da água como um bem a que a que todos têm o direito de ter acesso, quer no uso dos transportes, enfim, discutindo todos os aspectos necessários, conhecidos, para que esse bem seja otimizado e mais bem usado doravante.

           Em razão de sinais muito fortes em função das acentuadas mudanças climáticas, esse recurso tão importante está mostrando sinais de esgotamento, às vezes por irresponsabilidade, às vezes por inadvertência da humanidade com relação aos cuidados que deveríamos ter com esse bem tão importante da natureza.

           Considero, seguramente, os resultados desse fórum, os pontos discutidos e aprovados nessa fase preparatória para levar a Istambul como extremamente positivos; um avanço que leva as autoridades brasileiras, as instituições brasileiras e sobretudo os países da América do Sul a esse evento. Sei que, seguramente, esse evento vai promover um avanço na relação forte que têm todos os países e sobre os cuidados que deverão ter todos com o uso da água, um bem tão importante e indispensável ao ser humano. Nós, hoje, passamos a olhar com mais interesse, com mais cuidado, com mais atenção, porque desse recurso não podemos prescindir.

Era este o registro que eu queria fazer, Sr. Presidente, agradecendo pela deferência na concessão do prazo.

Muito obrigado.


Modelo1 4/26/242:13



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/11/2008 - Página 47788