Discurso durante a 240ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do recebimento e considerações sobre o Relatório de Ações Sociais 2007, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Registro do recebimento e considerações sobre o Relatório de Ações Sociais 2007, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Publicação
Publicação no DSF de 17/12/2008 - Página 53258
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, BALANÇO ANUAL, ATIVIDADE, SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL (SENAC), AREA, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, PRIORIDADE, EDUCAÇÃO, OBJETIVO, INCLUSÃO, CIDADANIA, PROTEÇÃO, MEIO AMBIENTE, RECICLAGEM, CRIAÇÃO, RENDA, QUALIFICAÇÃO, MERCADO DE TRABALHO, APRENDIZAGEM, INFORMATICA, ATUAÇÃO, COMUNIDADE, POPULAÇÃO CARENTE, SETOR, SAUDE.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, uma entidade das mais respeitáveis do País, pelos serviços prestados à qualificação de mão-de-obra no setor de serviços, é, indiscutivelmente, o assim denominado Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, amplamente conhecido pela sigla Senac.

Essa organização, que foi criada com a missão de “educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo”, faz muito mais, como descreve o Relatório de Ações Sociais 2007, que tivemos a satisfação de receber em nosso Gabinete.

De acordo com esse Relatório, em 2007, o Senac ofereceu mais de 710 mil atendimentos gratuitos, beneficiando um grande número de brasileiros e dando-lhes a oportunidade de uma nova perspectiva profissional e pessoal. E o Senac faz tudo isso com os olhos voltados para o futuro, porque acredita na educação via inclusão social como o caminho mais eficaz para diminuir a desigualdade vergonhosa com a qual ainda convivemos.

Na apresentação do Relatório, assinada pelo Diretor-Geral do Senac Nacional, Sidney Cunha, ele explica que a atuação dessa entidade promove mudanças importantes na vida dos cidadãos, enfatizando que ela extrapola o papel de formador de pessoas para o mundo do trabalho, alcançando o de agente de transformação e desenvolvimento econômico e social.

O Relatório de Ações Sociais 2007 demonstra o compromisso da instituição com a democratização do acesso ao conhecimento, apresentando as atividades destinadas aos menos favorecidos, como portadores de deficiência, moradores de comunidades carentes, jovens em situação de risco social, mulheres, pobres, idosos e população carcerária. Também se desenvolveram, no decorrer desse ano, programas para conscientizar a população sobre a necessidade da preservação ambiental, vinculados a ações que ensinavam a gerar trabalho e renda com a reciclagem de materiais, em busca do desenvolvimento sustentável.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, creio que seria muito extenso e, portanto, fastidioso enumerar aqui todas as especialidades em que o Senac prepara cidadãos para o exercício de uma profissão. Mas, ao mesmo tempo, merecem destaque algumas, devido à atualidade de que se revestem. Nesse sentido, podemos citar: Técnicas de Vendas; Montagem e Manutenção de Microcomputadores; Aplicativos Gráficos; Operador de Microcomputador; Criação de Site com FrontPage; Gestão de Pequenas Empresas; Técnicas de Condução de Atrativos Turísticos; Gestão Básica de Hotéis, Restaurantes e Similares; Conserto e Manutenção de Eletrodomésticos; Telemática; e outros.

Essa relação não esgota o leque de opções oferecidas pelo Senac, mas permite constatar a amplitude das opções de qualificação profissional, nas mais diferentes áreas do mundo atual. São atividades do setor de serviços para as quais não se prevê saturação, isto é, que não deixarão de existir no curto ou no médio prazo.

Vale à pena, por sua vez, destacar a preocupação do Senac com a inclusão digital. Esta é a justificativa contida no Relatório: “A desigualdade tecnológica, a falta de acesso à informação e a pouca infra-estrutura disponível para o desenvolvimento solidário do conhecimento são fatores que colaboram para a marginalidade de parcelas da sociedade.”

As ações do Senac para inclusão social, em todo o Brasil, buscaram atender, além das pessoas carentes - que, de outra forma, não teriam oportunidade de aprender a utilização de microcomputadores -, grupos de portadores de necessidades visuais, pessoas atingidas pela Hanseníase - para facilitar sua reintegração no meio social - e também alcoólatras e toxicômanos em recuperação.

E, para comprovar que a união faz a força, o Senac participou de atividades conjuntas com a Rede Globo e com o Serviço Social da Indústria (Sesi), colaborando para a realização da Ação Global em vários Estados, na prestação de serviços essenciais dirigidos às comunidades mais carentes.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, conforme consta do Relatório, as ações sociocomunitárias do Senac atingem o mais amplo espectro imaginável. Já se tornaram comuns atividades em benefício das pessoas carentes, dentre as quais se destaca o corte de cabelos. Mas também se realizam ações na área de saúde, como avaliação de desnutrição e sobrepeso, problemas de visão e de saúde bucal. É comum, ainda, essas ações se realizarem em asilos, orfanatos e creches, oferecendo corte de cabelo, embelezamento dos pés e das mãos, aferição da pressão arterial e teste de glicemia.

Tendo em vista que, dos 106 milhões de jovens da América Latina, entre 15 e 24 milhões estão desempregados e quase 30 milhões estão na economia informal, o Senac tem uma tarefa hercúlea pela frente e a encara com a segurança de que conseguirá os melhores resultados. Também contribui significativamente para promover a igualdade de gênero, mediante cursos, palestras e serviços gratuitos prestados à população feminina, que servem para o resgate da auto-estima e beneficiam toda a família, tornando possível a metamorfose social num cenário de maior igualdade.

Se a missão institucional se concentra em preparar as pessoas para o mercado de trabalho, é de se pensar numa entidade voltada exclusivamente para os jovens. Mas o Senac, consciente de sua importância social, coloca em prática várias ações eficazes, para elevar a auto-estima das pessoas idosas, possibilitando-lhes o acesso a novas tecnologias, por meio de cursos de qualificação, de serviços e palestras gratuitas nas áreas de Saúde e Imagem Pessoal.

Em rápidas pinceladas, procurei dar uma idéia da importância dessa entidade vinculada ao comércio, mas que, apesar de privada, presta serviços públicos de valor inestimável.

Srªs e Srs. Senadores, é digno de reconhecimento o esforço do Senac para oferecer melhores condições de vida a muitas pessoas que não foram contempladas pela fortuna. Além disso, não se pode ignorar o valor das atividades que vem desenvolvendo historicamente na formação profissional principalmente de nossos jovens, preparando-os para um mercado de trabalho que se mostra cada vez mais competitivo.

Dessa forma, gostaria de parabenizar essa prestigiosa instituição por tudo que tem realizado em prol de um Brasil maior e melhor.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Modelo1 3/29/244:28



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/12/2008 - Página 53258