Discurso no Senado Federal

Justificativas para o apoiamento a candidatura do Senador Tião Viana à Presidência do Senado. (como Líder)

Autor
Jarbas Vasconcelos (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PE)
Nome completo: Jarbas de Andrade Vasconcelos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Justificativas para o apoiamento a candidatura do Senador Tião Viana à Presidência do Senado. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 03/02/2009 - Página 16
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • JUSTIFICAÇÃO, APOIO, CANDIDATURA, TIÃO VIANA, SENADOR, PRESIDENTE, SENADO, ELOGIO, CONDUTA, VICE PRESIDENCIA, ATUAÇÃO, INTERINIDADE, PRESIDENCIA, INDEPENDENCIA, POLITICA PARTIDARIA, PREVISÃO, VALORIZAÇÃO, LEGISLATIVO, COMBATE, DESEQUILIBRIO, PODERES CONSTITUCIONAIS, RENOVAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, RECUPERAÇÃO, REPUTAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. JARBAS VASCONCELOS (PMDB - PE. Pela Liderança do Bloco. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, primeiro, Sr. Presidente, quero agradecer a V. Exª essa benevolência atendendo ao apelo de companheiros.

Sr. Presidente, teria pouco a acrescentar àquilo que foi dito aqui desta tribuna pelos oradores que me antecederam. É justo, porém, dizer da nossa opção em favor da candidatura de Tião Viana para presidir esta Casa, pela sua coerência, pela sua firmeza, pelo seu caráter, pela sua desenvoltura.

Ele foi testado aqui faz menos de dois anos, no episódio lamentável da cassação do Presidente dessa Casa. Ele como 1º Vice-Presidente subiu a esta cadeira e conduziu esta Casa com equilíbrio, com correção, com modernidade e, sobretudo, com equilíbrio, como afirmei, sem ficar a serviço de grupos, sem ficar a serviço de entornos de qualquer natureza. Por isso ele se credenciou, naquele instante, a presidir esta Casa.

Assumi compromisso com ele quando ninguém ainda postulava ser presidente desta Casa. Posteriormente, o Senador Tião Viana me informou de que havia procurado o Presidente José Sarney, cuja candidatura se cogitava. E o Presidente Sarney havia dito a ele, Tião Viana, de que não seria Presidente e votaria nele, o que o credencia ainda mais para ser Presidente desta Casa.

É preciso dizer, Sr. Presidente, que nós não vamos modificar voto de ninguém; os votos já estão definidos. Mas é preciso dizer que o Senador Tião Viana vai presidir esta Casa sem ser subserviente ao Palácio do Planalto, sem ser tampouco aliado da Oposição. Ele vai dirigir esta Casa com o mesmo equilíbrio, com a mesma determinação, a mesma coragem com que fez no primeiro ano desta Legislatura. Ele vai procurar servir ao País, servir a esta Casa, que está com a imagem lá embaixo - interna e também externamente. Ele não vai vestir uma roupa de auditor para caçar as bruxas aqui - apenas as bruxas têm que ficar com as barbas de molho. Ninguém vai exigir dele que vá admitir fulano, que vá demitir ciclano, que vá instalar-se um clima de pânico aqui dentro do Senado. Não! Ele não veio para cá para incendiar o Senado, ele não veio para cá para explodir o Senado. Ele veio exatamente para aqui para conduzir o Senado com serenidade, espelhando-se em pessoas corretas, procurando dirigir a Casa com a ajuda dos Senadores, porque ninguém consegue fazer alguma coisa sozinho, sempre faz com uma equipe. E eu tenho certeza de que Tião Viana saberá fazer essa escolha.

Por isso, Sr. Presidente, os motivos por que voto em Tião Viana são exatamente esses conhecidos da Casa, alardeados por ele, pelo que a mídia publicou. Tião representará um avanço, Tião representará um equilíbrio nesta Casa, Tião não vai fazer jogo de governo, Tião não vai ser serviçal à Oposição, Tião vai dirigir esta Casa com toda dignidade. Não vai explodir o Senado. Vai, ao contrário, ajudar o Senado a dar um pulo à frente, um pulo de qualidade de que este Senado precisa por muitos e muitos anos. Muito obrigado.


Modelo1 4/25/243:26



Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/02/2009 - Página 16