Discurso no Senado Federal

Saúda a eleição do Presidente José Sarney que, com a profundidade do conhecimento do Brasil, será o intérprete correto e respeitado do Congresso Nacional para construir os caminhos de saída da crise, em harmonia com os Poderes Executivo e Judiciário.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Saúda a eleição do Presidente José Sarney que, com a profundidade do conhecimento do Brasil, será o intérprete correto e respeitado do Congresso Nacional para construir os caminhos de saída da crise, em harmonia com os Poderes Executivo e Judiciário.
Publicação
Publicação no DSF de 03/02/2009 - Página 31
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, ELEIÇÃO, JOSE SARNEY, PRESIDENTE, SENADO, CONFIANÇA, ENTENDIMENTO, COLABORAÇÃO, LEGISLATIVO, CRISE, ECONOMIA.

            O SR. JOSÉ AGRIPINO (DEM - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, essas primeiras palavras de V. Exª em resposta à manifestação civilizada, altiva, como não poderia deixar de ser, do Senador Arthur Virgílio mostra que o nosso voto foi acertado.

            V. Exª teve 49 votos. É o quórum qualificado, necessário para a aprovação de proposta de emenda à Constituição. V. Exª chega à Presidência da Casa com uma votação consagradora. E a Casa espera de V. Exª exatamente o que V. Exª acaba de dizer: moderação, equilíbrio e concórdia. Repito: moderação, equilíbrio e concórdia.

            Nós estivemos juntos numa disputa da qual me orgulho de ter participado, ganhamos juntos, mas esta é uma etapa que se encerrou. Esta é uma etapa que se encerra agora.

            Eu e o Senador Arthur Virgílio lideramos dois partidos políticos de Oposição. Na minha opinião, as divergências são pontuais, as nossas convergências são permanentes e vão continuar sendo.

            Agora, sob o comando de V. Exª, um ex-Presidente da República que tem espírito público, tem a consciência do momento difícil que o Brasil está vivendo e tem a consciência da importância do Congresso Nacional; V. Exª, que é procurado pelos agentes econômicos, pelas forças políticas, que conhece o Brasil com a profundidade que ele tem, precisa ser e vai ser o intérprete correto e respeitado do Congresso brasileiro para, em harmonia com os Poderes Executivo e Judiciário, construir os caminhos de saída da crise.

            Este é o meu pensamento e esta é a razão pela qual eu conduzi os meus companheiros de partido a votarem em V. Exª, e a sua primeira manifestação indica que o nosso voto foi acertado.

            V. Exª é um homem de diálogo, não de se render. V. Exª é um homem de diálogo maduro e racional e saberá conduzir esta Casa com discernimento e com acerto.

            Meus cumprimentos a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/02/2009 - Página 31