Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do Deputado Federal Adão Pretto.

Autor
Marco Maciel (DEM - Democratas/PE)
Nome completo: Marco Antônio de Oliveira Maciel
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do Deputado Federal Adão Pretto.
Publicação
Publicação no DSF de 06/02/2009 - Página 109
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, DEPUTADO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), COMENTARIO, BIOGRAFIA, REGISTRO, LUTA, DEFESA, AGRICULTOR, ATUAÇÃO, BUSCA, SOLUÇÃO, PROBLEMA, NATUREZA PREVIDENCIARIA.

            O SR. MARCO MACIEL (DEM - PE. Para encaminhar a votação. Com revisão do orador.) -Srª Presidente do Senado Federal, Senadora Serys Slhessarenko, Srªs e Srs. Senadores, desejo, neste instante, associar-me à manifestação de pesar pelo falecimento do Deputado Federal Adão Pretto, que integrava a Bancada do PT do Rio Grande do Sul.

            Nascido na década de 1940, ele foi parlamentar estadual constituinte no Rio Grande do Sul. Exerceu mandato de deputado federal no Congresso Revisor e, posteriormente, por mais quatro legislaturas. 

            Em duas oportunidades, foi Diretor do PT. Era uma pessoa com especialização em questões agrícolas. Filho de agricultor e também agricultor, consequentemente, se preocupava com as causas do endividamento agrícola e o financiamento ao pequeno produtor. Tinha atuação ativa, não somente dentro do Congresso Nacional, em especial na Câmara dos Deputados, participando de conclaves nacionais e internacionais, dando destaque às questões previdenciárias.

            Desejo, ao encerrar a minha manifestação, fazer menção ao fato de que, integrante do Grupo Parlamentar Católico, que se reúne toda terceira quinta-feira de cada mês, ele era assíduo frequentador da Pastoral Parlamentar Católica. Foi nessa condição que o conheci e com ele convivi durante longo período de tempo.

            Sua presença continuará sendo sentida nas duas Casas do Congresso Nacional, especialmente na Câmara dos Deputados.

            Certa feita, Rui Barbosa afirmou que a morte não divorcia, aproxima. Eu poderia dizer que o falecimento do Deputado Adão Pretto não nos divorcia das causas pelas quais ele lutava. Portanto, continuaremos próximos, buscando tornar o País cada vez mais desenvolvido, mais justo.

            Era o que eu tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/02/2009 - Página 109