Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Divulgação dos resultados do evento Amazontech 2008.

Autor
Jefferson Praia (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AM)
Nome completo: Jefferson Praia Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Divulgação dos resultados do evento Amazontech 2008.
Publicação
Publicação no DSF de 11/02/2009 - Página 1085
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • BALANÇO, RESULTADO, ENCONTRO, MUNICIPIO, SÃO LUIS (MA), ESTADO DO MARANHÃO (MA), DEBATE, PROJETO, PROPOSTA, POLITICA, SETOR PUBLICO, REGIÃO AMAZONICA, PARTICIPAÇÃO, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZONIA (INPA), MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA (MCT), CENTRAIS ELETRICAS DO NORTE DO BRASIL S/A (ELETRONORTE), SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI), SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL (SENAC), ESCOLA TECNICA, UNIVERSIDADE, SECRETARIA DE ESTADO, APRESENTAÇÃO, DOCUMENTO, CONCLUSÃO, ENCAMINHAMENTO, GOVERNO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL, ANUNCIO, PUBLICAÇÃO, CLASSE POLITICA, EMPRESARIO, ACADEMICO.
  • LEITURA, DOCUMENTO, DETALHAMENTO, PROPOSTA, PRIORIDADE, INTEGRAÇÃO, LAVOURA, PECUARIA, FLORESTA, INCENTIVO, ECONOMIA FAMILIAR, MANEJO ECOLOGICO, GESTÃO, OCUPAÇÃO, SOLO, DIVULGAÇÃO, FUNDOS, REALIZAÇÃO, MARKETING, REGIÃO AMAZONICA, VINCULAÇÃO, TURISMO, ECOLOGIA, ARTICULAÇÃO, BANCADA, CONGRESSISTA, CONCLAMAÇÃO, ORADOR, SENADO, PARTICIPAÇÃO, DEBATE.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no segundo semestre do ano passado, em um dos meus primeiros pronunciamentos nesta Casa, tive a honra de anunciar a realização, em novembro, do evento Amazontech 2008, realizado em São Luiz do Maranhão.

Hoje volto a esta tribuna para divulgar e enaltecer os principais resultados do encontro sistematizados na Carta de São Luiz, contendo projetos e propostas de políticas públicas para a Amazônia.

Da confecção do documento participaram numerosas e importantes organizações, como o Sebrae, a Embrapa, federações empresariais, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o Ministério da Ciência e Tecnologia, Secretarias Estaduais, Eletronorte, Senai, Senac, Escolas Técnicas e Universidades.

As conclusões já foram encaminhadas a autoridades estaduais e federais e serão publicadas com ampla disseminação nos meios políticos, acadêmicos e empresariais do país.

Os projetos que mereceram prioridade envolvem integração entre lavoura, pecuária e floresta; incentivo à agricultura familiar; manejo sustentável de recursos naturais; uso e ocupação do solo; identificação de fundos de apoio; marketing amazônico; ecoturismo; pesquisa aplicada ao desenvolvimento; e articulação institucional com a bancada parlamentar amazônica, entre outros.

Sr. Presidente, passo agora ao elenco de políticas públicas focalizadas pela Carta de São Luís:

         1 - Articular a criação de uma rede de infra-estrutura, estimulando a introdução e ampliação de rede fluvial e ferroviária, para facilitar o deslocamento de pessoas e bens;

2 - Disseminar as boas práticas e experiências tecnológicas, econômicas e sociais para o manejo e aproveitamento sustentável dos recursos naturais da Amazônia;

3 - Incrementar processo de inovação no desenvolvimento de tecnologias, ambientadas às características da região amazônica, valorizando conhecimento adquirido pela população amazônica;

            4 - Incentivar o estudo, pesquisa e implementação de alternativas tecnológicas no âmbito da Amazônia para a produção de bioenergia, sequestro de carbono e redução do aquecimento global;

           5 - Articular a criação de uma rede de cooperação para pesquisa, desenvolvimento, processamento e comercialização do bioproduto da Amazônia Legal, enfatizando a inovação e interação do setor público, iniciativa privada, meio acadêmico e o terceiro setor.

           6 - Instituir marco regulatório que facilite o desenvolvimento de aplicada a bioindústria, a bioenergia e o sequestro de carbono.

           7 - Estimular a criação de um programa de educação ambiental, patrimonial e econômica sobre a Amazônia; influenciar o aumento dos programas educacionais voltados à educação sobre a Amazônia incluindo-os no currículo do Ensino Fundamental e Médio.

         Destaco, Sr. Presidente, que existe um projeto tramitando nesta Casa que estabelece maior conteúdo sobre a Amazônia no ensino fundamental e médio.

           8 - Criar ambiente favorável, para que a população nativa da Amazônia Legal possa desenvolver atividade econômica viável, do fomento ao empreendedorismo, respeitando sua vocação e cultura.

           9 - Estimular a participação das mulheres nas atividades de empreendedorismo na região amazônica, contribuindo para a sustentabilidade econômica das famílias.

10 - Fomentar a preservação de ecossistemas amazônicos com aproveitamento de recursos naturais e o surgimento de pequenos empreendimentos viáveis.

11 - Estimular a inovação através da pesquisa científica e o apoio a projetos tecnológicos para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios na Amazônia.

12 - Criar ambiente favorável para que a população nativa da Amazônia Legal possa desenvolver atividades econômicas viáveis, respeitando a sua vocação e cultura.

13 - Articular a criação de um marco regulatório para exploração dos produtos naturais da floresta.

14 - Fomentar a preservação de ecossistemas amazônicos com aproveitamento de recursos naturais e o surgimento de pequenos empreendimentos.

15 - Fomentar o processo de inovação no desenvolvimento de tecnologia ambientada às características da região amazônica.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, essa lista de projetos e políticas constitui uma agenda viva que cumpre a nós, no Senado da República, repercutir e ajudar a viabilizar em prol do equilíbrio entre crescimento econômico, desenvolvimento social e sustentabilidade ambiental na nossa Amazônia, algo que interessa de perto a todos os brasileiros, desta e das próximas gerações.

Sr. Presidente, era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.


Modelo1 9/20/2412:52



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/02/2009 - Página 1085