Discurso durante a 10ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo à Polícia Federal e à Corregedoria do Senado no sentido de auxiliarem na investigação sobre notícia divulgada pela imprensa acerca da prisão de assaltante que confessou o assassinato do ex-Senador Olavo Pires, do Estado de Rondônia. Homenagem ao PMDB e, em particular, ao Senador José Sarney e ao Deputado Michel Temer. (como Líder)

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA. SENADO.:
  • Apelo à Polícia Federal e à Corregedoria do Senado no sentido de auxiliarem na investigação sobre notícia divulgada pela imprensa acerca da prisão de assaltante que confessou o assassinato do ex-Senador Olavo Pires, do Estado de Rondônia. Homenagem ao PMDB e, em particular, ao Senador José Sarney e ao Deputado Michel Temer. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 19/02/2009 - Página 2134
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA. SENADO.
Indexação
  • COMENTARIO, HOMICIDIO, OLAVO PIRES, SENADOR, PERIODO, CAMPANHA ELEITORAL, GOVERNADOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), DISPUTA, ORADOR.
  • AVALIAÇÃO, PREJUIZO, ORADOR, INSUCESSO, ELEIÇÕES, SIMULTANEIDADE, PERDA, FAMILIA, SOLICITAÇÃO, POLICIA FEDERAL, REABERTURA, PROCESSO, MOTIVO, PRISÃO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), CRIMINOSO, CONFISSÃO, HOMICIDIO, EX SENADOR, EXPECTATIVA, APOIO, CORREGEDORIA, SENADO.
  • EXPECTATIVA, SOLUÇÃO, PROBLEMA, COMPOSIÇÃO, COMISSÃO PERMANENTE, SENADO, INICIO, VOTAÇÃO, MATERIA, INTERESSE NACIONAL.
  • HOMENAGEM, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), VITORIA, ELEIÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, CAMARA DOS DEPUTADOS, SUPERIORIDADE, CANDIDATO ELEITO, ELEIÇÃO MUNICIPAL, PREVISÃO, CONTRIBUIÇÃO, ESTABILIDADE, POLITICA NACIONAL, ECONOMIA, PERIODO, CRISE, COMENTARIO, EVOLUÇÃO, DEMOCRACIA, COMBATE, CORRUPÇÃO, AGRADECIMENTO, BANCADA, OPORTUNIDADE, ORADOR, SAIDA, LIDERANÇA, MAIORIA, REITERAÇÃO, FIDELIDADE PARTIDARIA, APRESENTAÇÃO, VOTO, GESTÃO, RENAN CALHEIROS, LIDER.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, antes de entrar no meu pronunciamento, queria aqui fazer um apelo. Sei que já foi falado aqui hoje... Foi noticiado na imprensa nacional e na imprensa do meu Estado que foi preso pela Polícia de Minas Gerais um cidadão que confessou 20 assaltos, assassinatos e entre eles o assassinato do ex-Senador Olavo Pires, que disputava o Governo do Estado de Rondônia comigo no segundo turno.

Pesquisa do Ibope, um dia antes da morte do Olavo, do assassinato do Senador Olavo Pires, me dava 45% de intenção de votos contra 31% do Senador Olavo Pires (Jornal Nacional, Pesquisa Ibope). No dia seguinte, metralharam o Senador Olavo Pires, então candidato ao Governo de Rondônia, em segundo turno. Aí, veio o terceiro colocado, com 17% dos votos, e ganhou as eleições. Eu perdi, eu fui vítima daquele processo. A vítima maior foi Olavo Pires e a sua família, mas também me considero vítima naquele processo.

Já liguei hoje de manhã para a Diretoria-Geral da Polícia Federal, aqui em Brasília, e pedi que esse processo seja reaberto pela Polícia Federal. Já que a Polícia mineira está, podemos dizer, de posse desse bandido, desse assassino que está preso em Minas Gerais, peço que a Polícia Federal também entre no caso para investigar. Se ele já confessou que assassinou o Senador Olavo Pires, certamente não foi por iniciativa dele, por vontade dele, e sim a mando de alguém. Então, o que queremos saber, o que Rondônia e o Brasil querem saber é quem mandou esse cidadão chamado João, de Goiás, o “João Goiano”, assassinar o Senador Olavo Pires, candidato ao Governo do Estado de Rondônia.

Faço esse apelo à Polícia Federal e à Corregedoria do Senado Federal. Espero que o Senador Romeu, como ex-Diretor da Polícia Federal, também possa ajudar na investigação.

Era isso, Sr. Presidente. Faço agora o meu pronunciamento.

Sr. Presidente, venho hoje, neste início de trabalho legislativo - se é que podemos chamar de trabalho, porque ainda não começamos a trabalhar nas votações propriamente ditas desta Casa, em função da falta de composição das Comissões, 

Mas espero que, em breve, essa questão seja resolvida, as comissões estejam funcionando e o Plenário do Senado Federal votando também matérias de interesse da Nação.

Quero fazer uma homenagem, Sr. Presidente, e um agradecimento.

A homenagem, Sr. Presidente, é ao PMDB, em particular ao Senador José Sarney, eleito por nós para ocupar, mais uma vez, a Presidência desta Casa, e ao Deputado Michel Temer, Presidente Nacional do PMDB, escolhido por seus pares para presidir a Câmara dos Deputados.

A história do PMDB, Srªs e Srs. Senadores, se confunde com a história dos esforços pela afirmação e pela estabilização da democracia entre nós. A dupla Presidência que assume hoje não deixa de ser um reconhecimento dessa importância, reconhecimento que já se dera pelo voto popular, que garantiu ao PMDB as maiores bancadas, tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados, e que se confirmou pelo voto dos colegas Parlamentares nas duas casas. Da mesma forma, Sr. Presidente, foi confirmada pelo voto do eleitor nas últimas eleições para Prefeitos e Vereadores, consagrando o PMDB como o maior partido do Brasil, com mais de 1.250 Prefeitos eleitos, praticamente, mais de quinhentos acima do segundo colocado.

Temos orgulho de pertencer a um partido que é sinônimo de resistência e de estabilidade. Neste momento em que enfrentamos uma grave crise econômica internacional, que apenas começou a mostrar sua virulência entre nós, e em que nos preparamos já para os movimentos, que tendem a se intensificar, em torno da sucessão presidencial do ano que vem, tenho certeza de que a dupla Presidência do PMDB no Congresso Nacional será um fator de estabilidade e de segurança - pois essa é sua tradição, esse é o legado de um partido que se orgulha de ter tido entre seus Líderes como Tancredo Neves, Teotônio Vilela, Ulisses Guimarães e tantos outros que tanto lutaram pela redemocratização do Brasil. Esses líderes históricos do PMDB e esse Partido enfrentaram tempos difíceis, assim como a população brasileira, e foi esse Partido que ficou na vanguarda para que hoje a democracia seja plena em nosso País.

Hoje, Sr. Presidente, esse Partido pode ostentar em seus quadros políticos da estatura de José Sarney, Michel Temer, Pedro Simon, Mão Santa, que preside neste momento o Senado Federal, e de tantos outros Líderes do nosso Partido.

A corrupção não está instalada nos partidos, não são os partidos que são corruptos. A corrupção está em todos os governos, em todo o mundo. Não existe um governo no mundo que não tenha algum tipo de corrupção. Uns, em um grau maior; outros, em uma escala menor, mas em todos os governos do mundo - e o Brasil não é diferente - existe corrupção.

Lembro-me de que o Presidente Fernando Henrique, quando eu era Governador do meu Estado, disse-me um dia, reclamando da corrupção, que ela era uma erva daninha muito difícil de combater. Mas já foi pior no mundo e no Brasil. Aos poucos, a democracia está se encarregando disso.

Deixo aqui, portanto, os meus parabéns aos dois novos Presidentes do Senado e da Câmara, certo de que farão, mais uma vez, excelente passagem por esses postos, que conhecem muito bem.

Quanto ao agradecimento que anunciei no início, quero dirigi-lo a toda Bancada do PMDB nesta Casa, que tive o privilégio de liderar nos últimos dois anos. Quero aqui agradecer o apoio que recebi nesse período em que fui Líder do PMDB e do Bloco da Maioria, período em que tive a oportunidade de conhecer melhor as grandes qualidades desta Bancada, assim como desejar ao nobre Senador Renan, nosso novo Líder, todo sucesso na tarefa que deverá desempenhar pelos próximos dois anos.

Quero dizer, Senador Renan, que estou sempre pronto para defender nesta Casa os interesses do Partido e, em especial, da nossa Nação, do nosso País, do povo brasileiro.

Agora que deixo a Liderança e volto às fileiras, reafirmo minha fidelidade e minha disposição de lutar pelo fortalecimento de nossa legenda, que, como disse, por sua história e por seu peso, representa neste País uma referência incontornável de democracia e de estabilidade.

Deixo a Liderança mais experiente, mais confiante e mais seguro de que nosso Partido tem papel fundamental a desempenhar no equilíbrio institucional necessário para que alcancemos todos os fins que nossa sociedade almeja. Tenho certeza de que o PMDB está à altura dos desafios e das responsabilidades que hoje assume, do mesmo modo como está pronto a assumir outras e maiores responsabilidades no futuro, sempre que assim desejar o povo brasileiro.

Quem decide é o povo. Quem manda é o povo. E se o PMDB hoje é o maior Partido do Brasil, é o povo brasileiro que está concedendo ao PMDB o título de maior Partido do Brasil, com a maior Bancada no Senado Federal, com a maior Bancada na Câmara dos Deputados, com o maior número de Prefeitos, no Brasil afora, e com o maior número de Vereadores, Deputados Estaduais, Governadores e Prefeitos de capitais.

Parabéns, Presidente Sarney. Parabéns, Presidente Michel Temer. Que Deus lhes dê força para que possam fazer um grande trabalho à frente do Senado e da Câmara Federal.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado. 


Modelo1 4/26/241:49



Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/02/2009 - Página 2134