Discurso durante a 10ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura de ofício do Ministro da Defesa, dirigido ao Comandante do Exército, ao término da operação que culminou com a libertação de colombianos sequestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

Autor
Fernando Collor (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/AL)
Nome completo: Fernando Affonso Collor de Mello
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
FORÇAS ARMADAS. POLITICA EXTERNA.:
  • Leitura de ofício do Ministro da Defesa, dirigido ao Comandante do Exército, ao término da operação que culminou com a libertação de colombianos sequestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
Publicação
Publicação no DSF de 19/02/2009 - Página 2151
Assunto
Outros > FORÇAS ARMADAS. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • LEITURA, REGISTRO, ANAIS DO SENADO, OFICIO, AUTORIA, NELSON JOBIM, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA DEFESA, DESTINATARIO, COMANDANTE, EXERCITO, ELOGIO, RESULTADO, OPERAÇÃO, COORDENAÇÃO, ITAMARATI (MRE), CRUZ VERMELHA, CONTRIBUIÇÃO, LIBERDADE, REFEM, SEQUESTRO, GRUPO, GUERRILHA, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. FERNANDO COLLOR (PTB - AL. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente, é para um registro, questão que me traz hoje a esta tribuna. E gostaria de lhe pedir para que ficasse registrado nos Anais do Senado este ofício que o Ministro da Defesa, Ministro Nelson Jobim, encaminhou ao Sr. General-de-Exército Enzo Martins Peri, que é o Comandante do Exército, nos seguintes termos:

Senhor Comandante,

Ao término da exitosa operação humanitária que culminou com a libertação de seis colombianos sequestrados pelo movimento guerrilheiro denominado Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, reconhecemos a decisiva participação de militares e meios aéreos do Exército Brasileiro nessa empreitada, ocorrida em fevereiro do corrente ano, sob a coordenação do Ministério das Relações Exteriores e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

É, pois, com satisfação que o País e, em particular, o Ministro da Defesa enaltecem o destemor, a dedicação e o profissionalismo desses homens fardados em tão complexa operação militar e humanitária.

Ao cumprimentar as tripulações e demais militares que, com desprendimento, adentraram a selva colombiana e desafiaram a extensa Cordilheira dos Andes, no abnegado intuito de contribuir para a libertação de semelhantes, apresento os meus cumprimentos ao Comando do Exército, que, mais uma vez, demonstrou o alto nível profissional de seu pessoal.

Atenciosamente,

Nelson A. Jobim

Ministro de Estado da Defesa

Era esse registro que eu gostaria de fazer, Sr. Presidente, e agradeço a V. Exª a oportunidade que me dá.

 

*****************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR FERNANDO COLLOR EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art.210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

******************************************************************************

Matéria referida:

“Ofício nº 1508/Ministério da Defesa”.


Modelo1 4/25/2412:26



Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/02/2009 - Página 2151