Discurso durante a 10ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saúda o primeiro Festival da Uva do Piauí. Registro da posse, da nova diretoria da Associação dos Municípios do Médio Parnaíba. Elogios à sessão especial realizada pela Assembléia Legislativa do Piauí em homenagem à memória do ex-senador Chagas Rodrigues.

Autor
João Vicente Claudino (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/PI)
Nome completo: João Vicente de Macêdo Claudino
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO MUNICIPAL. HOMENAGEM.:
  • Saúda o primeiro Festival da Uva do Piauí. Registro da posse, da nova diretoria da Associação dos Municípios do Médio Parnaíba. Elogios à sessão especial realizada pela Assembléia Legislativa do Piauí em homenagem à memória do ex-senador Chagas Rodrigues.
Publicação
Publicação no DSF de 19/02/2009 - Página 2181
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO MUNICIPAL. HOMENAGEM.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, DADOS, PROJETO, COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO SÃO FRANCISCO (CODEVASF), IRRIGAÇÃO, FRUTICULTURA, ESPECIFICAÇÃO, VITICULTURA, REGIÃO, MUNICIPIO, SÃO JOÃO DO PIAUI (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), PREVISÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, SAUDAÇÃO, OCORRENCIA, FESTIVAL, UVA.
  • REGISTRO, POSSE, DIRETORIA, ENTIDADE, MUNICIPIOS, REGIÃO, ESTADO DO PIAUI (PI), PIONEIRO, INICIATIVA, DEBATE, DESENVOLVIMENTO.
  • REGISTRO, SESSÃO SOLENE, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DO PIAUI (PI), HOMENAGEM POSTUMA, CHAGAS RODRIGUES, EX GOVERNADOR, EX-DEPUTADO, EX SENADOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ATUAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. JOÃO VICENTE CLAUDINO (Bloco/PTB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Presidente Mão Santa, quero agradecer as palavras elogiosas, Senadores aqui presentes. Presidente Mão Santa, queria registrar três fatos, nesta noite, do Piauí, mesmo já tendo ocorrido durante o mês de fevereiro, mas é dever de ofício registrá-los.

Primeiro, no início do mês de fevereiro ocorreu em São João do Piauí - pode causar até uma certa estranheza - o 1º Festival da Uva. Um evento promovido pelo Governo do Estado, principalmente com o trabalho gigantesco da primeira-dama Rejane Dias, com o apoio do Sebrae, pautado num exemplo importante da força da capacidade produtora do nosso Estado.

Nasceu, no assentamento Marrecas, projeto de 30 hectares, dos quais quatro hectares de uva, um sonho, com o apoio da Codevasf, do ex-Superintende Hildo Diniz, que dá nome ao projeto. Vimos, no sertão do Piauí, terra propícia, topografia do terreno em condições melhor do que Petrolina, grau de insolação, um poço jorrante, de onde a água é distribuída em canais para irrigar os 30 hectares, sem nenhum custo de energia elétrica. Trata-se de um poço jorrante irrigando 30 hectares de frutas e, principalmente, quatro hectares de uva. Isso gerou esse evento, que é mais um estímulo para a capacidade de mais mil hectares que ainda temos a explorar.

Estive em visita à Codevasf, e o atual Superintendente, Dr. Guilherme, está investindo R$100.300.000,00 na margem do rio Piauí - o senhor conhece muito bem a barragem do Jenipapo, nas proximidades de São João do Piauí -, onde estão sendo feitos barramentos, canais de irrigação e cinco reservatórios, para iniciarmos a irrigação dessa área que pode chegar a mil hectares de frutas irrigadas.

Então, esse é um empreendimento, um investimento que mudará a face daquela região, juntamente com o investimento da Vale do Rio Doce na transformação do níquel, na região de Capitão Gervásio Oliveira.

Então, não poderia deixar de registrar esse evento importante e, segundo, registrar a posse da nova diretoria da Ampar, da Associação dos Municípios do Médio Parnaíba, que é uma associação pioneira. São 24 Municípios, organizados de uma maneira eficiente, discutindo os problemas comuns daqueles Municípios do Piauí. E agora tomou posse o Prefeito de Lagoinha do Piauí, o presidente Alcione Barbosa, e o vice-presidente, o Prefeito de Regeneração, Eduardo Carvalho, e demais diretores da Ampar, que deseja a todos um profícuo trabalho no sentimento maior do desenvolvimento daquela região tão produtora do Estado do Piauí.

O último registro que quero fazer, sem me alongar e sem usar o tempo regimental: hoje, Presidente Mão Santa, a Assembléia Legislativa fez uma sessão solene em homenagem ao ex-Governador, ex-Deputado Federal e ex-Senador Chagas Rodrigues.

Eu não estava aqui no dia do falecimento, estava em Teresina, mas acompanhei as homenagens, o voto de pesar de diversos Senadores enaltecendo a história política, o caráter, a dignidade e a honradez do ex-Senador Chagas Rodrigues, que começou na UDN, foi Governador com 37 anos pelo PTB, levado por um fato que vitimou Demerval Lobão e Marcos Parente, naquele evento próximo a Teresina. Ele chegou a ser Governador, um Governador que plantou todas as bases do desenvolvimento do Estado do Piauí. Foi quem criou a primeira companhia de desenvolvimento, foi quem estabeleceu a UDR no Estado, toda a política de desenvolvimento do Estado do Piauí nasceu com Chagas Rodrigues, parnaibano como V. Exª.

Depois, Deputado Federal, cassado, vivendo aqui em Brasília, professor do Ceub, volta à vida política como Senador do PMDB e fundador do PSDB pela amizade que tinha muito íntima com o ex-Senador e Governador Mário Covas.

Então, como Presidente do PTB, eu queria também nesta data dizer que, por ter sido ele um expoente da história do PTB, nós vamos fazer uma homenagem à altura de Chagas Rodrigues e do legado que ele deixou ao PTB do Estado do Piauí.

Queremos parabenizar a Assembléia Legislativa por essa homenagem de hoje, tão merecida, e enaltecer a memória desse grande homem público que é um exemplo de honradez, de dignidade, de perseverança e de tenacidade no Estado do Piauí.

É um registro que eu tinha o dever de ofício de fazer. Pessoas como Chagas Rodrigues, que engrandeceram o Senado, são um estímulo a nós que estamos na vida pública nesta luta, dia a dia, constante, para fortalecer a democracia brasileira.

Era isso o que eu tinha a dizer. Quero agradecer a oportunidade.


Modelo1 4/23/2410:56



Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/02/2009 - Página 2181