Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comenta a dificuldade dos partidos políticos decidirem as presidências das comissões.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Comenta a dificuldade dos partidos políticos decidirem as presidências das comissões.
Publicação
Publicação no DSF de 18/02/2009 - Página 1884
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • COMENTARIO, DIVULGAÇÃO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, DIFICULDADE, ACORDO, PARTIDO POLITICO, INDICAÇÃO, PRESIDENTE, COMISSÃO, DEFESA, URGENCIA, DECISÃO, DISCORDANCIA, PAULO PAIM, SENADOR, REGISTRO, IMPOSSIBILIDADE, INICIO, TRABALHO, COMISSÃO PERMANENTE, ANTERIORIDADE, CARNAVAL.

            O SR. PEDRO SIMON (PMDB - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, assisti à manifestação do Senador Paim. O noticiário da imprensa de ontem e de hoje, dizendo que as nomeações não estão saindo pela confusão de indicação, ficou muito, muito mal para o Senado. A Comissão de Relações Exteriores cabe ao PSDB, porque é a terceira Comissão, e o PSDB é a terceira bancada. Mas há o compromisso com um Parlamentar do PTB na eleição da Mesa; então, não sai decisão.

            Há um problema que acho ridículo: a Senadora Líder do PT durante quatro anos - e não sei por que a Senadora deixou o cargo, pois deveria continuar ali por mais quatro anos, porque é muito brilhante; parece-me que cansou - está sendo indicada para Presidente da Comissão de Obras. Aí a imprensa publica que quiseram indicá-la para outra Comissão: “A senhora vá para a Comissão de Educação”. E o que li no jornal é que a Senadora disse: “Mas a Comissão de Educação? Em Santa Catarina, todo mundo olha para minha cara e diz “educação”, porque sou professora a vida inteira. Eu gostaria da Comissão de Obras, para mostrar que tenho capacidade”. A Senadora está absolutamente certa. Não se faz a indicação, porque o PMDB teria indicado outro nome. Então, quem vai ser? Vai ser esse ou vai ser aquele?

            Na Comissão de Economia, há uma indicação por parte do PMDB. Era para o Senador Garibaldi ir para a Comissão de Relações Exteriores, mas o PMDB, até num gesto bonito, abriu mão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e fez a indicação da Comissão de Economia. Então, o Senador Garibaldi vai para a Comissão de Economia, e a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania contaria com o Demóstenes - aliás, cá entre nós, uma excepcional indicação.

            E a confusão está por aí. E quem lê o noticiário na imprensa tem de rir, porque parece impossível. Ainda estão dizendo que há uma briga por que, agora, dois terços vão ser candidatos. Então, os candidatos querem ser presidentes de Comissão por que são candidatos. Isso não pode ocorrer, Sr. Presidente! Na Câmara, em que a situação é muito mais complicada - são 513 Deputados, e todos são candidatos -, já se acertou. E nós, aqui, ainda estamos nessa interrogação.

            Discordo do Senador Paim. O Senador Paim está exagerando. Não dá para resolver esse problema antes do carnaval, mas penso que, pelo menos, até a quarta-feira de cinzas, a gente possa resolver a questão. Ficarei satisfeito se, na quarta-feira de cinzas, a questão já estiver resolvida. Do contrário, isso só se resolverá quarenta dias depois, após a Semana Santa, e aí é um exagero! Então, discordo do Senador Paim: até o carnaval, não dá para resolver isso - o carnaval já é na sexta-feira -, mas, até a quarta-feira de cinzas, é uma boa. Não admito esperar a sexta-feira da Paixão, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/02/2009 - Página 1884