Fala da Presidência durante a 20ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registra as manifestações que irão ocorrer em São Paulo e em Volta Redonda no Estado do Rio de Janeiro, em defesa da extinção do voto secreto no Congresso Nacional e em apoio aos projetos que melhoram as aposentadorias.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
CONGRESSO NACIONAL. PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Registra as manifestações que irão ocorrer em São Paulo e em Volta Redonda no Estado do Rio de Janeiro, em defesa da extinção do voto secreto no Congresso Nacional e em apoio aos projetos que melhoram as aposentadorias.
Publicação
Publicação no DSF de 07/03/2009 - Página 4147
Assunto
Outros > CONGRESSO NACIONAL. PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • ELOGIO, DISCURSO, MOZARILDO CAVALCANTI, SENADOR, DEFESA, ORADOR, AMPLIAÇÃO, COMISSÃO, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), DEBATE, VERBA, INDENIZAÇÃO, CONGRESSISTA.
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), APOIO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, RETIRADA, VOTAÇÃO SECRETA, CONGRESSO NACIONAL, COMENTARIO, MANIFESTAÇÃO, MUNICIPIO, VOLTA REDONDA (RJ), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DEFESA, PROPOSIÇÃO, EXTINÇÃO, FATOR, NATUREZA PREVIDENCIARIA, GARANTIA, REAJUSTE, APOSENTADORIA, SEMELHANÇA, SALARIO MINIMO, RECUPERAÇÃO, PERDA, BENEFICIO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, APOSENTADO.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. PMDB - RS) - Cumprimento o Senador Mozarildo Cavalcanti pela fala, apontando caminhos para que termine a verba indenizatória. Esse debate, Senador Mozarildo, teria de ser feito até nas Comissões, quem sabe até chamando aquela ONG Transparência Brasil. Tenho certeza de que eles - a ONG Transparência -, se entenderem sua proposta, poderão ajudar nesse debate. Acho que isso é interessante.

            Eu queria, concluindo a sessão, já que não poderei estar presente hoje na Avenida Paulista, dizer que vai haver uma grande manifestação em apoio a uma proposta de emenda à Constituição de nossa autoria pelo fim do voto secreto em todas as instâncias do Parlamento. Eu queria cumprimentar os organizadores desse evento. Não estarei lá, mas fica aqui meu total apoio.

            Hoje, haverá também um grande evento em Volta Redonda. Fui convidado para os dois eventos, mas fica aqui meu apoio. O de Volta Redonda é iniciativa de aposentados e de pensionistas não só do Rio de Janeiro, mas de todos os Estados vizinhos, visando a uma pressão na Câmara pela aprovação dos três projetos: o que acaba com o fator previdenciário, aprovado já no Senado; aquele que garante o mesmo percentual de reajuste dado ao salário mínimo aos aposentados; e o que visa à recuperação de perda. São projetos de nossa iniciativa, mas que tiveram apoio total do Senado da República.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/03/2009 - Página 4147