Discurso durante a 39ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimentos à TV Senado e à Jornalista Solange Calmon, pela realização do Programa Inclusão.

Autor
Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TELECOMUNICAÇÃO. CONCESSÃO HONORIFICA.:
  • Cumprimentos à TV Senado e à Jornalista Solange Calmon, pela realização do Programa Inclusão.
Publicação
Publicação no DSF de 01/04/2009 - Página 7665
Assunto
Outros > TELECOMUNICAÇÃO. CONCESSÃO HONORIFICA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ATUAÇÃO, JORNALISTA, EMISSORA, TELEVISÃO, SENADO, APRESENTAÇÃO, PROGRAMA, DIVULGAÇÃO, INICIATIVA, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, IDOSO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, VITIMA, TABAGISMO, PREVENÇÃO, ACIDENTES, RESIDENCIA, ATENÇÃO, SAUDE, MULHER, PIONEIRO, INCLUSÃO, CODIFICAÇÃO, LINGUAGEM, SURDO, RECEBIMENTO, PREMIO, RECONHECIMENTO, TRABALHO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, em atenção ao debate que temos estabelecido no Senado, em torno das mais relevantes políticas públicas, eu venho a esta tribuna no dia de hoje para falar do Programa Inclusão, da TV Senado, dirigido pela jornalista Solange Calmon, servidora da Casa.

Com o objetivo de aproximar o trabalho legislativo da realidade da população brasileira e contribuir para a divulgação de iniciativas que resultem no bem-estar comum, o Programa Inclusão, da TV Senado, ecoa em seus temas alguns dos relevantes debates políticos e legislativos ocorridos no dia a dia do Senado brasileiro, notadamente aqueles que dizem respeito à pessoa com deficiência, aos idosos, às pessoas acometidas por doenças mentais, aos males decorrentes do tabagismo, à prevenção de acidentes domésticos, à saúde da mulher, entre tantos outros.

O Programa Inclusão estreou na TV Senado em outubro de 2004, sendo o primeiro da emissora a incluir a intérprete de LIBRAS, isto antes de haver a legislação que, atualmente, assim estabelece.

Desde sua criação, e até este mês de março, foram produzidas 47 edições ininterruptas do Inclusão. São temas que abordam a deficiência intelectual; a doença mental; o autismo; as edições anuais da Semana do Senado de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência; os superdotados; a educação da pessoa com deficiência e a escola especial; as vítimas da hanseníase; a saúde da mulher; os males decorrentes do tabagismo; o teste do pezinho; as tecnologias inclusivas; o Instituto Benjamim Constant; o paraesporte; o erro médico; o paciente judiciário; a manifestação artística da pessoa com deficiência, entre outros tantos de relevâncias assemelhadas que, de forma clara, apresentam ao público realidades muito comuns à nossa produção, e que acrescento em detalhe ao final deste pronunciamento, para que conste nos Anais desta Casa.

Concorrendo com grandes produções de emissoras do mercado, desde a sua estreia, o Programa de Inclusão, com a Jornalista Solange Calmon, vem conquistando os prêmios e reconhecimentos que menciono:

Clara de Assis de TV - CNBB - 2007 e Alexandre Adler de Jornalismo em Saúde - 2006, com o tema Hanseníase, um passado presente.

Imprensa Embratel, 2006, pela matéria Biblioteca T-Bone, veiculada no programa Educação é um direito - 2ª parte.

Programa destaque de televisão - 2005, concedido pelo Movimento Orgulho Autista do Brasil, com o tema Autismo: uma porta entreaberta para o mundo.

         Menção honrosa, da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Laboratório Lilly do Brasil - 2006, com o tema Transtornos Mentais.

Troféu Clara de Assis de Televisão - 2005, concedido pela CNBB, com o tema A População de Rua.

          Homenagem concedida pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, (Morhan) - 2007 à jornalista Solange Calmon, com placa e troféu, pela atenção e serviços prestados às vítimas da doença.

         Além desses, o Programa foi finalista do Prêmio Janssen-Cilag de Jornalismo - 2007, da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), com o tema Alzheimer; que mal é este?

Concluo, Sr. Presidente, encaminhando à mesa voto de aplauso ao Programa Inclusão e à jornalista Solange Calmon, assinado por Senadores e Senadoras, e que solicito seja incluído nos assentamentos funcionais da Jornalista do Senado, incentivando a equipe do Programa a que prossiga, valorizada e com a mesma competência demonstrada nesses anos, atuando ao nosso lado, em favor dos cidadãos brasileiros.

O requerimento foi assinado por mim e por outros Senadores e Senadoras. Convido todos os demais membros da Casa a também assinarem o requerimento, porque eu diria que é consenso nesta Casa o valor que todos damos ao Programa Inclusão, da TV Senado. E não é só o valor que damos ao programa, mas também o valor que a sociedade percebe nesses programas todos, durante os anos seguidos, em termos de inclusão da pessoa marginalizada, discriminada na sociedade.

O requerimento está nos seguintes termos:

Requeremos, nos termos do Regimento Interno do Senado Federal, que seja expedido Voto de Aplauso à TV Senado e à jornalista Solange Calmon, pela realização ininterrupta do Programa Inclusão, produzido e levado ao ar mensalmente pela emissora desde outubro de 2004 [cinco anos]. Com o intuito de aproximar o trabalho legislativo da realidade da população brasileira, e contribuir para a divulgação de iniciativas que resultem no bem-estar comum, o Programa Inclusão ecoa em seus temas [como já dito e repetido aqui no requerimento] alguns dos relevantes debates políticos e legislativos ocorridos no dia-a-dia do Senado brasileiro, notadamente aqueles que dizem respeito à pessoa com deficiência, aos idosos, às pessoas acometidas por doenças mentais, aos males decorrentes do tabagismo, à prevenção de acidentes domésticos, à saúde da mulher, entre tantos outros. Tendo conquistado a admiração do público e diversas premiações de imprensa [como já mencionado], o Programa realiza trabalho de utilidade pública, propiciando o esclarecimento da população a cerca de temas muitos recorrentes entre os cidadãos brasileiros. Manifestamos nosso reconhecimento e incentivo à TV Senado, e à jornalista Solange Calmon, pela realização de tão significativo trabalho de apoio às atividades institucionais do Senado da República, e que tem contribuído com a consolidação do direito de cidadania dos brasileiros.

Quero, aproveitando a ocasião, estender os cumprimentos aos meios de comunicação do Senado Federal: TV Senado, Rádio Senado, Agência Senado, Jornal do Senado, que têm pautado os trabalhos por competência, dedicação, espírito publico, por alta qualidade. A todos, os cumprimentos pelo trabalho que vem sendo realidade e, de uma maneira hoje muito particular, o programa reconhecido por toda a sociedade chamado Inclusão.

Então, Sr. Presidente, eu gostaria que esse pronunciamento fosse dado como lido na sua íntegra e que a Mesa acolhesse o requerimento que acabou de ser lido.

 

*********************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR FLÁVIO ARNS.

************************************************************************************************

O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) -


Modelo1 4/25/241:30



Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/04/2009 - Página 7665