Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem a memória do Senador Jefferson Peres, pelo transcurso do primeiro ano de sua morte.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem a memória do Senador Jefferson Peres, pelo transcurso do primeiro ano de sua morte.
Publicação
Publicação no DSF de 27/05/2009 - Página 19633
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, JEFFERSON PERES, EX SENADOR, MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, FAMILIA, ELOGIO, PROBIDADE, ATUAÇÃO, VIDA PUBLICA, DEFESA, INTERESSE, POPULAÇÃO, ETICA, POLITICA, SAUDAÇÃO, ORADOR, ESTADO DO AMAZONAS (AM), BANCADA, SENADO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Nobre Senador Jefferson Praia, que preside esta sessão para que todos nós possamos reverenciar a memória do nosso saudoso Senador Jefferson Péres e, também, tem a difícil missão de sucedê-lo no mandato de Senador pelo Estado do Amazonas.

Srªs e Srs. Senadores, quero, como minhas primeiras palavras, Senador Jefferson Praia, prestar minha solidariedade, meus sentimentos à Dona Marlídice Péres, viúva do nosso saudoso Senador Jefferson Péres, e aos seus filhos Roger, Rômulo e Ronald Péres, que, com certeza absoluta, receberam do Senador Jefferson, como maior legado, a história de vida que o Senador deixou como exemplo para sua família.

Há pouco mais de um ano, exatamente no dia 23 de maio, três dias se passaram, falecia o nosso ilustre representante do Estado do Amazonas, Senador Jefferson Péres, aos 76 anos de idade.

Advogado e professor, entrou para a política quando já contava 56 anos, ao se eleger vereador em sua cidade de Manaus, pelo PSDB, Partido do qual foi um dos fundadores, mas de onde saiu em 1999, ano em que ingressou no PDT.

Eleito para o Senado em 1994, estava em seu segundo mandato nesta Casa, mas não pretendia, dizia ele, concorrer a uma terceira eleição. Declarou à imprensa, pouco antes de sua morte, que não concorreria a uma nova reeleição em 2010 por estar desencantado com a política, com o mandonismo, com os pecados que se tornaram rotina e que, infelizmente, se tornaram norma durante o Governo Lula.

Em discurso proferido em julho de 2005, que se tornou emblemático de sua forma de pensar, afirmou que se encontrava “revoltado e espantado com o escândalo do mensalão e que o “Partido que se considerava isento de todos os pecados habituais de nossa vida pública, o único Partido que estava moralmente proibido de delinquir ocupa o epicentro da pior crise política nacional desde 1992”. Palavras do Senador Jefferson Péres.

Esse discurso de 2005 foi, talvez, um dos mais veementes proferidos pelo Senador Jefferson Péres.

Dono de vontade própria e da capacidade de pensar com as próprias ideias, foi um combatente ao longo de sua vida na luta por transformar o Brasil em um País melhor. Sua decepção foi a de todos os brasileiros dignos e honestos.

No entanto, mesmo que tenha sido tomado de maneira contundente pela indignação, o Senador Jefferson Péres foi, e continua a ser, um exemplo de como deve se portar uma pessoa que decide seguir o caminho da vida pública.

Sua trajetória foi marcada pela honestidade e pela retidão. Nunca se deixou seduzir pelos encantos fáceis de um cargo público. Não usou ou abusou de sua condição de Senador para obtenção de vantagens pessoais, para si ou para sua família.

Defendeu, sempre, o princípio de que a política deve perseguir os interesses de todos os cidadãos. Sempre pregou que o Estado tem uma única finalidade: servir o cidadão. Se o Estado não cumpre essa tarefa de maneira adequada, é porque está trilhando o caminho errado.

Jefferson Péres foi, portanto, um exemplo por nunca ter abandonado suas convicções e sempre ter permanecido no caminho que considerava correto e justo.

Nestes tempos, em que os jovens veem tantos maus-exemplos serem tomados como sinônimos de sucesso, é preciso manter viva em nossa memória a presença daqueles que colocaram a chama da honestidade como parâmetro a ser seguido em sua vida pública.

Lamento a perda do Senador Jefferson Péres e a lamentarei todos os dias. No entanto, sua trajetória deixou-nos uma grande lição: ser honesto é a melhor maneira de viver, sobretudo quando se está na política. Todos os outros caminhos, por mais tentadores que sejam, nos levam, fatalmente, à estrada da perdição. E lembro, Senador Jefferson Praia, que o Senador Jefferson Péres sentado aqui à frente, na primeira fila do plenário do Senado Federal, era sempre a pessoa respeitada por todos os seus pares.

Quero terminar esta homenagem à memória sempre viva aqui com a frase que foi dita pelo Senador Jefferson Péres, que representa o que ele realmente pensava: “Quem caminha com o povo nunca está sozinho”. E quem teve o privilégio de conviver com o Senador Jefferson Péres no Senado Federal sempre terá a luz da sua presença, da sua honestidade, a guiar todos nós.

Termino homenageando o Estado do Amazonas em nome do saudoso Senador Jefferson Péres e em nome da valorosa bancada do Estado: Senadores Arthur Virgílio, Jefferson Praia e João Pedro.

Muito obrigado.


Modelo1 4/19/241:35



Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/05/2009 - Página 19633