Fala da Presidência durante a 70ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarece ao Senador Flexa Ribeiro sobre o acordo com as lideranças para o exame dos vetos.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
CONGRESSO NACIONAL.:
  • Esclarece ao Senador Flexa Ribeiro sobre o acordo com as lideranças para o exame dos vetos.
Publicação
Publicação no DSF de 13/05/2009 - Página 16781
Assunto
Outros > CONGRESSO NACIONAL.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, EMPENHO, MESA DIRETORA, REGULARIZAÇÃO, VETO (VET), ACORDO, LIDERANÇA, DECISÃO, MATERIA, VOTAÇÃO, ANTECIPAÇÃO, PREPARAÇÃO, DELIBERAÇÃO, SENADO, IMPOSSIBILIDADE, ENFASE, EXCESSO, PROPOSIÇÃO, DIFICULDADE, NORMALIZAÇÃO, TRABALHO, LEGISLATIVO.
  • SUGESTÃO, LIDERANÇA, ANTECIPAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, SENADOR, CEDULA OFICIAL, VOTAÇÃO, MATERIA, ENFASE, POSSIBILIDADE, DELIBERAÇÃO, DESNECESSIDADE, DEBATE, QUESTIONAMENTO, AUSENCIA, DECISÃO, CONGRESSISTA, SUPERIORIDADE, PERIODO, TRAMITAÇÃO, PROPOSIÇÃO.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. MDB - AP) - Senador Flexa Ribeiro, eu acredito que a Mesa tem feito o possível para regularizarmos o problema dos vetos. Com 30 dias de antecedência, nós combinamos com as lideranças para examinarem esses vetos. Primeiro: quais deviam entrar e quais não deviam entrar. Segundo: qual era a posição das lideranças. Essas cédulas têm sido distribuídas e podem ser distribuídas com uma antecedência de 24 horas para os Senadores, que poderão examiná-las e tomar a sua posição. O que nós queremos é viabilizar a normalização dos nossos trabalhos. Se nós tivermos que ter uma sessão para cada veto, nós teríamos que fazer, só para os vetos restantes, 206 sessões, para o que evidentemente nós levaríamos mais dois anos, se chegássemos e trabalhássemos por sessão três vezes por semana.

            Assim, eu queria propor que esses vetos destacados, sobre os quais V. Exª está falando, de acordo com as lideranças, eles tivessem cada um uma cédula, e as lideranças os pegassem e os endereçassem aos Senadores. E os Senadores, de posse deles... Não há nenhum problema, eles já estão, acredito, com a consciência formada a respeito desses assuntos, tanto é que estão na fase final do processo legislativo. Não é possível que eles tenham passado pela Câmara e pelo Senado, tenham sido vetados e que os Senadores não tenham uma posição sobre eles. Assim, com a cédula distribuída anteriormente, cada um depositará sua cédula de acordo com o que pensa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/05/2009 - Página 16781