Discurso durante a 86ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Votos de pesar às famílias dos passageiros do vôo da empresa Air France, desaparecido no trecho entre o Rio de Janeiro e Paris. (como Líder)

Autor
Marcelo Crivella (PRB - REPUBLICANOS/RJ)
Nome completo: Marcelo Bezerra Crivella
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Votos de pesar às famílias dos passageiros do vôo da empresa Air France, desaparecido no trecho entre o Rio de Janeiro e Paris. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 02/06/2009 - Página 21099
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, SOLIDARIEDADE, FAMILIA, VITIMA, ACIDENTE AERONAUTICO, OCEANO ATLANTICO, DETALHAMENTO, NOME, IDENTIFICAÇÃO, PASSAGEIRO, PESAMES, GRAVIDADE, PERDA, VIDA, BRASILEIROS, REGISTRO, VISITA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, MANIFESTAÇÃO, VOTO DE PESAR.
  • EXPECTATIVA, INVESTIGAÇÃO, ACIDENTE AERONAUTICO, PREVENÇÃO, REPETIÇÃO, DESASTRE.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. MARCELO CRIVELLA (Bloco/PRB - RJ. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, senhoras e senhores telespectadores da TV Senado e senhores ouvintes da Rádio Senado, venho à tribuna hoje externar, em meu nome e em nome do meu Partido, o PRB, Partido Republicano Brasileiro, os votos de pesar, do mais profundo pesar, às famílias dos passageiros do voo da Air France que, segundo aviso da companhia, caiu no Oceano Atlântico.

Sr. Presidente, hoje o dia amanheceu triste. Os brasileiros, já pela manhã, receberam a notícia, em todos os canais das emissoras de televisão, de que um vôo com 216 passageiros havia sumido, não havia se comunicado durante a madrugada e também não havia pousado na França. 

         Entre os passageiros, há notícias, Sr. Presidente, de que está Erich Heine, presidente do conselho de administração da ThyssenKrupp, no empreendimento da Companhia Siderúrgica do Atlântico, maior siderúrgica em construção no País e no meu Estado, o Rio de Janeiro. Era um alemão que amava o Brasil, que trouxe pra cá bilhões de investimentos e que, fatidicamente, estava nesse voo.

         Luiz Roberto Anastácio, presidente da Michelin para a América do Sul; Antonio Gueiros, diretor de informática da Michelin; também Christin, funcionária da Michelin na França. Quero apresentar aos seus diretores, aos milhares de funcionários, em meu nome e em nome do Partido, os meus mais profundos votos de pesar. Também a todos os milhares de funcionários da CSA, da Companhia Siderúrgica do Atlântico, e a seus diretores, por esse acidente e pela perda de Erich Heine.

         Luis Cláudio Alves de Monlevad, conhecido como Lucas, 48 anos, da área de qualidade da unidade Barra Mansa da empresa Saint Gobain; Adriana Francisco Sluijs, 40 anos, jornalista da Petrobras. Nessa segunda de manhã, já havia mensagens de condolências em seu Orkut, e a primeira mensagem dizia:

Prezados amigos da Adriana, é com imensa tristeza que venho aqui comunicar que nossa querida amiga Adriana nos deixou. Ela estava presente no voo da Air France que desapareceu no oceano. Adri, o mundo ficará muito mais triste sem você,[ diz a mensagem].

         Juliana Ferreira Braga de Aquino, 29 anos, cantora aqui da Capital. Ela faria uma conexão em Paris para voar à Alemanha, onde morava há seis anos. A jovem chegou a ligar para o pai, que mora aqui em Brasília, de dentro do avião, antes da decolagem no Rio de Janeiro. Disse que estava tudo bem. O pai da Juliana passou parte da manhã no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, tentando conseguir mais informações.

Roberto Corrêa Chem, cirurgião plástico, diretor do Banco de Peles e chefe do Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; Vera Chem, mulher dele; Letícia Chem, a filha. Veja, Sr. Presidente, que tristeza: o pai, a mãe, a filha, a família inteira; ela, gerente de roaming internacional da operadora Oi.

A Deise Possamai, catarinense, 34 anos, fiscal de tributo da Prefeitura. Era natural de Nova Veneza, no sul de Santa Catarina, mas morava em Criciúma. Despediu-se do pai, da mãe e deixa amigos e familiares muito tristes.

Marcelo Parente, este do Rio de Janeiro, chefe do gabinete do Prefeito Eduardo Paes, uma liderança na política do Rio, também perdemos.

Leonardo Veloso Dardengo, capixaba, oceanógrafo, doutorando da Universidade Federal do Rio de Janeiro, seguia para Paris, onde faria um curso de doutorado na cidade de Toulouse.

Perdemos também, Sr. Presidente, um dos descendentes de Dom Pedro II, da família de Orleans e Bragança, Pedro Luiz de Orleans e Bragança. Jovem, 26 anos, estava também no voo da Air France.

Rino Zandonai; Giambattista Lenzi; Luigi Zortea. Esses são os nomes, Sr. Presidente, que constam no noticiário.

Sílvio Barbato...

(Interrupção do som.)

O SR. MARCELO CRIVELLA (Bloco/PRB - RJ) -... maestro, ex-regente titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. José Ronnel Amorim, que estava em visita, dentista. Ísis, que é a esposa dele; Bianca Machado Cotta, recém-formada em medicina, viajava em lua-de-mel com o marido, Carlos Eduardo Macário de Melo. Ela é de uma família de juristas de Niterói, neta do desembargador Eneas Cotta e sobrinha da desembargadora Renata Cotta. Estavam em lua-de-mel. Hilton Jadir Silveira de Souza, engenheiro da Petrobras, natural de Montes Claros, ia para a Alemanha a trabalho. João Marques da Silva Filho, funcionário do estaleiro Atlântico Sul; José Roberto Gomes da Silva, professor de IAG da escola de Negócios da PUC; Otávio Augusto Antunes, professor do Instituto de Química da UFRJ; Izabela Maria Furtado Kestler, do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sr. Presidente, a perda, portanto, é inestimável, não só pelas vidas ceifadas como pelo extraordinário trabalho que esses brasileiros prestavam ao País e às comunidades e às suas empresas. Não teríamos um nome melhor entre os líderes, entre os nomes tutelares da pátria para nos representar a todos nesse momento junto às famílias para expressar o sentimento de pesar que hoje corre por toda a Nação brasileira. Em cada casa, em cada lar, há, tenho certeza, na alma do nosso povo, uma lágrima de saudade, um voto de pesar e de tristeza em cada coração. Não havia ninguém melhor para nos representar senão o nosso Vice-Presidente, José Alencar Gomes da Silva, que viajou para o Rio de Janeiro, representando a si mesmo e também ao povo brasileiro, ao nosso Partido, PRB, ao Governo, para expressar a essas famílias o mais profundo pesar de todos nós brasileiros.

Lamentamos profundamente essas perdas e pedimos a Deus, em nossas orações, para que as famílias tenham forças para suportar este momento difícil.

Está no Rio, no Galeão, desembarcando daqui a pouco, nosso Vice-Presidente, portador, mensageiro das nossas mais profundas condolências. Sr. Presidente, neste momento em que este Senado e este Senador prestam o doloroso tributo de respeito e pêsames pelo passamento de nossos irmãos falecidos nesse voo, quero deixar consignado que espero que as investigações possam também chegar a uma conclusão, para evitar...

(Interrupção do som.)

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O SR. MARCELO CRIVELLA (Bloco/PRB - RJ) - Já vou concluir, Sr. Presidente.

Para evitarmos perdas, como disse, inestimáveis, como essa que sofremos na madrugada do dia de hoje. Que as companhias e os engenheiros possam tomar providências para que isso não ocorra nunca mais.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 3/28/2410:22



Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/06/2009 - Página 21099