Discurso durante a 76ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicita à Mesa que faça um ofício ao Presidente da Câmara dos Deputados reivindicando a inclusão na pauta daquela Casa de projeto que estabelece um limite de tempo de direção para motoristas de ônibus e caminhões.

Autor
Osmar Dias (PDT - Partido Democrático Trabalhista/PR)
Nome completo: Osmar Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXERCICIO PROFISSIONAL.:
  • Solicita à Mesa que faça um ofício ao Presidente da Câmara dos Deputados reivindicando a inclusão na pauta daquela Casa de projeto que estabelece um limite de tempo de direção para motoristas de ônibus e caminhões.
Publicação
Publicação no DSF de 20/05/2009 - Página 18098
Assunto
Outros > EXERCICIO PROFISSIONAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, MESA DIRETORA, REMESSA, OFICIO, CAMARA DOS DEPUTADOS, REIVINDICAÇÃO, INCLUSÃO, PAUTA, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, APROVAÇÃO, SENADO, REGULAMENTAÇÃO, EXERCICIO PROFISSIONAL, MOTORISTA, ONIBUS, CAMINHÃO, DEFINIÇÃO, TEMPO, DIREÇÃO, DESCANSO (SC), OBJETIVO, AMPLIAÇÃO, SEGURANÇA, RODOVIA, PROTEÇÃO, VIDA HUMANA, PREVENÇÃO, ACIDENTE DE TRANSITO.

            O SR. OSMAR DIAS (PDT - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, tenho duas solicitações: primeiro, a minha inscrição para falar pela Liderança do PDT - e gostaria que fosse dada a sequência dos oradores para que eu pudesse me programar -; segundo, Sr. Presidente, pergunto a V. Exª se é possível a Mesa do Senado oficiar à Mesa da Câmara dos Deputados, solicitando que seja cumprido um requerimento, já aprovado, que pede a inclusão na pauta do plenário da Câmara dos Deputados de um projeto de lei de minha autoria, apresentado aqui no ano de 2001, que foi aprovado, e está na Câmara dos Deputados aguardando votação.

            Trata-se de um projeto importante que pode salvar muitas vidas, porque estabelece um tempo de direção para motoristas de ônibus e de caminhões. Hoje, eles são obrigados a dirigir, muitas vezes, dois dias seguidos sem descanso. O projeto que apresentei aqui e que pode virar lei, se aprovado na Câmara dos Deputados, estabelece quatro horas de tempo de direção, uma de descanso, mais quatro horas para trabalhar, sendo obrigado o motorista de ônibus e caminhão descansar de forma ininterrupta por dez horas durante o dia.

            Significa, Sr. Presidente, dar mais segurança ao caminhoneiro, ao motorista de ônibus. Significa, Sr. Presidente, dar mais segurança a todos que trafegam pelas estradas do Brasil, onde morrem 400 caminhoneiros por dia, vítimas de acidentes causados por estradas em péssimas condições ou por motoristas que não têm o direito de descansar de forma digna.

            Solicito que a Mesa do Senado faça um ofício ao Presidente da Câmara dos Deputados reivindicando a inclusão na pauta daquela Casa desse projeto importante que, como disse, pode salvar muitas vidas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/05/2009 - Página 18098