Discurso durante a 87ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de correspondência do Sr. Antônio Carlos Maranhão de Aguiar, do Conselho Curador do Instituto Dom Helder Câmara, agradecendo homenagem prestada pelo Senado Federal.

Autor
Inácio Arruda (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA SOCIAL.:
  • Registro de correspondência do Sr. Antônio Carlos Maranhão de Aguiar, do Conselho Curador do Instituto Dom Helder Câmara, agradecendo homenagem prestada pelo Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2009 - Página 21282
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, CORRESPONDENCIA POSTAL, AUTORIA, DIRETOR, ENTIDADE, AGRADECIMENTO, REALIZAÇÃO, HOMENAGEM, CENTENARIO, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, HELDER CAMARA, ARCEBISPO.
  • SOLICITAÇÃO, APOIO, SENADOR, APROVAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, GARANTIA, DEFINIÇÃO, POLITICA, SETOR PUBLICO, ATENDIMENTO, NECESSIDADE, JUVENTUDE.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, primeiro para pedir a V. Exª que inclua nos Anais do Senado Federal correspondência do Sr. Antônio Carlos Maranhão de Aguiar, que dirige o Conselho Curador do Instituto Dom Helder Câmara, na qual enaltece a sessão do Senado em homenagem a essa ilustre figura do povo brasileiro, desde jovem dedicado às causas de combate à pobreza e defesa do Brasil.

Eu me refiro, ao final, à presença dos membros do Conselho Nacional de Juventude nas galerias.

Há pouco vi a Presidente da União Nacional dos Estudantes e tenho aqui à minha frente o Presidente do Conselho Nacional, Davi, lá do Ceará - acho que fazem um rodízio na direção do Conselho.

Eles estão defendendo... Com a paciência de Jó, esperaram o pronunciamento dos Srs. Senadores. Antigamente não tinham essa paciência toda não. Ouviu, Sr. Presidente? A turma começava logo a gritar ali nas galerias. Não havia quem tirasse eles, não.

Acho que é preciso que o Senado responda rapidamente a essa necessidade da juventude de ser incluída, ela que mais lutou pelas liberdades, pela democracia e pela construção da Nação brasileira, num grande projeto de desenvolvimento. Eu lembro que foi exatamente a juventude que levantou a bandeira da necessidade da construção de uma empresa brasileira que respondesse pelo petróleo. A Petrobras nasceu da garra, do espírito da juventude brasileira em defesa de um grande e largo projeto nacional. Foi ela que foi às ruas defender a Petrobras, defender que o petróleo era dos brasileiros e não poderia ser entregue em mãos alienígenas. Agora, tem uma causa gigantesca também ligada a esse hidrocarboneto, que é a famosa descoberta do pré-sal, que por acaso foi descoberto pela Petrobras.

Por isso, Sr. Presidente, eu acho que é fundamental incluirmos a juventude na Constituição brasileira, com todas as letras, para que ela possa ter políticas cada vez mais arrojadas, que respondam às necessidades dela. São muitos temas que necessitam dessa atenção especial por parte do Poder Público, mas, sobretudo, ao responder a essa exigência da juventude, nós darmos mais força, mais energia, para que ela abrace esse grande projeto de Brasil, que possa defendê-lo cada vez com mais garra, com mais ousadia, com mais dinamismo como eles tem feito ao longo da história brasileira.

Por isso, Sr. Presidente, eu apelo uma vez mais para que amanhã...

O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM) - Presidente Mão Santa, pela ordem.

O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE) - ... possamos votar efetivamente a PEC da juventude, para júbilo do povo brasileiro como um todo, desde os recém-nascidos até os idosos, que hoje são conselheiros dessa turma, porque eles estiveram à frente da UNE e de tantas entidades juvenis no passado.

Obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)

 

****************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR INÁCIO ARRUDA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do inciso I, § 2º, art. 210 do Regimento Interno)

****************************************************************************

Matéria referida:

O Instituto Dom Helder Câmara agradece a sessão de homenagem


Modelo1 4/16/242:45



Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2009 - Página 21282