Discurso durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "O ministro chapado", do jornalista Leonardo Attuch, publicado na revista IstoÉ, edição de 10 do corrente. Registro do artigo intitulado "A verdadeira história do pré-sal", de Adriano Pires, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 8 do corrente. Registro da matéria intitulada "Um ministro doido demais", publicada na revista IstoÉ, edição de 10 do corrente. Registro da matéria intitulada "O retrocesso do presidente", publicada no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 31 de março último.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA ENERGETICA.:
  • Registro do artigo intitulado "O ministro chapado", do jornalista Leonardo Attuch, publicado na revista IstoÉ, edição de 10 do corrente. Registro do artigo intitulado "A verdadeira história do pré-sal", de Adriano Pires, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 8 do corrente. Registro da matéria intitulada "Um ministro doido demais", publicada na revista IstoÉ, edição de 10 do corrente. Registro da matéria intitulada "O retrocesso do presidente", publicada no jornal O Estado de S. Paulo, edição de 31 de março último.
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/2009 - Página 22964
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, ISTOE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), INDICIO, CONSUMO, DROGA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), PARTICIPAÇÃO, MOBILIZAÇÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), BUSCA, DISCRIMINAÇÃO, ENTORPECENTE, REGISTRO, OMISSÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, INEFICACIA, GESTÃO, MINISTRO, EXCESSO, UTILIZAÇÃO, IMPRENSA.
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DEMONSTRAÇÃO, IMPORTANCIA, PROVIDENCIA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, DESCOBERTA, PETROLEO, PERFURAÇÃO, RESERVATORIO, SAL.
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CULPA, PAIS INDUSTRIALIZADO, CRISE, ECONOMIA INTERNACIONAL, AUSENCIA, RECONHECIMENTO, IMPORTANCIA, PERIODO, CRESCIMENTO ECONOMICO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR PAPALÉO PAES (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs Senadores, venho à tribuna neste momento para fazer o registro do artigo “O Ministro chapado”, do jornalista Leonardo Attuch, da revista ISTOÉ, em sua edição nº 2065, do dia 10 de junho de 2009.

            O artigo sugere que o Ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente “pode até não fumar um baseado, mas ele tem todos os sintomas”. Leonardo Attuch lembra que “pode-se dizer apenas que Minc é simpatizante da causa, por ter participado, já como ministro, de uma marcha pela descriminalização da maconha, em Ipanema, no Rio de Janeiro”, mas suas ações sugerem, no mínimo, uma nova avaliação.

Diz ainda o artigo da revista ISTOÉ que “assistindo a tudo de longe, o presidente Lula classificou a fumaça causada por Minc como uma algazarra de meninos, mas agiria melhor se mandasse seu ministro do Meio Ambiente para bem longe. De preferência para uma clínica de reabilitação, se não de maconha, ao menos de bom senso”.

Sr. Presidente, para que conste dos Anais do Senado Federal, requeiro que a matéria citada seja considerada como parte integrante deste pronunciamento.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o segundo assunto que trago à tribuna é o registro do artigo “A verdadeira história do pré-sal”, de Adriano Pires, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, em sua edição do dia 8 de junho de 2009.

O artigo relata de forma bastante precisa todos os passos que levaram a Petrobras a descobrir o pré-sal, dando devida importância às ações capitaneadas pelo Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, a partir da sanção da Lei nº 9.478. Lembra Adriano Pires que “ao contrário do que afirmavam as pitonisas pseudonacionalistas, a Lei do Petróleo inaugurou uma fase gloriosa da Petrobras e do setor de petróleo brasileiro”.

Diz ainda o artigo que “não foram o governo do PT nem a atual direção da Petrobras que descobriram o pré-sal”. Diz ainda que “é uma pena que o governo insista em nos colocar no túnel do tempo e nos levar de volta aos anos 50”. 

Sr. Presidente, para que conste dos Anais do Senado Federal, requeiro que a matéria citada também seja considerada como parte integrante deste pronunciamento.

Sr. Presidente, Srªs e Srs Senadores, como terceiro assunto, registro a matéria “Um ministro doido demais”, da revista ISTOÉ, em sua edição nº 2065, do dia 10 de junho de 2009.

A matéria descreve as “trapalhadas” do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc e seus desentendimentos com outros membros do Governo Federal. Lamentavelmente o Ministro Minc, titular de uma pasta estratégica para o Brasil do século XXI, prefere mais as aparições midiáticas a ações efetivas de sua área. Segundo a revista, “no governo todos estão cansados da língua descontrolada” do Ministro.

Diz ainda a revista ISTOÉ que “em breve, Lula anunciará um grande projeto para a Amazônia sem a participação de Minc”. Realmente faz sentido uma vez que o próprio ministro disse há algum tempo que não conhece nada sobre a Amazônia.

            Sr. Presidente, para que conste dos Anais do Senado Federal, requeiro que a matéria citada seja igualmente considerada como parte integrante deste pronunciamento.

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, como quarto assunto, desejo registrar a matéria intitulada “O retrocesso do presidente”, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, em sua edição de 31 de março 2009.

A reportagem destaca que a crise econômica mundial tem estimulado o estrelismo do Presidente Lula, mas não tem sido boa conselheira para o líder petista que recentemente declarou que a crise foi criada “por gente branca e de olhos azuis”. Segundo o jornal, quando Lula culpa os países ricos pela crise, “vocês tem mais responsabilidade do que nós, pois sempre a locomotiva tem mais responsabilidade do que os vagões”, o Presidente Lula desconsidera o fato elementar de que as locomotivas também foram responsáveis por conduzir o mundo a um inédito período de prosperidade do qual o Brasil, sob seu governo, foi um dos maiores beneficiados.

Sr. presidente, solicito que a matéria acima citada também seja considerada parte deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR SENADOR PAPALÉO PAES EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*************************************************************************

Matérias referidas:

“O ministro chapado”, ISTOÉ;

“A verdadeira história do pré-sal”, O Estado de S. Paulo;

“Um ministro doido demais”, ISTOÉ.

“O retrocesso do presidente”, O Estado de S. Paulo.


Modelo1 4/16/243:12



Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/2009 - Página 22964