Discurso durante a 87ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação pela escolha do estado do Mato Grosso como uma das sedes para a Copa do Mundo de 2014.

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Saudação pela escolha do estado do Mato Grosso como uma das sedes para a Copa do Mundo de 2014.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2009 - Página 21222
Assunto
Outros > ESPORTE. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ESCOLHA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), SEDE, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL, AGRADECIMENTO, EMPENHO, GOVERNADOR, MANIFESTAÇÃO, APOIO, POPULAÇÃO, DEFESA, REGIÃO.
  • EXPECTATIVA, RECURSOS, DESTINAÇÃO, REALIZAÇÃO, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL, GARANTIA, BENEFICIO, CONSCIENTIZAÇÃO, AMBITO INTERNACIONAL, IMPORTANCIA, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE.

            O SR. JAYME CAMPOS (DEM - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Peço a palavra rapidamente para dizer que a nossa capital, Cuiabá, vive momentos de júbilo. A escolha da cidade como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 encerra um ciclo histórico de frustrações, perdas territoriais e divisões do Estado de Mato Grosso, abrindo as portas para novos tempos de prosperidade e de desenvolvimento para nossa região.

            A decisão da Fifa, anunciada domingo, reafirma a importância de Cuiabá como pólo econômico estratégico do País e insere nossa capital como metrópole capaz de acolher eventos de magnitude planetária. Os gestores do futebol mundial olharam para a nossa terra como quem observa uma árvore ainda pequena que promete bons frutos. Olharam, portanto, para o futuro.

            De fato, Cuiabá é a cidade do futuro! De lá, podemos projetar a exploração racional dos recursos naturais dos três principais ecossistemas do Brasil central: a floresta, o cerrado e o Pantanal. De lá, vamos organizar a defesa do nosso ecossistema, conservando nosso bioma e ensinando as novas gerações a conviver em harmonia com o meio ambiente.

            A Copa do Pantanal, como está sendo chamada a sede cuiabana da competição, abre caminhos para uma nova tomada de consciência sobre a relevância da preservação ambiental; amplia os mecanismos de propaganda sobre a importância de a comunidade internacional ajudar a combater as ameaças ao nosso santuário ecológico.

            Gostaria de render homenagens ao cidadão humilde que saiu às ruas, vestiu-se de verde e amarelo e empunhou bandeiras para demonstrar seu apoio à indicação da cidade como uma das 12 sedes da Copa do Mundo. O entusiasmo, Sr. Presidente, e a alegria da nossa população, quando da visita dos inspetores da Fifa, no começo do ano, pesaram a favor de Cuiabá na hora da decisão dos organizadores do mundial. Porque, mais do que a mística beleza de suas paisagens e a força de sua economia, Mato Grosso tem para mostrar ao mundo a qualidade de sua gente, que é o mais importante. O que faz a diferença é o valor de nosso povo.

            Devo reconhecer ainda o empenho pessoal do Governador Blairo Maggi para converter o sonho de nossa capital sediar um dos grupos da Copa em realidade. Sua luta foi recompensada. Desejamos, agora, que os investimentos prometidos para a concretização deste evento possam trazer benefícios diretos para nossa população e efeitos duradouros para nossa comunidade.

            Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faço este breve comunicado na certeza de que a Copa do Mundo em Cuiabá, Mato Grosso, em 2014, será um dos eventos marcantes.

            Concluindo, Sr. Presidente, eu tive a primazia de, quando Governador do Estado, receber a visita do Papa. E espero que, desta feita também, nós possamos compartilhar desta grande alegria, recebendo em Cuiabá uma das subsedes da Copa, na certeza de que será um dos maiores eventos, como foi a visita do Papa naquela oportunidade a Cuiabá.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2009 - Página 21222